:: 31/jul/2010 . 19:07
ITAPETINGA: PREFEITO DEMITE 512 SERVIDORES DE UMA SÓ VEZ
O prefeito José Carlos Moura ((PT) assinou, nesta quinta-feira (29), portaria demitindo 512 servidores ‘temporários’, contratados ao longo dos seus 19 meses de governo. Embora o prefeito tivesse pleno conhecimento da ilegalidade desses contratos, eles só foram rescindidos por força de uma decisão judicial, provocada por uma Ação Civil Pública proposta pelo Ministério Público Estadual. Além de considerar “nulos de de pleno direito” todos os contratos desse gênero, firmados pelo município, a juza da 1ª Vara Cível da Comarca de Itapetinga também determinou a imediata nomeação de 176 candidatos aprovados no concurso público, realizado pelo município em junho de 2008. A Portaria nº 342/2010 é datada de 20 de julho de 2010, mas só foi publicado nesta quinta-feira (29). Confira aqui a publicação .
DENUNCIE OS “FICHAS SUAS”
A possibilidade de o eleitor constatar se o seu candidato é ou não ficha-suja já existirá nas eleições deste ano, através de sites como o da Transparência Brasil e da Articulação Brasileira de Combate à Corrupção e à Impunidade (Abracci). Os dois portais auxiliarão o cidadão no momento de decidir se o seu candidato merece ou não seu apoio e voto. A Lei da Ficha Limpa foi sancionada no dia 4 de junho e até este fim de semana já registrou 338 pedidos de impugnação pela Procuradoria Regional Eleitoral em vários Estados. Segundo o site Congresso em Foco, cerca de 1/3 dos 513 deputados e 81 senadores tem problemas com a Justiça e, nestes sites, o eleitor encontrará links para denúncias a órgãos como Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) e a Controladoria-Geral da União (CGU). BN
COMENTÁRIOS DAS QUENTINHAS
MARINA EXONERA DOIS ASSESSORES
A candidata do PV à Presidência, Marina Silva, anunciou ontem, em nota emitida pelo comando de sua campanha, a exoneração da assessora Jane Maria Villas Boas. Funcionária do Senado, ela participou na quinta-feira em Bauru de evento da agenda oficial da candidata. Além de Jane, o assessor Pedro Ivo de Souza Batista foi exonerado “preventivamente”. O comunicado, assinado pelo coordenador da campanha, João Paulo Capobianco, diz que Jane e Batista estão em período de recesso parlamentar (que começou no dia 17 e vai até segunda-feira), o que libera a participação deles em qualquer outra atividade, “inclusive as de cunho político-eleitoral”. (Agência Estado)
NÚMEROS DA VIOLÊNCIA AUMENTAM NO INTERIOR DO ESTADO
Os assassinatos de produtores rurais cometidos nas duas últimas semanas, nos municípios de Barreiras e Vitória da Conquista (a 857 km e 509 km da capital, respectivamente), ilustram o avanço da violência no interior do Estado – que fica mais evidente conforme as estatísticas da própria Secretaria da Segurança Pública (SSP).
Os dados disponibilizados no site da pasta mostram que foram registrados 1.207 homicídios dolosos (quando há intenção de matar) no interior da Bahia, entre janeiro e maio deste ano. No mesmo período de 2009, a SSP contabilizou 1.019 casos nas cidades do interior (um aumento de 18,4%). Os números não incluem municípios que integram a Região Metropolitana de Salvador. A Tarde
PAULO SOUTO E COMITIVA FAZEM CAMINHADA PELAS RUAS DE CONQUISTA
O candidato ao governo do estado pelo Democratas, Paulo Souto, e o vice, Nilo Coelho, juntamente com toda a sua comitiva, estiveram em Vitória da Conquista na última sexta-feira (31). A visita serviu como pontapé inicial para o início da campanha no Sudoeste baiano.
No final da tarde os candidatos realizaram uma caminhada pelo centro da cidade, tendo início na Praça Vitor Brito. Logo depois, se dirigiram para a inauguração do comitê do candidato a deputado estadual, Clóvis Ferraz (DEM). Durante o evento, que contou com a presença de vereadores, prefeitos e lideranças ligadas ao partido, os políticos teceram críticas ao atual governo do estado e selaram o compromisso de trazer novas indústrias e investimentos para a maior cidade do Sudoeste.
Por: Rodrigo Ferraz (Blog da Resenha Geral)
- 1