:: 22/set/2011 . 22:07
BRUMADO: EDMUNDO E PT EM “BOA FASE DE ENTENDIMENTO”
A novela da ida do ex-vice-governador Edmundo Pereira Santos e da sua esposa, a ex-deputada estadual Marizete Pereira, para o Partido dos Trabalhadores (PT), está chegando ao fim e com capítulos decisivos. Por telefone, o Brumado Notícias falou com o presidente estadual da sigla, Jonas Paulo, que declarou: “estamos numa boa fase de entendimento”. As negociações que foram comandadas pelo deputado federal, Waldenor Pereira (PT-BA), serão confirmadas nos próximos dias, o que deixa muitos aliados do ex-vice-governador satisfeitos, pois estariam entrando de “corpo e alma” para militar no partido e, dessa forma, o PT brumadense terá um crescimento histórico no município.
Assim, o ex-ministro Geddel Vieira Lima computa mais uma grande perda em sua base no interior, depois da mal sucedida aventura eleitoral de 2010. Vale salientar que Edmundo Pereira foi um dos fundadores do MDB e PMDB, e um dos maiores líderes da resistência ao carlismo, no interior do estado.
SUDOESTE: BANCÁRIOS ENTRAM EM GREVE A PARTIR DE TERÇA-FEIRA
Paralisação dos bancários começa na próxima terça-feira (27) por tempo indeterminado (Foto: Mariana Sousa)
Os bancários de Vitória da Conquista e Região aprovaram, por unanimidade, a deflagração de greve por tempo indeterminado a partir da próxima terça-feira (27). A decisão foi tomada em uma assembleia bastante participativa realizada nessa quinta-feira (22). Os bancários rejeitaram a proposta da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) que oferece apenas 7,8% de reajuste salarial para a categoria. Os bancários reivindicam 12,8% de aumento. A negociação com os banqueiros foi iniciada em 12 de agosto e, na avaliação do movimento sindical, não houve qualquer avanço. Na segunda-feira (26), às 18h, o sindicato vai realizar outra assembleia para avaliar os rumos do movimento. “A Fenaban adotou uma postura de intransigência e tratou com descaso as reivindicações dos trabalhadores. Foram quatro rodadas de negociações e o desrespeito dos banqueiros ultrapassou os limites”, explica o presidente do Sindicato dos Bancários, Delson Coêlho. Em Vitória da Conquista e região são 930 bancários que estarão paralisados na terça-feira (27). Ao todo, 64 agências distribuídas em 45 municípios da região sudoeste, inclusive em Itapetinga.
TIRO DE GUERRA PODE SAIR DE ITAPETINGA
Tiro de Guerra de Itapetinga (foto arquivo )
Itapetinga, como nunca antes em sua história, vive uma época de incertezas e descalabro administrativo. As coisas positivas custam em acontecer, e quando algo se realiza, fica sempre abaixo das expectativas. Já virou rotina, no noticiário local e regional, informações dando conta do descaso das nossas autoridades em relação à coisa pública e das inúmeras modalidades de escândalos envolvendo pessoas ligadas à administração municipal. Nem é preciso enumerar, pois todos sabem do que estamos falando.
Mal a sociedade itapetinguense tomou conhecimento da suspensão dos atendimentos de emergência e urgência no HCR, chega-nos agora a informação de que o Tiro de Guerra pode deixar a cidade, porque a prefeitura não está disponibilizando os recursos obrigatórios para custear a sua manutenção. Vale observar que é obrigação do município prover o Tiro de Guerra desses recursos, por força de convênio celebrado com o Ministério do Exército.
A situação chegou a este ponto, devido à total falta de sensibilidade do prefeito (de fato), que não vem atendendo aos inúmeros pedidos do comando local, encaminhados através de diversos ofícios, demonstrando a precariedade dos serviços e até das instalações do TG, que necessita de urgente reforma e conservação. Fonte segura informa que a ordem do secretário da fazenda, entretanto, é tratar o Tiro de Guerra a pão e água, o que é inadmissível.
Segundo as mesmas fontes, o comando da 6ª Região Militar teria dado ao prefeito Zé Carlos o prazo limite de até dezembro próximo, para resolver as demandas do Tiro de Guerra de Itapetinga, naquilo que é seu dever e obrigação, sob pena do seu fechamento, a partir desse prazo.
Pelo que se vê, as coisas na prefeituras degringolaram de vez.
Por DAVI FERRAZ
BRASIL CONHECERÁ PORÕES DA DITADURA MILITAR
O governo muito relutou (com medo de quê?) para se decidir pela criação da Comissão da Verdade de modo a esclarecer os graves crimes, as torturas e tudo o mais que aconteceu na época da ditadura militar. Lula tentou, mas recuou diante da resistência dos militares.
Senadores do atraso como José Sarney e Fernando Collor pregaram o sigilo eterno dos documentos, o primeiro alegando que a divulgação, a abertura da caixa preta para que os brasileiros conheçam a história contemporânea brasileira iria refletir na segurança do Estado. A cidadania bateu pé firme e, também, boa parte dos deputados. Afinal, a ditadura desapareceu há 27 anos.
Na noite de ontem, depois de negociação com as Forças Armadas, a Câmara dos Deputados aprovou a criação da Comissão da Verdade que irá lançar luz sobre as graves violações dos direitos humanos cometidos no regime de exceção. Dilma Rousseff, consultada em Nova York, deu sinal verde. O texto exclui grupo pessoas que “não tenham imparcialidade no exercício das competências na comissão”.
A comissão também deverá ser aprovada no Senado. O Brasil, logo, logo poderá ter acesso aos acontecimentos da época de chumbo, do que aconteceu nos porões da ditadura e resgatar uma parte importante da sua história recente, apesar dos Sarneys e dos Collors.
CÂMARA DOS DEPUTADOS REJEITA ‘CPMF’ DISFARÇADA DE CSS
Entrou em debate nacional, nas últimas semanas, a possibilidade de re-criação da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF), agora disfarçada sobre a alcunha de Contribuição Social da Saúde (CSS). O “novo” tributo teria por finalidade o incremento do aporte financeiro em favor das políticas de saúde.
Entretanto, por expressiva maioria –355 votos a 76— a câmara federal não aprovou a nova contribuição, na sessão desta quarta-feira. Houve quatro abstenções. Com essa votação, concluiu-se o processo de tramitação do projeto que regulamenta os investimentos em saúde pública. A proposta já havia sido votada e aprovada em 2008. Restava apenas a análise de um “destaque” apresentado pelo DEM. Um “destaque” que excluía do texto a base de cálculo da CSS, inviabilizando a cobrança do tributo. Aprovada a emenda do DEM, o projeto sera agora devolvido ao Senado, onde havia sido aprovado por unanimidade, também em 2008. Junto com a proposta, vai ao Senado o debate sobre as fontes adicionais para o financiamento da saúde.
ITORORÓ: O ENVELHECIMENTO PRECOCE DE UM GOVERNO
Quando ganhamos a eleição com Adroaldo e o PT em Itororó, vivemos os primeiros dias de governo, dias de glória e de expectativa. Uma euforia e uma ansiedade só. Alguns imaginavam que talvez, ao acordar de um pesadelo que foi os governos antecessores, um pote de ouro o esperaria na manhã seguinte quando abrissem as suas portas. O pote de ouro não significava mais que um governo disposto a trabalhar pelo desenvolvimento do município dentro da lógica mais sensata e admirada pelo modo petista de governar, conforme determinava o tão badalado tratado de gestão pública do partido alcunhado de ORÇAMENTO PARTICIPATIVO, referência de projeto que ia de Vitória da Conquista a Barcelona. Ledo engano para nós que confiamos cegamente no “socialista orgânico” oriundo do PCdoB, Adroaldo Almeida. Tão logo cedo ele mostrava suas unhas ou suas garras vorazes para a “Belle Époque” que protagoniza com seus coadjuvantes e figurantes em Itororó até os dias de hoje. Continue reading “ITORORÓ: O ENVELHECIMENTO PRECOCE DE UM GOVERNO” »
- 1