:: 15/jan/2011 . 20:46
PORTAL IG LANÇA RANKING DAS UNIVERSIDADES E FACULDADES DO BRASIL
A UFBA figura na 97ª colocação, no ranking nacional
O Portal IG elaborou um ranking dos cursos superiores de graduação e pós-graduação existentes em todo o Brasil, com base em dados do Ministério da Educação, que avaliam a qualidade dos cursos no País. O resultado mostra a situação lamentável da educação em nosso estado. Apenas a Universidade Federal da Bahia (UFBA) aparece entre as 100 melhores instituições de ensino superior no ranking do iG, mas na 97ª posição, ficando muitos postos atrás de universidades de estados menores, como Pernambuco, Ceará, Rio Grande do Norte, Goiás e até Amazonas. Clique e consulte ranking elaborado pelo Portal iG
ISTO É SAÚDE?
A entrevista da secretária de saúde, Kally Cristina, no programa ‘Na Boca do Povo’, foi uma lástima, em todos os sentidos. A secretária enrolou e nada explicou a respeito do verdadeiro desastre que é a sua gestão, frente à pasta da saúde. Não disse coisa com coisa e ainda tentou jogar a culpa dos seus desacertos na pobre e sofrida população, que já vive humilhada e castigada pela sua enorme incompetência. A secretária de saúde precisa entender, de uma vez por todas, que ela só se sustenta no cargo porque foi indicada por Solla, e o prefeito frouxo de Itapetinga tem medo de contrariá-lo, colocando-a no olho da rua, como bem merece. Ademais, não existe na cidade, ou fora dela, gente honesta e competente que queira se comprometer com esta desastrada administração, segurando um pepino destes. Assim, Kally vai ficando, mas sai no ano que vem, junto com seu prefeito e toda a Corte Paraguaia.
O SUS
Lei 8.080 de 19-9-90, governo Collor. Das disposições gerais, art.2. “A saúde é um direito fundamental do ser humano, devendo o Estado prover as condições indispensáveis ao seu pleno exercício”. Definido em lei o dever do Estado de garantir saúde ao cidadão. Quem é o responsável pelo atendimento ao doente? O principal responsável é o município através de instituições próprias ou contratadas.
Na nossa cidade as instituições são contratadas: Cristo, Perazzo, Santa Maria, atendem as demandas da população. Sempre que a complexidade do problema extrapolar a capacidade do município, o paciente deve ser enviado para outro município. Existe algum procedimento médico que o SUS não paga? Veja o que diz o ABC do SUS em doutrinas e princípios: O tratamento deve ser prestado ao paciente portador de qualquer alteração de sua saúde, desde uma afecção corriqueira até uma doença mais complexa que exige a atenção por profisional especializado e tecnologia avançada.
Três princípios ficaram expostos. O Estado tem o dever, o município a responsabilidade, e o SUS a universalidade. A população não está satisfeita com a saúde pública de Itapetinga. Dificuldade quase intransponível para conseguir exame de tecnologia avançada, falta de médico anestesista no final de semana, UTI paralisada no hospital Cristo Redentor, e por aí vamos.
Por JOSÉ ELIAS RIBEIRO
ITAPETINGA: SELEÇÃO PARA O SAMU 192 TEVE ‘CARTA MARCADA’, DENUNCIAM CANDIDATOS
Há suspeita de que o concurso foi ‘jogo de carta marcada’
ITAPETINGA: Um grupo de 10 participantes da seleção pública do Samu 192 irá procurar, ainda esta semana, o Ministério Público e a Câmara de Vereadores para denunciar irregularidades no processo seletivodo Samu 192, realizado pela Secretaria Municipal de Saúde. No programa da “Vida Nova FM” no último sábado, Julimar do bairro S. Francisco, conhecido por Juca, denunciou favorecimento no resultado da seleção, alegando que não foram respeitados os termos do edital, que previa 10 vagas, com classificação de 20 candidatos, sendo que 10 ficariam no cadastro de reserva. No final apenas 10 foram selecionados e os outros desclassificados.
O grupo dos 10, que concorreu ao cargo de motorista socorrista, vai denunciar também que houve favorecimento aos parentes de pessoas que detêm cargos de confiança na administração municipal. Do mesmo modo querem que seja refeita a prova de títulos, que alegam ter sido fraudada. Os denunciantes fizeram contato com o vereador Gilson de Jesus, que agendou reunião em seu gabinete na Câmara para esta quinta-feira (13) para ouvir os fatos e emitir opinião.
Depois da ameaça de manifestação dos agentes de saúde, agora os motoristas denunciam seleção do SAMU. Sem contar a lista secreta das 60 casas do “minha casa, minha vida” que está dando o que falar. Informações do Itapetinga Net
MINISTÉRIO PÚBLICO IMPEDE CONTRATAÇÕES IRREGULARES DE ADVOGADOS POR PREFEITURA
Contratações irregulares de advogados levaram o Ministério Público estadual a ajuizar ação civil pública contra o Município de Conceição do Coité (distante 210 km de Salvador), que, por determinação judicial liminar, está impedido de contratar advogado ou escritório de advocacia, salvo quando indicar objeto específico, não rotineiro, inédito ou extremamente complexo, que fuja das atividades cotidianas do procurador do Município.
A decisão é do juiz Gerivaldo Alves Neiva, que julgará ainda os demais pedidos apresentados pelos promotores de Justiça Tiago Pacheco e Raimundo Moinhos, que solicitaram a condenação do Município na obrigação de rescindir os contratos já existentes que não tenham como objeto a prestação de serviço específico e complexo, fora das atividades rotineiras de competência do procurador, e no dever de não terceirizar a prestação de serviços de assessoria jurídica e representação judicial ou administrativa que não tenham esse objeto.
O MP de Itapetinga deveria seguir o exemplo dos seus colegas de Coité e impedir uma gama de contratos irregulares de “assessoria jurídica” que existem na prefeitura e suas autarquias, notadamente no SAAE, onde se contrata até bacharel em Direito, sem inscrição na OAB.
Da redação
- 1