:: 15/set/2010 . 19:06
ELEIÇÕES: MAURICIO TRINDADE ATACA DE ‘TIRIRICA’ NO HORÁRIO ELEITORAL
Apontados como puxadores de votos para a Câmara dos Deputados em Salvador nesta eleição, ACM Neto (DEM), Lúcio Viera Lima (PMDB) e Nelson Pelegrino (PT) devem colocar as barbas de molho. O deputado federal Maurício Trindade (PR), outro que é considerado bom de voto, foi até São Paulo buscar uma arma secreta para catapultá-lo rumo à reeleição que o Política Livre divulga agora em primeira mão: o humorista Tiritica (PR), febre na internet e provável campeão eleitoral em São Paulo, cujas estimativas mais modestas indicam que ultrapassará a casa dos 500 mil votos na disputa por uma vaga de deputado federal. Quem viu a peça que deve estrear amanhã no horário reservado aos candidatos a deputado federal da coligação “A Bahia Tem Pressa” diz que é hilariante e vai chamar a atenção. Se Maurício vai conseguir converter a estratégia em votos só o 3 de outubro dirá.
DATAFOLHA: MARINA ULTRAPASSA SERRA EM BRASILIA E EMPATA NO RIO E SALVADOR
Imune aos escândalos da Receita e da Casa Civil, a presidenciável Marina Silva (PV) aproveitou o tiroteio entre Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB) para crescer no eleitorado de maior renda e escolaridade. Dados da última pesquisa Datafolha, divulgada no sábado, mostram que ela herdou os votos que a petista perdeu após ser vinculada à quebra de sigilos fiscais. Isso impediu uma reação de Serra, que se diz alvo das violações, e empolgou aliados da senadora, que sonham com uma “onda verde” às vésperas da eleição.
CAPITAIS
Eles também comemoram a subida em capitais importantes: Marina ultrapassou o tucano em Brasília e empatou com ele em segundo lugar no Rio e em Salvador.
Na semana em que o caso da quebra de sigilo dominou o noticiário, Dilma perdeu sete pontos entre os eleitores com renda familiar acima de dez salários mínimos: passou de 39% para 32%. Marina ganhou seis pontos, de 14% para 20%, e Serra repetiu os 37% do levantamento anterior. Isso significa que o tucano recuperou a liderança entre os mais ricos, mas não foi capaz de conquistar novos eleitores.
Entre os entrevistados com ensino superior, o movimento foi semelhante. Dilma caiu cinco pontos, de 42% para 37%. Marina subiu quatro, de 19% para 23%, e Serra oscilou de 29% para 30%. Em Brasília, Marina ganhou oito pontos, e Serra perdeu nove (24% a 16%).
Para os verdes, a evolução mostra que Marina acertou ao apostar em um discurso cauteloso, sem embarcar na troca de ofensas entre os rivais na disputa. Folha
ITABUNA: “GERALDISTAS” ARMAM VINGANÇA CONTRA RADIALISTA
Val Cabral disse que “a batata de Geraldo está assando no TSE”
A recusa do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia em conceder registro de candidatura ao deputado Geraldo Simões (PT) causou comemorações efusivas do radialista Val Cabral, da cidade de Itabuna, na última semana. Entretanto, a liberação do registro de Simões pelo mesmo TRE ocorrida nesta terça (14) deu aos partidários do parlamentar petista a oportunidade da “vingança”. No início da tarde, os cabos eleitorais, amigos e eleitores fieis do político se reuniram à frente da Rádio Difusora, no Centro da cidade, no momento em que Cabral apresentava seu programa e iniciaram um foguetório que, segundo eles, servia para “homenagear” o radialista. Na verdade, o objetivo era apenas sabotar a transmissão durante alguns minutos a título de vendeta. Irritado, Cabral disse no ar que “a batata de Geraldo está assando” e “somente eleitor abestalhado e eleitor imbecil vota em político ladrão”. As informações são do site Pimenta na Muqueca.
- 1