EXAME DA OAB PODE ACABAR
Enquanto o Brasil possui 1.240 faculdades de Direito, o número de instituições que oferecem esse curso no mundo inteiro, incluindo nações como China, Estados Unidos e Europa, é de apenas 1.100, segundo Jefferson Kravchychyn, do Conselho Nacional de Justiça.
Com isso, apesar de a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) ter criado um mecanismo para avaliar a qualidade dos profissionais egressos das inúmeras faculdades, um novo parecer da Procuradoria Geral da República acaba de considerar o exame inconstitucional, que colocaria um fim na saga de milhares de bacharéis que lutam para obter a tão almejada “carteirinha da OAB”. O parecer ainda vai passar pelo crivo do Supremo Tribunal Federal, mas, se aprovado, todos os bacharéis que não obtiveram êxito na prova vão poder exercer a atividade de advogado.
Reprovado duas vezes no exame que realizou na Bahia, Caio Henrique Gusmão, 23, é um dos bacharéis em Direito que podem ser beneficiados com a medida. “Sei que tenho capacidade de trabalhar como advogado, mas não consegui passar ainda porque a prova é muito difícil, embora não seja capaz de medir a minha capacidade”, pondera o jovem. Com informações da Tribuna da Bahia.