Rótula dos Pioneiros, construida da década de 1970, por José Espinheira, e o ‘Vaqueiro no Cavalo’, construido por São Félix, a pedido do ex-prefeito José Marcos Gusmão

 

ITAPETINGA: É tradição em todo município, comemorar a data de emancipação política com muita festa e, principalmente, inaugurações de obras e realizações da administração municipal. Em Itapetinga, o prefeito Zé Carlos (PT)  bem que gostaria de festejar o 58º aniversário da cidade com grandes inaugurações, mas não possui nenhuma obra realizada  nos dois primeiros anos da sua gestão.

Para não passar em branco, Zé Carlos e sua equipe resolveu dar um ‘cipó de caboclo” na maltratada cidade, mandando pintar meio-fios, faixas de pedestres e quebra-molas, com tinta rala, que já começam a apagar, antes do dia da festa.

E as obras, o que fazer? Com uma criatividade de dar inveja, a administração lançou mão do velho expediente da ‘re-inauguração’, cortando fita, fazendo foguetório e discursos, nas dependências de ‘obras  alheias’, na maior cara de pau. 

CENDEP, no antigo prédio construido na gestão de José Otávio Curvello

Nesta quinta (9), inaugurou um Centro de Desenvolvimento Profissional – CENDEP, fruto de um programa federal, na antiga sede da Secretaria da Ação Social, em frente à Central II de Abastecimento, com o prédio todo caiadinho de vermelho, para dar a impressão de que se trata de uma obra novinha em folha.

No 12 de dezembro, data oficial do aniversário de emancipação do município, o prefeito vai fazer um festão na Rótula dos Pioneiros, construida na década de 1970 pelo ex-prefeito José Espinheira, para inaugurar uma estátua de um vaqueiro montado em um cavalo, feita pelo artista plástico São Félix na gestão do ex-prefeito José Marcos Gusmão.

O cavalo e o vaqueiro não foram colocados na praça, porque o ex-prefeito Michel Hagge, inexplicavelmente, não permitiu, deixando a bela estátua de São Félix  no pátio do Ginásio Industrial, por cerca de 20 anos, à espera de um reconhecimento.

Para não tirar todo o brilho da inédita ‘inauguração’, devo admitir que o prefeito Zé Carlos acertou em prestigiar São Félix, que fez também um belo busto do ‘desbravador’ Francisco Bernadino de Souza, para homenageá-lo. Esta, sim, é uma obra inédita, mas Itapetinga merecia muito mais. O que será que iremos re-inaugurar em 2011?

Davi Ferraz

Compartilhe em suas redes sociais!