:: 2/abr/2011 . 12:03
CALAMIDADE PÚBLICA
A atuante vereadora Naara Duarte (Dem) fez requerimento pedindo ao prefeito que informasse à câmara os valores das verbas que foram captadas pelo município, durante o período em que vigorou o ‘Estado de Emergência’ (ou calamidade), decretado pelo prefeito um ano atrás. A vereadora quer saber quantas e quais famílias foram beneficiados com os recursos federais e estaduais que teriam sido destinados ao município, pois as melhorias habitacionais prometidas não foram sequer iniciadas, até hoje. A vereadora não vai obter nenhuma resposta, pois todos os projetos enviados pela Secretaria de Desenvolvimento Social aos órgãos do governo foram devolvidos porque estavam mal feitos, e a grana não veio. Isto sim é uma verdadeira “calamidade pública”.
ITAPETINGA: PREFEITO ZÉ CARLOS PODE RETORNAR ÀS ORIGENS CARLISTAS
Zé Carlos no palanque do seu ‘padrinho’ ACM, nos velhos e bons tempos
ITAPETINGA: O prestigiado site de Itabuna, PolÍticos do Sul da Bahia, trouxe neste sábado uma matéria “exclusiva”, dando conta de que, finalmente, o prefeito Zé Carlos e sua trupe podem deixar o PT e se filiarem ao novo partido que está sendo fundado pelo prefeito de São Paulo, o PSD.
Tanto o fundador do PSD, Gilberto Cassab, quanto o seu maior expoente na Bahia, Otto Alencar, são oriundos do antigo PFL e do atual Democratas (DEM). Otto, que hoje é o vice-governador da Bahia, é carlista de longas datas, assim como o prefeito Zé Carlos, chegando até a ssumir o governo da Bahia por alguns meses, quando foi vice de ACM.
Se isto se confirmar, o que é muito provável, essa convivência mal resolvida entre Zé Carlos e o PT fica finalmente sanada , sem falar que ele continuará na ‘base’ do governo Wagner, pois terá como líder o seu velho colega carlista, Otto Alencar, que é vice-governador e que segue, por enquanto, a liderança petista. Quanto ao PT local, por outro lado, volta à ‘estaca zero’, a não ser que descubra outro nome forte, como foi o de Zé Carlos, para disputar o próximo pleito municipal.
Perguntado sobre a provável ida de Zé Carlos para o PSD, Wagner, segundo as más e boas linguas, teria usado aquele velho e irreverente jargão itapetinguense: “vai toda…!”
Por DAVI FERRAZ
ITAPETINGA: PREFEITO ZÉ CARLOS QUER AUMENTAR A CONTA DE ÁGUA EM 21%
ITAPETINGA: O prefeito Zé Carlos encaminhou projeto de lei à camara de vereadores solicitando um reajuste de 21% nas tarifas de água e esgoto, que atingirá todos os consumidores do produto e serviços oferecidos do SAAE. O prefeito alega que as tarifas estão defasadas e que são as mais baratas cobradas em todo o estado da Bahia.
Pelas planilhas apresentadas pelo SAAE, a autarquia vem acumulando prejuizo, tendo operado no vermelho durante a maior parte do ano de 2010. Este dado é estranho e curioso, demonstrando que a autarquia, que já foi considerada a “jóia” da administração, decaiu durante a atual administração, em virtude dos desatinos administrativos praticados por alguns dos seus dirigentes e dos altos salários que são pagos aos detentores dos cargos de confiança, nomeados pelo prefeito atual.
Para variar, o consumidor pagará a conta, que virá turbinada a partir de maio, quando deverá vigorar o altíssimo reajuste pleiteado pelo prefeito, que certamente será aprovado pelos representantes da comuna, sem muitos questionamentos.
Por DAVI FERRAZ
ENERGIA ELÉTRICA MAIS CARA NA BAHIA
Conta de energia deve subir 11,92% em abril
Depois dos sucessivos aumentos de tarifas de ônibus no estado, o baiano terá mais um “presente” neste mês. A Coelba pleiteou na Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) reajuste de 11,96% da tarifa de energia, a partir de 22 de abril.
A tarifa será analisada ainda pela Aneel. Além da Coelba, outras nove empresas regionais pleitearam reajuste. No caso da Coelba, o reajuste tem impacto direto sobre consumidores dos 374 municípios atendidos pela companhia de eletricidade.
- 1