:: ago/2010
VISITA DE WAGNER A ITAPETINGA FOI UM FIASCO
ITAPETINGA: Programada com uma semana de antecedência, a esperada carreata dos petistas de Itapetinga, com a presença do candidato Jaques Wagner, acabou se tranformando em um fiasco total. O número reduzido de veículos na carreata (menos de 100), surpreendeu a todos, até mesmo ao mais cético dos oposicionistas. Nas ruas em que passaram, em carro aberto, Wagner e seus companheiros foram recebidos com indiferença, sem qualquer manifestação de entusiasmo por parte da população. Em algumas ruas do bairro Nova Itapetinga, populares exibiam panos pretos nas portas e janelas das casas, em sinal de protesto.
Enquanto Wagner e seus companheiros de chapa desfilavam sob os olhares desconfiados da população, o locutor oficial da prefeitura anunciava em um mini-trio, que o governador faria um pronunciamento em frente à prefeitura municipal, onde uma “multidão” estaria à sua espera. Na verdade, a anunciada “multidão” não passava de um punhado de servidores municipais e algumas mulheres e crianças, pagas para segurar bandeiras. O vexame não foi maior porque Wagner foi alertado a tempo por sua assessoria, fazendo com que ele abortasse a programação do prefeito Zé Carlos e seguisse direto para o aeroporto.
Na praça, a decepção dos petistas foi geral, cabendo ao atrapalhado prefeito e seu candidato Rosemberg Pinto ‘segurarem o pepino’, em um palanque com apenas dois oradores. Ninguém mais ousou subir no palanque, nem mesmo o vereador ‘entrão’, Romildo Teixeira.
Na comitiva do governador estavam Oto Alencar, Lídice da Mata, Walter Pinheiro, dep. Geraldo Simões, dep. Waldenor Pereira, Rosemberg Pinto, José Raimundo, além de prefeitos, vereadores e cabos eleitorais de toda a região. Parodiando Lula, ‘nunca na história política de Itapetinga se viu um vexame tão grande’.
Davi Ferraz
PROCURADORIA ELEITORAL RECORRE AO TSE CONTRA 22 CANDIDATURAS
A Procuradoria Regional Eleitoral na Bahia (PRE) ajuizou 22 recursos no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a fim de que sejam reformadas as decisões do Tribunal Regional Eleitoral na Bahia (TRE-BA), que liberou os pedidos de registro de 22 candidatos. Todos eles haviam sido impugnados pela PRE por incidência de causa de inelegibilidade prevista em lei. Entre os 22 pedidos de registro de candidaturas questionados pela PRE está a deputada Virginia Hagge, que de acordo a PRE teve contas rejeitadas pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM).. Leia a matéria completa no site do PRE/BA.
Relação de candidaturas que foram alvo de recurso pela PRE
Confira aqui o resumo dos recursos contra cada candidato
AS ‘ESTRELAS REBELDES’ DE ITORORÓ
ITORORÓ: Neste domingo (29), aconteceu uma reunião em praça pública, na cidade Itororó, em apoio à candidatura de Rosemberg Pinto, com a presença do candidato. A reunião foi do grupo petista que se auto denomina ‘Estrelas Rebeldes’, dissidente da liderança do prefeito Adroaldo Almeida, de quem diverge frontalmente. O grupo é formado por Milton Marinho, Paulo Campos, Genira Ramos, Edinaldo Fernandes, entre tantos outros, e engrossado por membros do PMDB que se dizem “traídos” por Adroaldo.
O curioso é que no convite para o encontro, havia uma recomendação expressa para os funcionários da prefeitura não comparecerem, em respeito aos seus empregos. O termo ‘Estrelas Rebeldes’ se dá por conta da ruptura entre os ‘amigos’ de Adroaldo, que não concordam com sua gestão, que consideram “desastrosa”. Sem querer se meter na briga, Rosemberg ‘prestigia’ os dois grupos.
Davi Ferraz
VOX POPULI: FRENTE DE WAGNER SOBRE PAULO SOUTO É DE 29%
A primeira pesquisa A TARDE/ Vox Populi sobre as Eleições 2010 mostra o governador Jaques Wagner (PT) com 46% das intenções de votos. Em seguida, está o ex-governador Paulo Souto (DEM), com 17%; o ex-ministro Geddel Vieira Lima (PMDB), com 11%; e o deputado Luiz Bassuma (PV), que tem 1%. Se a eleição fosse hoje, Wagner teria mais votos que a soma dos adversários (29%) e venceria a disputa no primeiro turno, mesmo considerando-se a margem de erro da pesquisa, de três pontos percentuais.
VOX POPULI: DISPUTA PELO SENADO ‘EMBOLOU’.
A pesquisa de intenção de votos A Tarde/Vox Populi trouxe neste domingo (29) um cenário bem distinto dos mostrados anteriormente. Três candidatos aparecem empatados dentro da margem de erro de três pontos percentuais: o senador César Borges (PR) tem 14% da preferência do eleitorado, depois aparece Walter Pinheiro (PT), com13%, e em terceiro Lídice da Mata (PSB), com 10%. Os demais candidatos também aparecem tecnicamente empatados, só que na zona inferior da tabela. O ex-prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo (DEM) tem 4%, Edvaldo Brito (PTB) 3% e José Carlos Aleluia (DEM) 2%. Com 1% estão Carlos Sampaio (PCB), França (PSOL) e Edson Duarte (PV). No entanto, os indecisos ainda são a maioria em disparado. Pelo menos 39% ainda não decidiram em quem votar. A Tarde
FALSO CANDIDATO INFILTRADO PRENDE 25 TRAFICANTES
Quase como num filme policial, a Polícia Civil de São Paulo “inventou” um candidato a deputado estadual com nome e partido inexistentes para flagrar uma quadrilha de traficantes em ação na zona sul da capital, na favela de Heliópolis. O candidato Cosme da Vila, sob o sugestivo número 70.171, circulou pela comunidade por dois meses registrando a ação da quadrilha. O pretenso candidato levava cabos eleitorais, supostos políticos que o apoiariam e até carro de som, que escondia câmeras, para a favela. Nesta sexta-feira (27), foi quando a ação do falso político teve fim, resultado na prisão de 25 acusados, entre eles um dos apontados como chefão do tráfico na região.
PERFIL DO CANDIDATO: HERZEM GUSMÃO
HERZEM GUSMÃO (PMDB) É CANDIDATO A DEPUTADO FEDERAL
Conquistense da gema, Herzem Gusmão Pereira, nasceu na Rua do Gancho, no Centro de Vitória da Conquista, no dia 02 de junho de 1948. Primeiro filho do casal Zilda e Onildo, já falecido, Herzem veio ao mundo pelas mãos do saudoso médico Crescêncio Silveira.
Desde menino, na Rua da Granja, onde cresceu, se interessava pelas coisas do rádio. Na adolescência, imitava locutores de futebol das rádios do sul, as mais ouvidas da cidade. A voz grave e vibrante, que mais tarde se tornaria referência em Vitória da Conquista, apenas começava a seguir seu destino. Mas, antes de se tornar o maior comunicador do sudoeste da Bahia, Herzem foi promotor de vendas de empresas de porte, como a Mesbla e a Codisman, além de gerente da Casa Forte Agência de Poupança e do Banco Econômico.
Em 1968, aos 20 anos, fez um teste para a Rádio Regional, hoje Rádio Cidade. Aprovado, começava uma trajetória que, 10 anos depois, em 1978, culminaria, já na Rádio Clube, com o lançamento da Resenha Geral. Em pouco tempo, a Resenha se tornaria o mais importante programa de rádio de Vitória da Conquista.
Jornalista, Herzem Gusmão também é formado em Direito pela FADITO e Pós-Graduado em Comunicação Social pela Uesb. É casado com a professora Luci Freire Gusmão e tem três filhos: Thaisy, Danilo e Herica.
COMENTÁRIO DO SITE
Nas eleições de 2006, Herzem foi candidato a prefeito de Vitória da Conquista, pelo PSDB, obtendo a expressiva votação superior a 43 mil votos. Em Itapetinga, conta com o apoio do PT do B, da ex-secretária de ação social do município, Norizilda Flores e de boa parte do grupo da deputada estadual Virgína Hagge. Herzem Gusmão tem um nome forte na região e pode se aproveitar do vácuo deixado por Lúcio Vieira Lima, que não caiu nas graças dos peemedebistas locais.
PALPITE DO BLOGUEIRO
Como o campo está aberto para deputado federal, Herzem pode sair de Itapetinga com uma votação em torno de 1.500 votos, se intensificar a campanha.
MARINA LANÇA CAMPANHA POR SEGUNDO TURNO
A candidata do PV à Presidência, Marina Silva, fez ontem um apelo para que os eleitores levem a eleição ao segundo turno e decidam “entre duas mulheres” quem vai governar o país até 2014. Ela ironizou a queda de José Serra (PSDB) nas pesquisas e se apresentou como única alternativa a Dilma Rousseff (PT), embora esteja 21 pontos atrás do tucano, segundo o Datafolha. “Parece que o povo brasileiro quer uma mulher na Presidência. Então vamos equilibrar o jogo entre as mulheres e levar as duas ao segundo turno”, pediu, em Florianópolis. “Não precisamos desistir deste sonho.” A senadora disse ver candidatos “desesperados” e atacou o preço dos pedágios em São Paulo, repetindo estratégia do PT contra a gestão de Serra no Estado. (Folha)
IBOPE: DILMA VAI A 51% CONTRA 27% DE SERRA
Foi divulgada na manhã deste sábado (28), a pesquisa Ibope de intenção de voto, que aponta a candidata Dilma Rousseff (PT) na frente na corrida pela Presidência da República. A petista tem 51% das intenções de voto contra 27% do adversário José Serra (PSDB).De acordo com o Ibope, em terceiro lugar está Marina Silva (PV), com 7%. No levantamento anterior do Ibope, realizado dos dias 12 a 15 de agosto, Dilma tinha 43%, Serra, 32%, e Marina, 8%. A margem de erro da pesquisa é de 2 pontos para mais ou menos. Isso indica que Dilma pode ter entre 49% e 53% e Serra, entre 25% e 29%. A pesquisa foi encomendada pela TV Globo e pelo jornal “O Estado de S. Paulo”.
IBOPE: WAGNER AMPLIA VANTAGEM E LIDICE ENCOSTA EM CÉSAR
O governador Jaques Wagner (PT) subiu de 46% para 49% das intenções de voto na pesquisa Ibope/Rede Bahia, divulgada há pouco no BA-TV (veja a pesquisa anterior). O ex-governador Paulo Souto oscilou negativamente um ponto e caiu para 18%. O peemedebista Geddel Vieira Lima saiu de 11% para 12%. A pesquisa foi realizada de 24 a 26 de agosto e ouviu 1.008 eleitores em toda a Bahia. A margem de erro é de três pontos percentuais. O levantamento ainda traz Bassuma (PV) com 1%. Votos brancos e nulos representam 7% e os indecisos são 12%
SENADO
Conforme a pesquisa divulgada pela Rede Bahia, o senador César Borges (PR) tem 35% das intenções de voto e Lídice da Mata (PSB) subiu de 25% para 32%. Walter Pinheiro (PT) aparece na terceira colocação, com 29%. O ex-prefeito de Feira, José Ronaldo (DEM) aparece com 9% e Edivaldo Brito (PTB) pontua com 7%. José Carlos Aleluia (DEM) soma 6% das intenções de voto. A pesquisa foi feita nos dias 24 a 26, ouviu 1.008 eleitores e tem margem de erro de três pontos percentuais.
TANHAÇU: ESTUPRADORES ESTÃO FORAGIDOS
Rapazes faziam apostas para desvirginar garotas de menor
A polícia de Tanhaçu investiga possíveis casos de estupros cometidos contra pelo menos 20 adolescentes entre 12 e 14 anos. A suspeita é que um grupo de homens entre 20 e 34 anos organizava uma “competição de sexo” para saber quem conseguia tirar a virgindade do maior número de meninas. Quatro adolescentes, acompanhadas pelos seus responsáveis, procuraram a delegacia e apontaram dois acusados. Segundo a delegada Ana Paula Ribeiro, a prisão preventiva deles já foi requerida e os suspeitos encontram-se foragidos da justiça.
42 MENINAS ESTUPRADAS
Os exames periciais comprovaram que oito meninas com menos de 14 de anos perderam a virgindade estupradas por um grupo de homens que organizava uma “competição de sexo” em Tanhaçu. A informação é da Secretaria de Segurança Pública (SSP). A aposta foi denunciada há uma semana e, desde então, a delegada titular Ana Paula Ribeira da cidade já ouviu 13 meninas. Segundo ela, as primeiras informações dão conta de que o número de garotas abusadas pode chegar a 42. Os homens, um grupo estimado de 20, com idades entre 24 e 35 anos, faziam apostas e vencia quem conseguisse tirar a virgindade de mais jovens.
Segundo a delegada, algumas mães poderão ser punidas por atrapalhar a investigação – podem ser indiciadas por falso testemunho e desobediência. Estas mães estariam orientando as filhas a negarem os abusos, mesmo quando eles são detectados pelos exames. A polícia também está investigando adolescentes que estão, a manda dos suspeitos, tentando convencer as vítimas a negarem tudo. Depois de comprovado o abuso, as vítimas estão sendo encaminhadas para acompanhamento psicológico. Dos acusados, três prestaram depoimento e dois já tiveram a prisão preventiva decretada – eles não se apresentaram e já são considerados foragidos pela Justiça. Um dos suspeitos é um estudante universitário de 24 anos. O outro é representante comercial na cidade e tem 25 anos. As informações são do Correio.
LULA CHAMA WAGNER DE “FUTURO GOVERNADOR REELEITO”
Enquanto a presidenciável Dilma Rousseff (PT) teve de ser discreta em seu discurso ao ressaltar a ligação de “projetos” com o governador Jaques Wagner (PT), por ter palanque duplo no estado, em seu discurso no comício realizado na noite desta quinta-feira (26), o presidente Lula deixou evidente sua preferência pelo petista. Chegou a trata-lo como “futuro governador reeleito” e seguiu com os afagos: “Não digo isso a todo mundo, mas para você meu galego eu digo. Nem todo irmão é um bom companheiro, mas um companheiro é um grande irmão”, disse, para em seguida, de forma discreta, reconhecer que Wagner teve dificuldades na gestão frente ao Estado. “O seu segundo mandato será infinitamente melhor que o primeiro”, desejou. Eleito pelo governador como seu “conselheiro político”, Lula cumpriu com a função e torpedeou os oposicionistas no estado. Lula aconselhou Wagner a “não perder nunca a calma e manter a cara boa, mesmo quando os adversários estiverem babando de ódio, pois o povo percebe quem está irresponsavelmente xingando e quem está tranqüilo e sereno”. Bahia Noticias
NOVA DATAFOLHA: WAGNER ABRE 24% SOBRE PAULO SOUTO
Wagner fez comicio em Salvador com Lula e Dilma
O governador da Bahia, Jaques Wagner (PT), candidato à reeleição, mantém a vantagem na disputa pelo governo do Estado e, se as eleições fossem hoje, seria eleito no primeiro turno. Segundo pesquisa Datafolha feita nos dias 23 e 24, Wagner oscilou positivamente dois pontos percentuais e alcançou 47% das intenções de voto ao governo baiano. Seu principal adversário, o ex-governador Paulo Souto (DEM), manteve o patamar da pesquisa anterior, feita antes do início do horário eleitoral na TV: 23%. O ex-ministro Geddel Vieira Lima (PMDB) oscilou um ponto para cima e agora tem 11%. A margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais, para mais ou para menos. Bassuma (PV), Sandro Santa Bárbara (PCB) e Professor Carlos (PSTU) têm 1% cada. Marcos Mendes (PSOL) foi citado, mas não alcançou 1% das intenções de voto. Brancos e nulos somam 5%, e 12% dos entrevistados declaram não saber em quem votar. Foram ouvidos 1.088 eleitores baianos entre os dias 23 e 24 de agosto em 42 cidades do estado da Bahia. Contratada pela Folha, a pesquisa está registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) com o número 25.403/2010. (Folha)
COMENTÁRIOS DAS QUENTINHAS & CURTINHAS
PERFIL DO CANDIDATO: GILSON DE JESUS
GILSON (PCdoB) É CANDIDATO A DEPUTADO ESTADUAL
José Gilson Felício de Jesus, natural do Município de Antas, Estado da Bahia, nasceu no ano de 1956, chegou a Itapetinga em 1971, casado, pai de duas filhas, recentemente tornou-se avô, funcionário público federal, lotado no INSS, formado em Contabilidade no Centro Educacional Alfredo Dutra.Poeta e escritor. Na década de 1970 participou da fundação do CEITA – Centro dos Estudantes de Itapetinga e da luta pela legalização dos grêmios. Militante estudantil atuante na conquista da Casa dos Estudantes na Capital do Estado.
Gilson foi um dos fundadores do Grupo Musical Pau de Arara, autor da música “A Peleja dos Três Homens” vencedora de festivais regionais de música. Comunista que atuou na luta da derrubado do regime militar e do processo de redemocratização do Brasil. Presidente do Diretório Municipal do Partido Comunista do Brasil por três mandatos.Vereador de seis mandatos, eleito pela primeira vez em 1982. Relator da Lei Orgânica do Município, exerceu o cargo de Presidente da Câmara Municipal de Itapetinga, autor da lei dos quinze minutos na fila de bancos e da CPI que investigou o “Caso Marquinhos”. Parlamentar articulado, polêmico e atuante na fiscalização do cumprimento das leis.
Assumiu a cadeira de Secretário Municipal de Esporte Cultura e Lazer nos anos 2005 e 2006, sendo responsável pela transferência do São João da Central de Abastecimento para o Parque da Lagoa, a realização dos festivais de talento de música e de dança de Itapetinga, construção de quadras esportivas e iluminação do estádio municipal e incentivador da cultura popular dos Ternos de Reis. (Informações da assessoria do candidato)
COMENTÁRIO DO SITE
Como militante ativo do PCdoB, Gilson colocou seu nome à disposição do partido, mesmo sabendo que tem poucas chances de se eleger deputado. Com isto deverá dar uma enorme contribuição à legenda, visto que goza de um bom conceito na região.
PALPITE DO BLOGUEIRO
A candidatura de Gilson de Jesus é simpatica a uma faixa de eleitores, considerada mais ‘esclarecida’, o que pode lhe render uma boa votação. Na esteira da decepção do eleitorado de oposição em relação a outros ‘candidatos da terra’, Gilson pode conseguir votação próxima a 1.000 votos, em Itapetinga.
Davi Ferraz