:: 9/maio/2011 . 22:59
SEAGRI VIROU COLÔNIA DE FÉRIAS DOS ‘MOVIMENTOS SOCIAIS’
Novos invasores esperam o mesmo tratamento ‘vip’ dado ao MST
A sede da Secretaria da Agricultura da Bahia, que foi ocupada em abril passado pelo MST, virou nesta segunda-feira “acampamento” de militantes ligados à Pastoral Rural, Movimento dos Trabalhadores Desempregados e dos Trabalhadores Assentados, Acampados e Quilombolas.
O grupo tem uma extensa pauta de reivindicações, que inclui alguns itens não exatamente inseridos na competência institucional da Seagri, mas a fidalgia com que os movimentos sociais são recebidos na sede do órgão pode estar atraindo ocupações para aquelas bandas.
Em abril, ficou famosa a farta distribuição de carne feita pelo governo para os membros do MST acampados na Secretaria. A generosidade levantou críticas de quem viu na atitude um incentivo à invasão de prédios públicos.
REAÇÃO
A troca do comando no batalhão da polícia militar em nossa cidade, foi importante para oxigenar e motivar a tropa. O Major Serpa imprimiu um ritmo de atuação há muito reclamada pela comunidade. Ao colocar os policiais nas ruas para abordarem as pessoas, pratica-se a melhor estratégia para a prevenção de práticas criminosas. Ao começar jogando “duro”, o novo comando conquistou o apoio da população e amedrontou a bandidagem.
A polícia militar é o lado mais visível e mais cobrado do aparato da segurança publíca. O policial fardado, presente nas ruas, significa a presença do Estado confrontando os indivíduos que vivem da prática do ilícito, da criminalidade. A criminalidade estava avançando em solo fértil. Os criminosos cada dia mais ousados e abusados. De repente, como um toque de mágico, a mesma tropa, que estava desmotivada e sem produtividade, parte para a reação e mostra quem manda no “pedaço”.
Os mais céticos dizem que a atual forma de atuação da polícia militar é praxe em toda troca de comando, e que logo após, vem o período da acomodação e da rotina. Conversei pessoalmente com o Major Serpa e estou otimista com a perfomace do batalhão. Quatro novas viaturas para a polícia militar, continuidade das abordagens, intolerância com comportamentos inadequados de integrandes da tropa, melhor serviço de inteligência, são providências que podem fazer a diferença.
Nestas duas semanas sob comando novo a polícia militar fez a criminalidade arrefecer e tivemos a sensação de que vivemos em uma cidade tranquila, pacificada. Seria muito bom a continuidade desta paz.
Por JOSÉ ELIAS RIBEIRO
BARRA DO ROCHA: ESTUDANTES SÃO TRANSPORTADOS EM ‘PAU-DE-ARARA’
Em Barra do Rocha, município do sul do Estado, situado a 428 km de Salvador, alunos da rede pública de ensino viajam por estradas esburacadas em caminhões que são conhecidos como pau-de-arara. Além do desrespeito à legislação de trânsito, a prática põe em risco a vida dos estudantes.
Miguel Henrique Santos Neto, 12, cursa a 5ª série no Centro Educacional Manoel Muniz de Oliveira e encara o desafio para estudar. “Moro na Fazenda Serra Verde e viajo todos os dias 16 km. A estrada é horrível. Quando saio de casa, rezo um Pai Nosso”, conta. Segundo Miguel, a mãe até o orienta sobre que posição adotar na viagem. “Ela me diz para viajar nos bancos do meio e nunca nas pontas, onde o risco de uma queda é maior”, diz ele, que sonha se formar em medicina.
De acordo com o Código Nacional de Trânsito, é proibido transportar pessoas em compartimentos de cargas. Leia mais em A Tarde.
“Mais jovial Wagner deveria ganhar disposição para trabalho”, diz Aleluia
Segundo Aleluia, Wagner virou “garoto propaganda da Gillette”
“Sem a barba cultivada por mais de 30 anos, o governador Jaques Wagner ganhou um aspecto mais jovial. Tomara que essa jovialidade se reflita em mais disposição para o trabalho”, comenta o presidente estadual do Democratas, José Carlos Aleluia, ao ver as fotos do novo visual do governante baiano na imprensa.
O líder oposicionista diz que o governador poderia aproveitar esse novo momento de sua vida e dar também uma cara nova à gestão governamental. “O governo está à deriva. Mas Wagner prefere realizar mais uma das suas viagens que não dão em nada para a Bahia. Neste momento, ele precisava era assumir o leme do governo e cobrar mais ação de seus auxiliares para que o estado não naufrague de vez”, afirma o presidente democrata.
Segundo Aleluia, seria muito mais digno para o governador que ele ganhasse fama nacional pela eficiência de sua administração e pelo progresso da Bahia. “Jaques Wagner, no entanto, prefere ganhar espaço na mídia, virando garoto propaganda da Gillette”.
Ascom
ITAPETINGA: NOMEADOS DA PREFEITURA AINDA NÃO RECEBERAM SALÁRIOS DE ABRIL
ITAPETINGA: Desde o último dia 30 de abril que saiu o pagamento dos servidores concursados da prefeitura municipal de Itapetinga, porém, até o momento os funcionários nomeados para cargos de confiança não receberam nenhum centavo dos seus salários, segundo informa fonte ligada à administração.
A queixa é geral em todos os escalões e a única informação que lhes foi dada pelo setor de recursos humanos é que houve “um pequeno probleminha”. De posse apenas dos contras-cheques, os servidores nomeados passam o maior aperto para honrarem os seus compromissos.
Curiosamente, abril foi o mês em que o município de Itapetinga mais arrecadou, nos últimos anos, com repasses de quase R$ 6 milhões de reais.
Por DAVI FERRAZ
- 1