:: 25/out/2011 . 16:33
SANDRO RÉGIS QUER DELEGACIA DA MULHER EM ITAPETINGA
Pedido da vereadora Naara Duarte é atendido pelo deputado Sandro Régis
ITAPETINGA: O deputado estadual e líder do bloco parlamentar PR/PSDB na Assembleia, Sandro Régis, através de um Requerimento de Indicação, solicitou a implantação de uma Delegacia especializada em Atendimento à Mulher (DEAM) para o município de Itapetinga, interior da Bahia. “A implantação da Delegacia constitui um anseio da população, manifestada através de solicitação da Vereadora Naara Duarte (DEM), bem como de contatos mantidos com alguns setores da sociedade civil da cidade”, afirmou o Parlamentar.
Nos últimos anos, as ações de combate à violência contra a mulher têm sido intensificadas em todo país, principalmente após o advento da Lei Maria da Penha. Outra não poderia ser a atitude do Estado, uma vez que as vítimas deste tipo específico de violência apresentam uma baixa auto-estima, exigindo, por parte dos setores responsáveis pela repressão, um atendimento especializado. Assim sendo, este só será possível se o atendimento à mulher vítima de violência for descentralizado das delegacias comuns, pois aumenta a credibilidade do serviço, incentivando as denúncias.
O diferencial do serviço feito pelas Delegacias Especializadas decorre da formação específica dos profissionais que atuam no setor. Geralmente, os policiais e agentes recebem uma formação direcionada para lidar com tais vítimas. Esse diferencial é determinante para o tipo de atendimento e o encaminhamento dado para a solução dos problemas apresentados.
Some-se a isso o fato de que a Lei Maria da Penha criou um procedimento específico para os casos de violência contra a mulher, produzindo consequências também para o inquérito policial, circunstância à exigir uma formação específica dos policiais e agentes.
De acordo com estudos do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), uma em cada cinco faltas de mulheres ao trabalho é por motivo de violência doméstica. O que pretende esta Indicação é priorizar e ao mesmo tempo descentralizar em Itapetinga o atendimento à mulher que sofre violências por seus parceiros.
PROFESSORES DA REDE ESTADUAL PARALISAM HOJE E AMANHÃ
Os professores da rede estadual de ensino paralisam as suas atividades hoje e amanhã (25 e 26) e devem participar de diversas manifestações por todo o Estado. Na paralisação do dia 25 (terça), os professores reivindicam melhores condições de trabalho e pedem também o pagamento da URV, medida de correção monetária usada na década de 90, cujo direito foi conquistado na justiça, mas que o Governo do Estado vem se negando em pagar. Já no dia 26 (quarta) os professores da rede estadual reforçarão a mobilização nacional dos profissionais da educação, que reividincam 10% do PIB nacional para atividades de ensino.
MEMBROS DA CPI DA VIDAL DEVEM SER ANUNCIADOS NESTA TERÇA
Vereadores Fabiano Bahia, João de Deus, Gilson de Jesus e Naara Duarte
ITAPETINGA: Depois de muita cobrança da oposição e ameaça dos governistas de recorrerem à justiça, o presidente da câmara de vereadores, João de Deus, deve publicar a portaria nomeando os membros da CPI que vai investigar o contrato da Empresa Bernardo e Vidal, nesta terça-feira.
Através do contrato sem licitação, o município já gastou R$672.000,00, para a empresa recuperar créditos duvidosos junto ao INSS. Agora, os membros da CPI Gilson de Jesus (PC do B), Naara Duarte (DEM) e Romildo Teixeira (PDT) deverão instalar a CPI e eleger o seu presidente e relator, para que ela inicie os seus trabalhos.
Para o Vereador Gilson, a primeira etapa da CPI é organizar as condições técnicas contratando assessoria contábil e jurídica para estudar toda documentação. Para o vereador do PC do B, o fato anotado no relatório do Tribunal de Contas de que o município descontou dos funcionários 850 mil e não pagou ao INSS, demonstra que é uma prática rotineira da atual administração. Ou seja, parte dos créditos que a prefeitura contratou a empresa Vidal para recuperar pode não ter chegado aos cofres da previdência.
BANCADA DO PREFEITO AMEAÇA RECORRER A JUSTIÇA
O Vereador Romildo Teixeira, que na prática está assumindo a liderança do prefeito, ameaça entrar na justiça reivindicando maioria na CPI. Dos vereadores governistas, Romildo está sendo o único a botar a cara pra apanhar, contestando a comissão de inquérito, publicamente. Os demais estão agindo nos bastidores como Alfredo Cabral e Marcos Gabrielli, que pressionam João de Deus para ampliar o número de componentes da comissão, para dar maioria à situação e sepultar de vez a CPI.
JOÃO DE DEUS FOI A SALVADOR
O presidente da câmara, juntamente com o 1º Secretário Fabiano Bahia, estiveram em Salvador na semana passada,visando consultar advogados sobre interpretação do regimento interno e da Lei Orgânica. João de Deus deve anunciar com segurança sua posição, ainda hoje. Os governistas que já sabem a posição do presidente vão espernear. Informações do Itapetinga Net
- 1