:: 16/maio/2011 . 18:54
PROJETO PREVÊ DIVISÃO DA BAHIA
O deputado federal Oziel Oliveira (PDT) promete discursar a favor da criação do Estado do Rio São Francisco no próximo dia 23, em sua estreia no chamado Grande Expediente da Câmara. Polêmica, a proposta prevê a criação de uma nova unidade federativa a partir da divisão da Bahia em duas partes. Para endossar a campanha de emancipação, o parlamentar apresentará dados históricos, econômicos e sociais da região. O discurso acontecerá na mesma data em que a União dos Municípios do Oeste (Umob), entidade que tem se articulado pela emancipação, escolherá a sua nova diretoria. Informações do ZDA.
AMBULÂNCIA AINDA É A OPÇÃO
Depois da queda de braço para saber quem é que mais detonava a combalida saúde pública municipal, a prefeitura deu a mão à palmatória, cedendo e renovando o precário convênio com o Hospital Cristo Redentor. Para tentar virar o jogo a seu favor e faturar politicamente, a turma de imbecis municipais armou um ‘picadeiro’, para oficializar a palhaçada. O convênio que nunca foi cumprido pela prefeitura, foi reeditado, em uma versão genérica, para enganar a torcida e fazer de conta que a saúde em Itapetinga vai bem. Apesar da marmelada, os pobres mortais de Itapetinga vão continuar penando nas portas dos hospitais de Conquista e Itabuna, para não morrerem sem atendimento na ‘pedra’ do HCR. Quem tiver o azar de adoecer nas segundas-feiras, vai ter que pegar ambulância, pois não haverá anestesista neste dia da semana. Que Deus nos acuda!
“PIABÃO” PEGOU
No mês passado, em entrevista na rádio do seu irmão, o prefeito Zé Carlos manifestou sua insatisfação com o apelido de “Piabão” dado ao loteamento do Minha Casa, que está sendo construído em um brejo da família Monte, na Nova Itapetinga. Chateado, Zé Carlos disse nos microfones da rádio que o apelido de “Piabão” era uma invenção nossa, e que se fosse um bairro de ricos ninguém botaria apelido. Hoje, por ironia, o próprio gerente da Caixa se referiu ao loteamento como “Piabão”, numa entrevista concedida à mesma rádio, no programa de Amaral. Pelo visto, o apelido emplacou mais que o nome oficial, que foi dado em homenagem ao pai adotivo do prefeito. Faz parte…
GERALDO TRINDADE ASSUME PRESIDÊNCIA DO DEMOCRATAS EM ITAPETINGA
Geraldo Trindade é o novo presidente do Democratas
ITAPETINGA: Desde as últimas eleições municipais, quando concorreu a uma vaga na câmara de vereadores, o ex-secretário de educação do governo José Otavio, prof. Geraldo Trindade, manteve-se distante dos embates políticos locais, por opção própria, para cuidar da sua carreira profissional e realizar doutorado. Na semana passada, entretanto, o jovem político aceitou o apelo dos seus partidários, assumindo o posto de presidente do Diretório Municipal do DEM, em substituição ao líder José Otávio Curvelo. Procurado pelo Sudoeste Hoje, Geraldo nos concedeu uma enriquecedora entrevista. Confira!
Sudoeste Hoje: Qual o motivo da saída do Dr. José Otávio da presidência do DEM?
Geraldo Trindade: Com o término do mandato da comissão executiva municipal, o DEM precisava formar uma executiva provisória em atendimento à legislação. Entretanto, não existiria nenhum impedimento do próprio Dr. José Otávio re-assumir a presidência, como era da nossa vontade. Como Itapetinga vive um momento de necessária renovação política, partiu dele próprio a decisão de abrir mão da condução do DEM, iniciando um processo, que acredito deverá ser seguido por outros partidos, cuja etapa final, esperamos, será uma grande coalisão de forças em prol do desenvolvimento de Itapetinga.
Sudoeste Hoje: Ouvimos especulações durante a semana passada pelo fato de nenhum dos vice-presidentes terem assumido. Como o DEM chegou ao seu nome? Houve disputa?
Geraldo Trindade: Não. Foi uma escolha de consenso, sugestão dos próprios vice-presidentes, que continuam na comissão provisória. Desde 2007 sou o secretário do DEM e aceitei conduzir a sua reestruturação por entender que desde os tempos do PFL o partido tem sido importante no desenvolvimento do município e não poderia ficar à margem do necessário processo de mudança que toda a comunidade anseia. Todos lembramos que a grande guinada de Itapetinga rumo à diversificação econômica, trazendo a reboque inúmeras obras de infra-estrutura, ocorreu nos mandatos de José Otávio Curvelo, que naquele momento pertencia ao PL, e teve o imprescindível apoio do ex-governador Paulo Souto e do ex-senador Antônio Carlos Magalhães, ambos do PFL, hoje DEM.
Sudoeste Hoje: O DEM, então, está vivo?
Geraldo Trindade: Mais do que nunca. Nas próximas semanas daremos prosseguimento às discussões e decisões internas visando a reestruturação do partido. Deveremos em breve decidir pela escolha do nome do DEM que deverá ser levado às negociações com os outros partidos visando as eleições de 2012, com apoio e participação do Dr. José Otávio Curvelo.
Sudoeste Hoje: O nome do Dr. José Otávio está definitivamente descartado para as eleições municipais do ano que vem?
Geraldo Trindade: O Dr. José Otávio continua sendo o nosso nome preferencial por tudo que ele já demonstrou ser capaz de fazer. Aliás, nosso só não. Todas as pesquisas que temos conhecimento dão larga vantagem a José Otávio na preferência do itapetinguense para assumir a prefeitura em 2012. Entretanto nesses momentos é que podemos confirmar se o discurso da pessoa é conivente com a sua prática. José Otávio sempre disse que não é político profissional, que a sua vida tem na medicina o principal sentido e não na política. É dele, portanto, a decisão de participar ativamente do processo, mas não como candidato. A sua inquestionável liderança deverá ser utilizada na reestruturação do DEM e, em seguida, no processo que pretende promover a grande coalizão de forças para recolocar Itapetinga no rumo. Agora, apesar de ainda acalentamos a vontade de tê-lo como protagonista nas próximas eleições, também entendemos que precisamos estar preparados para oferecer outras alternativas de qualidade e competência.
Sudoeste Hoje: Então, na sua opinião, Itapetinga está sem rumo? CONFIRA TODA A ENTREVISTA… Continue reading “GERALDO TRINDADE ASSUME PRESIDÊNCIA DO DEMOCRATAS EM ITAPETINGA” »
NOVO ACORDO
Costuma-se dizer no mundo jurídico que um mau acordo é melhor que uma boa questão. O acordo celebrado entre o hospital Cristo Redentor e a Prefeitura de Itapetinga deve ser entendido nesta linha de raciocínio. O repasse extra de 40 mil em serviços e 20 mil em dinheiro da prefeitura para o hospital, não resolve o problema da péssima saúde pública ofertada aos munícipes.
Estamos voltando ao marco zero da atual gestão municipal. O acordo renovado entre as partes é semelhante ao que existira anteriomente e que a prefeitura não cumpriu integralmente. É bom frisar, que o acordo não contempla a presença de anestesista no plantão das segundas-feiras. Não existiu vencedor nem vencido nesta contenda. A “ajuda” da secretaria de Sáude é bem vinda e serve para melhorar um pouco a situação financeira do hospital, para que serviços essenciais possam ser mantidos.
Em julho do corrente ano finda o mandato de Dr Rubens Moura como Provedor e de Dr Arnaldo Teixeira como Diretor-médico. Os novos dirigentes do hospital terão muitos desafios pela frente. Como melhorar o atendimento ao público? Como ofertar outros serviços médicos? Como se relacionar com o “grupo” que está no poder?
Por JOSÉ ELIAS RIBEIRO
- 1