:: 27/out/2010 . 22:39
Decisão do STF sobre ficha limpa pode mudar eleitos na Bahia
Geraldo Simões pode perder vaga para o boxeador Popó
Com a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) em validar a Lei da Ficha Limpa para a eleição deste ano, na sessão desta quarta-feira (27), pelo menos quatro parlamentares baianos eleitos em 3 de outubro podem perder o mandato: Carlos Brasileiro (PT), Maria Luiza Laudano (PTdoB), na Assembleia Legislativa; e Geraldo Simões (PT) e Jânio Natal (PRP), na Câmara Federal. Como os votos dados a eles seriam considerados nulos, o calculo das coligações seria alterado. Por conta disso, na AL, além de Carlos Brasileiro, Yulo Oiticica, também do PT, perderia a vaga, já que, sem os votos dos fichas sujas, a coligação PT-PDT-PP e PRV perderia duas cadeiras. No lugar deles entrariam Capitão Tadeu (PSB) e Wenceslau Augusto (PCdoB). No lugar de Maria Luiza Laudano, entraria Jurandy Oliveira (PRP). Em relação à Câmara Federal, no lugar de Geraldo Simões entraria o boxeador Acelino Popó Freitas (PRB), enquanto que a vaga de Jânio Natal ficaria com o Pastor Luciano (PMN). Atento à votação do TSE, Jânio Natal contesta a mudança e explica a sua situação: “Esclareço que o nosso pedido de registro, já apreciado e deferido pelo TRE/BA e pelo Plenário do TSE não tem nada a ver com a questão da Ficha Limpa. No nosso caso, o que se discute é que a Câmara de Vereadores de Porto Seguro ainda não julgou as contas anuais de 2007 e 2008 e o candidato derrotado Uldurico Pinto, que é o impugnante, tenta sustentar que a competência para o julgamento dessas contas é o TCM/BA. O TSE já disse, por inúmeras vezes nessas eleições, que mesmo com a Lei de Ficha Limpa quem deve julgar as contas anuais dos prefeitos é o Poder Legislativo e como ainda não houve, em Porto Seguro, esse julgamento, não posso ser considerado inelegível”. BN
Prefeito de Conquista é vaiado no comicio de Dilma
Prefeito Guilherme(PT) recebeu sonoras vaias dos próprios petistas
VITÓRIA DA CONQUISTA: Por essa o prefeito de Vitória da Conquista, Guilheme Menezes (PT), não esperava. Antes da fala da candidata à Presidência Dilma Rousseff durante comício realizado na noite de hoje (terça-feira), na Praça Barão do Rio Branco, o gestor foi convidado pelo governador Jaques Wagner para saudar a população e dar as boas-vindas a toda a comitiva.
Em alguns momentos o prefeito demonstrou nervosismo e não soube conter a animação de todo o público presente. Durante o seu discursou, pediu silêncio a população que marcava presença no local, alegando que a sua fala seria curta, e acabou levando algumas vaias. No final, ele procurou contornar a situação e teceu elogios à Dilma e Lula. Blog da Resenha Geral
O SILÊNCIO DOS “INOCENTES”
É sintomático o silêncio do pessoal da prefeitura em relação às revelações e denúncias feitas pelo deputado federal Uldurico Pinto, a respeito do esquema de corrupção e lavagem de dinheiro que envolve o arrendamento da Rádio Jornal. O que Uldurico disse, já corria de boca em boca desde o ano passado, inclusive através de denúncias deste site. Faltava apenas uma prova e ela foi revelada, ao vivo e a cores, na própria emissora, através das entrevistas de Uldurico Pinto, seu proprietário. O que falta agora para o Ministério Público enquadrar os ‘inocentes’? É só requisitar as gravações e meter bronca…
Comicio marca visita de Dilma a Vitória da Conquista
Pouco mais de cinco mil pessoas estiveram na Praça Barão do Rio Branco, em Vitória da Conquista, para ouvir as propostas da candidata à Presidência da República, Dilma Rousseff nesta terça-feira (26). Com um atraso de mais de duas horas, a petista chegou ao local por volta das 20h30. Ela esteve acompanhada do governador do estado reeleito, Jaques Wagner, os senadores Walter Pinheiro e Lídice da Mata, além de inúmeros prefeitos, deputados, vereadores, dentre tantas outras lideranças.
Durante o seu discurso, a candidata mostrou simpatia e disse estar emocionada. Além disso, fez promessas, garantindo geração de emprego e sempre procurar “colocar as pessoas no centro de tudo” na sua gestão, caso seja eleita. “Vou dar continuidade ao governo do presidente Lula, que vem dando certo e agradado grande parte da população do país”, disse Dilma fazendo comparações com a gestão do tucano Fernando Henrique Cardoso. “Vou mostrar que mulher sabe governar”.
Por Rodrigo Ferraz (Blog da Resenha Geral)
Fotos: Blog do Anderson
- 1