:: 9/mar/2011 . 19:05
ITAPETINGA: QUEM SÃO OS NOVOS CANDIDATOS À VEREADOR?
Partidos não investiram nas suas bases e estão sem candidatos
ITAPETINGA: Embora a lei eleitoral estabeleça o prazo de um ano antes das eleições para os pré-candidatos definirem as suas filiações partidárias e domicílio eleitoral, não se vê, em Itapetinga, nenhuma atividade partidária neste sentido, principalmente para a definição dos novos candidatos a vereador.
Nos principais partidos de oposição, como o PMDB, DEM e PCdoB, nenhuma nova liderança se apresentou, até o momento, como pretendente ao mandato de vereador, o que demonstra um enfraquecimento nas suas bases, podendo criar dificuldades na formação das chapas e até das coligações, em 2012.
Com exceção do PCdoB, que alterna sempre a sua chapa com os dois eternos candidatos que possui, Gilson e Jerry, os demais partidos de oposição terão que correr contra o tempo, para tentar engrossar o caldo, sob pena de terem que aceitar coligações malfeitas e cederem espaço aos oportunistas de plantão, como Romildo, Jacy Bó, Nilton do Bicho e Zé Roberto, que depois de eleitos se auto proclamam “donos do mandato”, virando as costas para os partidos ou grupos políticos que os elegeram.
No grupo petista, seja ‘paraguaio’ ou não, nenhuma novidade à vista. Dos que detêm cargos de confiança, até que aparecem alguns entusiastas falando em se candidatarem à vereança, mas o entusiasmo, como sempre, deve ceder lugar àquele velho dilema de ter que se afastar do cargo com antecedência de de 6 ou 3 meses das eleições. Aí fica difícil, pois ninguém quer largar o osso.
Assim, teremos a repetição das eleições anteriores, com uma seleção de candidatos a vereador de baixíssimo nível, com raras exceções, correndo até o risco de serem reeleitos alguns elementos indesejáveis, que por ‘justa causa’ já deveriam ter sido banidos da política local.
Isto, ninguém merece!
Por DAVI FERRAZ
- 1