novembro 2010
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  
Acesse o Sudoeste Hoje via Mobile em qualquer lugar!
leitores online


:: 28/nov/2010 . 22:17

O PESO PARA O G-8 DA CÂMARA MUNICIPAL

Por Gilson de Jesus

No exercício do sexto mandato de vereador, amigos começam a cobrar que eu escreva sobre esta experiência, e o que rendeu de positivo para mim e para a comunidade que me elegeu. Por exemplo, indagam se já houve neste tempo algo tão consistente quanto à solidez política do grupo que elegeu a mesa da Câmara recentemente, que é a mesma formação que votou em Marcos Gabrielli e surpreendeu a todos na época.
Começo dizendo que um dos grandes momentos políticos foi à elaboração da Lei Orgânica, de conteúdo democrático, elaborada depois de ouvir vários segmentos da sociedade, permitindo oferecer ao município uma Constituição democrática e progressista para o período e às condições do seu tempo.
Penso que o recente fato que conduziu João de Deus à presidência, com seus dignos colegas de mesa se deve a uma maturidade política existente na Câmara, mesclada em sua composição por vereadores jovens de primeiro mandato e outros experientes com mais mandatos: o velho e o novo formam a receita certa para atender o clamor das urnas em 2008, qual seja, o desejo de mudança de comportamento nas ações políticas na Câmara Municipal.

Mudanças de comportamento que refletem na imagem positiva da Câmara e não permiti desde a posse em janeiro de 2009 a interferência do poder Executivo e tampouco de caciques da tradicional política. Tudo devido à tomada de consciência dos edis, sendo ano após anos responsabilizados pelas conseqüências das negociatas intragáveis na eleição das mesas e na condução das matérias.
Tal mudança assimilada pelos oito vereadores custa caro, como resistir às ameaças e propostas antes irrecusáveis com base naquela máxima “cada homem tem seu preço”. Enfim se tal mudança tivesse acontecido também dentro do Executivo municipal, que foi o beneficiado direto nas urnas, nossa cidade estaria em completa lua de mel.
 Imagine se os elogios dirigidos aos vereadores por parte da comunidade reconhecendo atitudes dignas fossem também destinados ao executivo e equipe. Estaria, portanto consumado a palavra MUDANÇA no sentido duplo e até completo, quanto ao que se espera do poder.
Enquanto se afirma que por trás de um grande homem, existe sempre uma grande mulher. É imprescindível afirmar a importância dos partidos. Quero assegurar que devo a meu partido a vigilância e o auxílio nos seis mandatos e desta forma evitei graves erros políticos que manchasse minha biografia com escândalos. A orientação política e formação de caráter herdada dos meus queridos e exemplares pais foram fundamentais.
Cabem as lideranças que pressionaram vereadores para que desse outro resultado, reflexão. A câmara não é lugar de subalternos e reprodutores de idéias do Executivo, e sim de fiscais do povo.
Agora há outro desafio ainda maior: Fazer a Câmara acumular vitórias com sua prática política, oferecendo ao poder executivo uma grande contribuição: eficiências na aplicação dos recursos transferidos à comunidade e diminuição de comentários negativos reproduzidos no nosso cotidiano (que nem sempre incomoda quem está no poder).
No tocante à gestão, João e seus pares, devem trilhar o caminho da transparência, divulgando orçamento e gastos e não pensar que os elogios de hoje são duradouros, sem a eficiência do dia a dia.
 O desafio é tão grande que há setores da comunidade que acham que o grupo dos oito vereadores pode interferir no processo sucessório de 2012. Aí é que está o recado de que nossa política está em fase de novos tempos, tentando superar com mudanças imposta por uma nova realidade que precisa de novos intérpretes deste tempo.
*Gílson de Jesus é vereador e Servidor Público.

NOVO PARTIDO?

Fátima Mendonça (PV?) e o governador Wagner (PT)

Acompanhamos, neste final de semana, vários blogs noticiando (em primeira mão?)que a primeira dama do Estado, a simpática Fátima Mendonça, deverá se filiar ao PV, nos próximos dias, notícia que também foi confirmada pelo vice-presidente do PV conquistense, Marcio Higino, no Blog do Anderson.

Já o Bahia Notícias, do conceituado Samuel Celestino, diz que tudo não passa de notícia “requentada”, pois a primeiríssima dama já seria filiada ao PV, desde 2007.

Como a primeira esposa do nosso querido “Galego”, Bete Wagner, também é filiada ilustre do glorioso PV, proponho que a direção do partido analise a possibilidade de mudar o nome e a sigla do partido, que passaria a se chamar PMW – Partido das Mulheres de Wagner. Ficaria legal…

Da Redação

AGUARDEM A NOVA ENQUETE

 

ITAPETINGA: A atual enquete do nosso site está quase no seu final, com mais de 3.200 votos dos nossos internautas. Nosso intuito foi mostrar ao prefeito onde estão localizados os seus maiores problemas de popularidade e quem mais atrapalha a sua administração. Não houve nenhuma surpresa, pois as figurinhas carimbadas de sempre, estão na frente, com larga margem. Amaral Jr., Paulo Geovane, Israel Miranda, Zenóbio Cirqueira e Kally Cristina, estão na mira do povo, como os maiores tira votos, por excesso de ‘competência’ e ‘zelo’ ao erário público.  Faça bom proveito, seu prefeito.

Na NOVA ENQUETE,  que deve ser postada no site durante a semana, a pergunta é: “QUEM DEVE SER ELIMINADO DA ATUAL CÂMARA DE VEREADORES?”. Esperamos, assim, medir a popularidade dos nossos edis e orientar o eleitorado nas suas futuras escolhas. Aguardem!

Da Redação

A RESPONSABILIDADE DE JOÃO DE DEUS É DOBRADA

João de Deus assume em janeiro e precisa dar exemplo

 

ITAPETINGA: Passadas as comemorações pela grande vitória, o novo presidente da Câmara de Vereadores de Itapetinga, João de Deus, precisa compreender que a sua responsabilidade agora é infinitamente maior do que a dos presidentes que o antecederam.

A sua eleição, todos sabem, não foi decidida exclusivamente por um acordo entre 8 vereadores, mas através de um processo iniciado no seio da sociedade e da imprensa, na qual eu me incluo, que não aceitou a imposição do grupo do prefeito em querer empurrar, de goela abaixo na população, elementos indesejáveis para dirigirem o poder legislativo.

Consciente disto, João de Deus precisa ter muito equilíbrio para não repetir velhos erros de alguns dos seus antecessores, senão poderá cair no descrédito e ocupar lugar de destaque na vala comum. Da nossa parte, que combatemos com o próprio sangue o retorno dos malfeitores, vamos ficar de olho e cobrar honestidade e competência.

Desejamos à nova Mesa Diretora sucesso na sua dura empreitada, e que tenham muita firmeza nas atitudes, para não cederem às pressões dos malfeitores, que de tudo farão para desestabilizar a órdem na casa. O único conselho que posso dar aos novos membros da mesa é que observem, acima de tudo, a Lei e a moralidade administrativa.

O povo tá de de olho!

Davi Ferraz

CONQUISTA: ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL SEM OS SINAIS DE MUDANÇAS

Sozinho e na base do improviso, Guilherme ’empurra’ a necessária reforma com a ‘barriga’

 

VITÓRIA DA CONQUISTA:  A imprensa, técnicos e funcionários da prefeitura de Vitória da Conquista, chegaram a anunciar uma reforma administrativa pelo prefeito Guilherme Menezes (PT).

Não possui ‘peças de reposição’. Com uma equipe inexperiente e fraca, Menezes vai tocando sua administração na base do improviso.

O sinal dado de mudança com a exoneração de Suzana Ribeiro da Secretaria de Saúde, não convenceu. Ambos viviam momentos difíceis com as relações estremecidas.

A secretaria de Infraestrutura Urbana, Trânsito e Transportes continua sem um técnico (a) capaz. Agora a cidade terá que esperar muito tempo até que também o substituto de Suzana na Secretaria de Saúde seja anunciado.

Não acontece nada de novo em seu governo, e para piorar não conseguiu emplacar ninguém com mandato para encaminhar as demandas da cidade em Brasília.

Nunca na história política da cidade um prefeito viajou tanto para Brasília. Menezes imagina ser auto-suficiente, e que não necessita de ninguém para ajudá-lo.

O governo já está entrando no 3º ano de administração, faltando-lhe pouco tempo para agir em defesa de sua gestão.

(Herzem Gusmão – Blog da Resenha Geral)


  • 3 de dezembro de 2024 | 12:32


  • 24 de novembro de 2024 | 08:00


  • 1 de outubro de 2024 | 10:51


  • 10 de abril de 2024 | 22:24


  • 31 de janeiro de 2024 | 22:20


  • 22 de novembro de 2022 | 22:03


  • 8 de novembro de 2022 | 22:44


  • 8 de novembro de 2022 | 22:31


  • 8 de novembro de 2022 | 22:23


  • 8 de novembro de 2022 | 22:11

  • RSSArquivo de Quentinhas & Boas »


WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia

Cópia não pertimitida!