:: 26/jul/2011 . 19:32
DOENTES DE ITAPETINGA FICAM NA RUA DA AMARGURA EM SALVADOR
ITAPETINGA: Após uma viagem cansativa, em um onibus de terceira cateforia fornecido pela prefeitura, um grupo de pessoas que se deslocaram para Salvador, na semana passada, em busca de tratamento médico, ficaram do lado de fora da pousada contratada pela prefeitura de Itapetinga, em razão de uma dívida atrasada e não paga pela Secretaria Municipal de Saúde.
Diante da situação humilhante e desesperadora, foi feito um contato telefônico com a Prefeitura, que cuidou de localizar a Secretária Kally Cristina, que mora em Salvador, para resolver o “pepino” e tirar os pacientes a seus acompanhantes da rua da amargura.
Isto é muito grave e humilhante para os pobres e mal assistidos itapetinguenses , que vêm o seu dinheiro indo pelo ralo e não tem nem serviço de saúde descente. Que vergonha, senhor prefeito…
ITORORÓ: DELMARA TROCA O PMDB DE GEDDEL PELO PT
Delmara filia-se ao PT no dia 7 de agosto
ITORORÓ: A vice-prefeita de Itororó, Delmara Brito, definiu a data de sua filiação ao PT. Será no dia 7 de agosto, na abertura de um seminário de formação da juventude petista. Delmara deixou o PMDB no início do ano, após avaliar como inviável a permanência dela na sigla do ex-ministro Geddel Vieira Lima.
Além de Delmara, também se filia ao PT o vereador João Calixto Neto, o Netão, atualmente secretário de Urbanismo e Infraestrutura. Netão deixa o DEM. A legenda petista passa a ter três vereadores em Itororó. O prefeito Adroaldo Almeida comemora o fato de o PT tornar-se o “maior partido do município” com as novas filiações.
PIMENTA
LARANJAS
A revista Veja desta semana publicou uma auditoria do Tribunal de Contas da União em contratos do governo Lula. Os auditores encontraram vários indícios de irregularidades. A reportagem lista 7 modalidades de fraude praticadas constantemente por “espertalhões” para desviar dinheiro público. A forma mais usada para desviar recurso é a do “laranja”. Pessoas humildes recebem proposta para “emprestar” o nome e com isto fazem a festa das quadrilhas especializadas em sugar dinheiro público.
A revista também comenta sobre a inércia que a população demonstra ao tomar conhecimento de casos de corrupção. Instalou-se no nosso país uma cultura de que dinheiro público não tem dono. Os administradores do dinheiro do contribuinte são negligentes, desleixados e muitos deles corruptos. Os exemplos desabonadores de “cima” encorajam os de “baixo”.
Se algumas das maiores autoridades do Brasil são flagradas em situações vexatórias o que acontece no interior do país? Funcionário público firmando contrato com alguma esfera de poder; conluio em licitação para fraudar o resultado; contrato com empresas inidôneas (que usam empresas laranja) para burlar a lei; obras com diversos aditivos (para pagar comissão); preenchimento de cargos por critério político (mesmo que o nomeado seja incompetente); é isto que acontece na maioria das vezes.
Ninguém se importa mais com a opinião pública. Nenhum governante tem medo de ser investigado e apanhado cometendo alguma ilicitude, pois sabe que nada vai acontecer de punitivo. A não ser que em alguma cidade deste país alguns homens e mulheres resolvam fazer a diferença. Talvez exista uma tênue esperança.
Por JOSÉ ELIAS RIBEIRO
DILMA EXIGE FICHA LIMPA
BN – Samuel Celestino
- 1