:: 29/ago/2010 . 19:36
PROCURADORIA ELEITORAL RECORRE AO TSE CONTRA 22 CANDIDATURAS
A Procuradoria Regional Eleitoral na Bahia (PRE) ajuizou 22 recursos no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a fim de que sejam reformadas as decisões do Tribunal Regional Eleitoral na Bahia (TRE-BA), que liberou os pedidos de registro de 22 candidatos. Todos eles haviam sido impugnados pela PRE por incidência de causa de inelegibilidade prevista em lei. Entre os 22 pedidos de registro de candidaturas questionados pela PRE está a deputada Virginia Hagge, que de acordo a PRE teve contas rejeitadas pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM).. Leia a matéria completa no site do PRE/BA.
Relação de candidaturas que foram alvo de recurso pela PRE
Confira aqui o resumo dos recursos contra cada candidato
AS ‘ESTRELAS REBELDES’ DE ITORORÓ
ITORORÓ: Neste domingo (29), aconteceu uma reunião em praça pública, na cidade Itororó, em apoio à candidatura de Rosemberg Pinto, com a presença do candidato. A reunião foi do grupo petista que se auto denomina ‘Estrelas Rebeldes’, dissidente da liderança do prefeito Adroaldo Almeida, de quem diverge frontalmente. O grupo é formado por Milton Marinho, Paulo Campos, Genira Ramos, Edinaldo Fernandes, entre tantos outros, e engrossado por membros do PMDB que se dizem “traídos” por Adroaldo.
O curioso é que no convite para o encontro, havia uma recomendação expressa para os funcionários da prefeitura não comparecerem, em respeito aos seus empregos. O termo ‘Estrelas Rebeldes’ se dá por conta da ruptura entre os ‘amigos’ de Adroaldo, que não concordam com sua gestão, que consideram “desastrosa”. Sem querer se meter na briga, Rosemberg ‘prestigia’ os dois grupos.
Davi Ferraz
VOX POPULI: FRENTE DE WAGNER SOBRE PAULO SOUTO É DE 29%
A primeira pesquisa A TARDE/ Vox Populi sobre as Eleições 2010 mostra o governador Jaques Wagner (PT) com 46% das intenções de votos. Em seguida, está o ex-governador Paulo Souto (DEM), com 17%; o ex-ministro Geddel Vieira Lima (PMDB), com 11%; e o deputado Luiz Bassuma (PV), que tem 1%. Se a eleição fosse hoje, Wagner teria mais votos que a soma dos adversários (29%) e venceria a disputa no primeiro turno, mesmo considerando-se a margem de erro da pesquisa, de três pontos percentuais.
VOX POPULI: DISPUTA PELO SENADO ‘EMBOLOU’.
A pesquisa de intenção de votos A Tarde/Vox Populi trouxe neste domingo (29) um cenário bem distinto dos mostrados anteriormente. Três candidatos aparecem empatados dentro da margem de erro de três pontos percentuais: o senador César Borges (PR) tem 14% da preferência do eleitorado, depois aparece Walter Pinheiro (PT), com13%, e em terceiro Lídice da Mata (PSB), com 10%. Os demais candidatos também aparecem tecnicamente empatados, só que na zona inferior da tabela. O ex-prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo (DEM) tem 4%, Edvaldo Brito (PTB) 3% e José Carlos Aleluia (DEM) 2%. Com 1% estão Carlos Sampaio (PCB), França (PSOL) e Edson Duarte (PV). No entanto, os indecisos ainda são a maioria em disparado. Pelo menos 39% ainda não decidiram em quem votar. A Tarde
FALSO CANDIDATO INFILTRADO PRENDE 25 TRAFICANTES
Quase como num filme policial, a Polícia Civil de São Paulo “inventou” um candidato a deputado estadual com nome e partido inexistentes para flagrar uma quadrilha de traficantes em ação na zona sul da capital, na favela de Heliópolis. O candidato Cosme da Vila, sob o sugestivo número 70.171, circulou pela comunidade por dois meses registrando a ação da quadrilha. O pretenso candidato levava cabos eleitorais, supostos políticos que o apoiariam e até carro de som, que escondia câmeras, para a favela. Nesta sexta-feira (27), foi quando a ação do falso político teve fim, resultado na prisão de 25 acusados, entre eles um dos apontados como chefão do tráfico na região.
PERFIL DO CANDIDATO: HERZEM GUSMÃO
HERZEM GUSMÃO (PMDB) É CANDIDATO A DEPUTADO FEDERAL
Conquistense da gema, Herzem Gusmão Pereira, nasceu na Rua do Gancho, no Centro de Vitória da Conquista, no dia 02 de junho de 1948. Primeiro filho do casal Zilda e Onildo, já falecido, Herzem veio ao mundo pelas mãos do saudoso médico Crescêncio Silveira.
Desde menino, na Rua da Granja, onde cresceu, se interessava pelas coisas do rádio. Na adolescência, imitava locutores de futebol das rádios do sul, as mais ouvidas da cidade. A voz grave e vibrante, que mais tarde se tornaria referência em Vitória da Conquista, apenas começava a seguir seu destino. Mas, antes de se tornar o maior comunicador do sudoeste da Bahia, Herzem foi promotor de vendas de empresas de porte, como a Mesbla e a Codisman, além de gerente da Casa Forte Agência de Poupança e do Banco Econômico.
Em 1968, aos 20 anos, fez um teste para a Rádio Regional, hoje Rádio Cidade. Aprovado, começava uma trajetória que, 10 anos depois, em 1978, culminaria, já na Rádio Clube, com o lançamento da Resenha Geral. Em pouco tempo, a Resenha se tornaria o mais importante programa de rádio de Vitória da Conquista.
Jornalista, Herzem Gusmão também é formado em Direito pela FADITO e Pós-Graduado em Comunicação Social pela Uesb. É casado com a professora Luci Freire Gusmão e tem três filhos: Thaisy, Danilo e Herica.
COMENTÁRIO DO SITE
Nas eleições de 2006, Herzem foi candidato a prefeito de Vitória da Conquista, pelo PSDB, obtendo a expressiva votação superior a 43 mil votos. Em Itapetinga, conta com o apoio do PT do B, da ex-secretária de ação social do município, Norizilda Flores e de boa parte do grupo da deputada estadual Virgína Hagge. Herzem Gusmão tem um nome forte na região e pode se aproveitar do vácuo deixado por Lúcio Vieira Lima, que não caiu nas graças dos peemedebistas locais.
PALPITE DO BLOGUEIRO
Como o campo está aberto para deputado federal, Herzem pode sair de Itapetinga com uma votação em torno de 1.500 votos, se intensificar a campanha.
- 1