:: 31/out/2010 . 21:55
ACUSOU O GOLPE
O prefeito Zé Carlos & seus 40 ‘come-feiras’, que comemoraram tanto a xôxa vitória contra a fraquíssima adversária Virginia Hagge, no 1º turno, agora acusaram o golpe e não comemoraram a grande vitória de Dilma no Brasil. Com isto, se conclui que os ‘borra-botas’ locais só estavam focados nos seus interesses pessoais e não nos interesses partidários. Perderam feio para o DEM de Zé Otavio, Naara, Zé Elias, Dr. Arnaldo, Bahia, Chiquinho e outros, ficando sem moral para reivindicar nada junto ao governo. Vão encarar Wagner quando?
VITÓRIA DA CONQUISTA: SERRA VENCE COM MAIS DE 17 MIL VOTOS DE FRENTE
VITÓRIA DA CONQUISTA: O candidato derrotado à Presidência da República (PSDB), José Serra, mostrou força mais uma vez em Conquista e saiu vitorioso, assim como aconteceu no 1º turno. Só que desta vez a vantagem foi bem maior com relação a Dilma Rousseff, do PT.
Veja o placar:
José Serra (PSDB) – 55,91%, ou seja, 82.688 votos
Dilma Rousseff (PT) – 44,09%, ou seja, 65.195 votos
Mesmo com toda o trabalho realizado pelo PT municipal, cujo prefeito pertence ao partido, e a visita da candidata Dilma na última terça-feira (26), a oposição mostrou força e o candidato tucano saiu vitorioso com uma diferença de pouco mais de 17 mil votos.
Blog da Resenha Geral (Rodrigo Ferraz)
ITAPETINGA: PREFEITO DESGASTADO NÃO CONSEGUE DAR VITÓRIA A DILMA
Democratas derrotam prefeito do PT na primeira prévia rumo a 2012
ITAPETINGA: Mesmo com a candidata eleita Dilma Roussef disparada em todo o Brasil e vencedora na Bahia , com mais de 70% dos votos válidos, o candidato José Serra (PSDB) venceu as eleições em Itapetinga, o que confirma o crescente desgaste do prefeito Zé Carlos (PT), cujo prestígio político desce de ladeira abaixo, em rítmo acelerado.
Ciente de que poderia sofrer uma derrota escachapante neste segundo turno, o petista Zé Carlos investiu forte nos últimos dias da campanha, mobilizando recursos públicos e toda a militância empregada na prefeitura, mas não coseguiu reverter a situação desfavorável, e foi derrotado.
O tucano José Serra obteve uma vitória heróica no município, com apenas 71 votos de diferença sobre a candidata Dilma Rousseff, mas com um significado importantíssimo para as oposições locais, que comemoram o grande feito, que demonstra uma forte tendência do eleitorado local, rumo às eleições municipais em 2012.
O placar foi o seguinte:
José Serra (PSDB) – 50,11%, o que equivale a 15.629 votos
Dilma Rousseff (PT) – 49,89%, o que equivale a 15.558
Resta agora ao derrotado prefeito e sua fraca equipe de governo, encontrar razões ‘plausíveis’ para justificar o desastre eleitoral ao Governador Wagner, Rosemberg Pinto e direção partidária. A situação pode se agravar, a depender dos resultados nos outros municípios do Estado, onde Dilma Roussef venceu em mais de 99,9% deles. Que vergonha, prefeito…
Davi Ferraz
DILMA JÁ É A NOVA PRESIDENTE ELEITA DO BRASIL
O Brasil elegeu hoje a primeira mulher para a Presidência da República: Dilma Rousseff, do PT. Com 99,02% das urnas apuradas, a candidata já está eleita, segundo o presidente do TSE, Ricardo Lewadoviski, em anúncio oficial na TV. A petista soma até agora 56,01% dos votos válidos (55.501.267 em números absolutos). O candidato do PSDB, José Serra tem 43,99%(43.593.119 em números absolutos).
A vitória de Dilma teve a participação do cabo eleitoral mais popular do país, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que mesmo sem estar participando diretamente do pleito, teve papel fundamental ao transferir todo seu elevado índice de popularidade à candidata que escolheu pessoalmente para disputar sua sucessão.
Na Bahia, Dilma tem 70,36% dos voto e Serra, 29,64%. Até o momento, entre os maiores municípios baianos, só Vitória da Conquista e Itabuna dão mais votos a Serra que a Dilma (57% a 42% e 50% a 49%, respectivamente. De acordo com o TRE-Ba, 86% das urnas já foram apuradas na Bahia.
Histórico – Se dependesse dos números das primeiras pesquisas eleitorais divulgadas em 2007, a candidatura de Dilma Rousseff (PT) à Presidência da República jamais teria sido levada adiante. Em outubro de 2007, a pesquisa CNT/Sensus mostrava a então ministra-chefe da Casa Civil com 5,7%. Essa mesma pesquisa, contudo, mostrava que cerca de 35% dos entrevistados poderiam votar em alguém apoiado por Lula. Com base nessa sinalização, o presidente traçou um engenhoso plano para lançá-la na arena da disputa presidencial, trabalhando intensamente para colar sua imagem à de Dilma.
E a estratégia funcionou. Coube a Dilma o lançamento de uma das maiores vitrines do governo, o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), em 2007. No ano seguinte, Lula a batizou de “mãe do PAC”. Como boa discípula, Dilma se autonomeou durante a campanha eleitoral de “mãe do Luz para Todos”, programa do governo federal, criado em 2003, com o objetivo de levar energia elétrica às áreas rurais do País. E no decorrer da campanha, quando já liderava a corrida presidencial, assumiu de vez o instinto maternal e disse que pretendia ser, na Presidência, a “mãe de todos os brasileiros”.
Biografia – Dilma nasceu em Belo Horizonte em 14 de dezembro de 1947 e na juventude militou contra a ditadura, atuando no Comando de Libertação Nacional (Colina) em Belo Horizonte, no final dos anos 60. Ela é classificada como durona, rígida, séria, competente, inteligente, extremamente dedicada ao trabalho. Implacável com quem enrola e exigente com os subordinados. Comandou o Ministério de Minas e Energia de 2003 a 2005, até ir para a Casa Civil com a queda de José Dirceu no escândalo do mensalão. Na nova função, tornou-se uma “mulher dura cercada de homens meigos”, como ela mesma definiu.
A ex-ministra já foi filiada ao PDT, mas em 2000 filiou-se ao PT, partido que lhe abriu as portas para chegar ao mais alto cargo do País. Até o final deste ano, completará 63 anos. Dilma já casou e se separou duas vezes com ativistas políticos que lutavam contra a ditadura, mãe de uma filha, Paula Rousseff Araújo, e avó de um neto, Gabriel, que nasceu no dia 9 de setembro deste ano. É dona de Nego, labrador preto e companheiro de caminhadas matinais. Um de seus melhores amigos, o ex-prefeito de Belo Horizonte Fernando Pimentel (PT), é quem melhor define a personalidade da nova presidente do Brasil: “Ela trabalha o tempo todo e não deixa nada sem solução. Além disso, acredita que não foi por acaso que sobreviveu à ditadura, quando chegou a ser torturada, sobreviveu para cumprir a tarefa da nossa geração e deixar um País mais justo e solidário do que aquele que nós encontramos.” A Tarde
DILMA VENCE NA BAHIA COM MAIS DE 70% DOS VOTOS VÁLIDOS
A candidata a presidência pelo PT Dilma Rousseff mostra vitória na Bahia com 70,84%, contra os 29,16% de José Serra (PSDB) dos votos válidos. No Brasil, são 78,37% das seções apuradas e a postulante tem 54,22%do total de votos. O tucano tem 45,78% dos votos nacionais.
Itapetinguense Agnelo Queiroz é o novo governador do Distrito Federal
O Distrito Federal (DF) é o primeiro a chegar a 100% dos votos apurados, de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Em um total de 1.479.989 votos, o candidato Agnelo Queiroz (PT), baiano de Itapetinga, foi eleito governador com 66,10% dos votos válidos, ou 875.612 votos. Weslian Roriz (PSC) recebeu 33,90% – 449.110 votos. O índice de abstenção ficou em 19,31% (354.146). Os votos brancos somaram 3,11% (46.001) e os nulos, 7,38% (109.266). Foram apuradas 5.197 seções.
O ex-ministro Agnelo Queiroz, 51, é médico e iniciou sua carreira política em Brasília, enquanto fazia residência. Na época, tornou-se presidente da Associação Nacional dos Médicos Residentes. Ele foi eleito pela primeira vez deputado distrital em 1990, pelo PC do B. Em 1994 foi eleito deputado federal, cargo para o qual se reelegeu em 1998 e 2002.
Queiroz foi também ministro dos Esportes de 2003 a 2006, durante o governo Lula. Em 2006 perdeu a disputa para o cargo de senador contra o ex-governador Joaquim Roriz. Em 2008 filiou-se ao PT, partido pelo qual foi eleito governador. Queiroz esteve envolvido em diversas acusações de corrupção, incluindo desvio de verbas e propina durante sua passagem pelo Ministério dos Esportes.
A campanha no Distrito federal foi marcada por muita polêmica. Joaquim Roriz colocou a mulher para disputar o pleito em seu lugar para fugir de uma eventual impugnação de sua candidatura em função da Lei da Ficha Limpa.
Serra votou e disse que “batalha foi desigual”
Após votar em São Paulo,Serra acena para eleitores
O candidato do PSDB à Presidência, José Serra, votou na capital paulista por volta das 11h30 deste domingo (31), ao lado da mulher Mônica, da filha Verônica, do governador eleito Geraldo Alckmin, do atual governador Alberto Goldman e do senador eleito Aloysio Nunes (todos do PSDB), além do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (DEM). O tucano ficou cerca de 30 segundos na urna e depois posou para fotos. Após votar, Serra fez um breve pronunciamento e disse que a campanha o tornou mais otimista em relação ao Brasil, mas também afirmou que a batalha foi desigual. O candidato do PSDB afirmou que mantém a confiança na vitória graças às pessoas que encontrou nas viagens feitas durante a campanha. “Nosso País de amanhã é o das crianças de hoje. É para esse Brasil do futuro que trabalhamos e apresentamos nossas propostas”, comentou, sem dizer onde acompanharia a apuração dos votos. Informações do G 1 e Terra.
ITAPETINGA: POUCOS ELEITORES COMPARECERAM PARA VOTAR
Colégio Batista: o comparecimento de eleitores foi fraco, até o meio-dia
ITAPETINGA: Até o meio-dia deste domingo de eleições, o processo de votação em todas as seções da 140ª Zona, em Itapetinga, é tranquilo. O que preocupa mesmo é o número reduzido de eleitores nos locais de votação, levando a crer que a abstenção poderá ser bem maior que no primeiro turno. No Colégio Batista, local de grande movimentação de eleitores no primeiro turno, as seções estão vazias. Entretanto, é esperado um comparecimento maior de eleitores na parte da tarde.
Da redação
Últimas pesquisas Datafolha e Ibope
Os institutos de pesquisa divulgaram na noite do último sábado (30), o resultados das últimas pesquisas eleitorais. Encomendada pela Rede Globo e o Jornal O Estado de S.Paulo, o Ibope aponta 56% dos votos válidos para Dilma Rousseff e 44% para José Serra; A mesma pesquisa indica 52% dos votos totais para Dilma e 40% para Serra. Uma outra pesquisa, encomendada também pela Rede Globo e o Jornal Folha de S.Paulo ao instituto Datafolha, mostra que Dilma Rousseff tem 55% dos votos válidos, contra 45% de José Serra; a pesquisa ainda indica que Dilma tem 51% dos votos totais e Serra 41%. BN
Eleições: Dilma votou em Porto Alegre
Dilma posa para fotos após votar
A candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, votou às 9h11 deste domingo (31) no colégio Santos Dumont, em Porto Alegre. Acompanhada pelo governador eleito Tarso Genro (PT), Dilma votou rapidamente, fez sinal da vitória com os dedos e ganhou um beijo do mesário, que mostrava a carteira de identidade que a candidata usou para votar. Em seguida, foi a vez de Tarso Genro votar. Na saída do colégio, Dilma foi cercada por eleitores e jornalistas. A petista foi para a casa da filha, que fica a cerca de 500 metros do local em que votou. A candidata não falou com a imprensa após votar. Informações do G1.
- 1