:: 28/jun/2011 . 19:20
QUEM ENCOMENDOU A PESQUISA?
Além da farta distribuição dos panfletos na lagoa, durante o São João, os mentores da pesquisa que avaliou Zé Carlos como o pior prefeito do Sul e Sudoeste mandaram colocar milhares de panfletos debaixo das portas, na noite desta segunda-feira, aumentando ainda mais o drama do prefeito, que está furioso com a sua péssima avaliação. Na lagoa, deu para varrer e jogar tudo no lixo, mas nas residências e casas comerciais a tarefa fica impossível. A pergunta que se faz agora é a seguinte: quem foi o autor dessa “arte” que tirou o sossego de Zé Carlos? É obvio que foi algum grupo de oposição, mas qual? Seja lá quem for, fica claro que a oposição não está morta, como o prefeito imaginou. Tadinho…
SUPOSTA PESQUISA AVALIA PREFEITOS DO SUL E SUDOESTE DA BAHIA
Avaliação dos prefeitos das regiões Sul e Sudoeste foi divulgada em folheto
ITAPETINGA: Durante o São João, um folheto foi fartamente distribuído do Parque da Lagoa, em Itapetinga, divulgando dados de uma suposta pesquisa de opinião pública, sobre a aprovação e reprovação de diversos prefeitos das regiões Sul e Sudoeste da Bahia.
No folheto (foto), aparece o prefeito de Firmino Alves, o Padre Agnaldo, com a melhor avaliação, e o prefeito de Itapetinga, José Carlos Moura, como o pior avaliado nas duas regiões. Como não se trata de pesquisa eleitoral, mas apenas de avaliação do desempenho dos gestores, não foi registrada no TRE.
Veja na foto do folheto, a avaliação do prefeito do seu município, onde aparece o nome do instituto IPABEL, pretenso realizador da pesquisa.
Da Redação
ZÉ CARLOS ACUSOU O GOLPE
ITAPETINGA: Se houve uma coisa que tirou o prefeito Zé Carlos do sério, foi a pesquisa divulgada durante o São João, em que ele aparece como o pior prefeito das regiões Sul e Sudoeste do Estado, com apenas 30% de aprovação e 70% de rejeição.
Seguindo a velha receita utilizada pelos políticos em fim de carreira, Zé Carlos tratou logo de desqualificar o instituto realizador da pesquisa, dizendo que ele não existe e que não houve “registro” da pesquisa no TRE. Acusou o golpe e mostrou desconhecimento da lei, uma vez que pesquisa de avaliação de governo não é eleitoral, o que dispensa o seu registro no TRE.
Enlouquecidos com a péssima avaliação do patrão, os locutores oficiais bem que tentaram minimizar os efeitos da pesquisa, que alastrou feito restilho de pólvora e tomou conta da cidade. Demostrando sabedoria, a população encarou o péssimo desempenho do prefeito com naturalidade, pois na pesquisa do ‘boca em boca’ a avaliação negativa de Zé Carlos até que supera o resultado obtido pelo instituto IBAPEL. Só ele acha que está “bombando”.
Por DAVI FERRAZ
VEREADOR BICHEIRO ANTECIPA PROPAGANDA ELEITORAL
Propaganda eleitoral escancarada e ilegal
ITAPETINGA: Como se não bastasse o fato de exercer abertamente a atividade ilícita de ‘chefe’ do Jogo do Bicho em Itapetinga, o vereador Nilton Oliveira, conhecido como “Nilton do Bicho”, resolveu transgredir também a lei eleitoral, através de propaganda eleitoral antecipada, afixada em out door e baners postados em alguns blogs da cidade.
A propaganda eleitoral consiste nas ações de natureza política e publicitária desenvolvidas pelos candidatos, de forma direta ou indireta, com apelos explícitos ou de modo disfarçado, destinadas a influir sobre os eleitores, de modo a obter a sua adesão às candidaturas e, por conseguinte, a conquistar o seu voto. A sua veiculação só é permitida após o dia 05 de julho do ano do pleito eleitoral, ou seja, a partir do dia 06 de julho (art. 36, caput, da Lei n.º 9.504/97). O descumprimento desta norma pode resultar em multa, na forma prevista em lei.
Na terra do “vale tudo” e da impunidade generalizada, propaganda eleitoral antecipada é coisa de pilantra amador e sempre acaba em pizza. Alguém duvida?
Por DAVI FERRAZ
“DOCUMENTOS DA DITADURA DESAPARECERAM”, DIZ JOBIM
Documentos foram para o arquivo ‘morto’
O ministro da Defesa, Nelson Jobim, disse, nesta segunda-feira (27), que a proposta de acabar com o sigilo eterno de documentos secretos brasileiros do governo militar não deve criar polêmica, pois os papéis referentes ao período histórico “desapareceram”.
Ele diz que as Forças Armadas não têm “nada a esconder” e não seriam afetadas caso o Senado aprove a Lei de Acesso à Informação. “Não há documentos. Nós já levantamos e não têm. Os documentos já desapareceram, foram consumidos à época, então não há problema nenhum em relação a essa questão”, justifica.
Jobim classificou como “bem desenhado” o projeto aprovado na Câmara, que limita a uma única vez a possibilidade de renovação do sigilo dos documentos oficiais, dispositivo criticado pelos ex-presidentes Fernando Collor (PTB-AL) e José Sarney (PMDB-AP). Informações do Estadão.
ITAMAR FRANCO É INTERNADO NA UTI COM PNEUMONIA GRAVE
O ex-presidente foi internado para tratar de leucemia
O boletim médico divulgado pela assessoria do senador e ex-presidente da República Itamar Franco (PPS-MG), nesta segunda-feira (27), informa que o parlamentar “desenvolveu pneumonia grave” e foi transferido para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Israelita Albert Einstein “para melhores cuidados”. Itamar está internado desde 21 de maio para tratar de uma leucemia, a qual “apresentou ótima resposta no primeiro ciclo de tratamento quimioterápico”. Ainda de acordo com a assessoria do senador, a licença médica dele no Congresso, esgotada no dia 22 de junho, foi renovada por mais 30 dias. Informações do G1.
- 1