:: 9/jan/2012 . 21:57
ITAPETINGA: DEFINIDA DATA DA EXPOSIÇÃO AGROPECUÁRIA 2012
Diretoria do Sindicato Rural de Itapetinga durante a expô-2011
ITAPETINGA: O presidente do Sindicato Rural de Itapetinga, Henrique Brugni (foto), já revelou a data da 42ª Exposição Agropecuária do município, considerada um dos eventos mais importantes da região Sudoeste.
A o evento vai acontecer no período de 29 de maio a 03 de junho. “Vai começar numa terça-feira, daí teremos mais tempo de realizarmos mais negócios e consequentemente será um momento muito especial para a cidade e região”, destacou Bruni. Informações do Blog da Resenha Geral.
O QUE ESPERAR DE UM BOM PREFEITO?
Outro dia, um jovem eleitor me fez a seguinte pergunta: “O que é ser um bom prefeito e quais são as suas responsabilidades?” Pego de surpresa, respondi alguma coisa que me veio em mente, mas fiquei devendo uma resposta mais elaborada, capaz de satisfazer ao meu curioso interlocutor. Creio que responder a esta pergunta é uma contribuição à reflexão dos eleitores para a importante tomada de decisão nas urnas, em outubro próximo.
O bom prefeito é aquele que está a serviço do município, conhece as necessidades da comunidade e resolve seus problemas. Não só administra com dedicação e seriedade, mas também presta contas de seu trabalho.
Espera-se dele, fidelidade ao seu povo, expressa no cumprimento de um programa de governo previamente elaborado, capacidade administrativa, liderança política, bom conhecimento dos assuntos da cidade, equilíbrio no enfrentamento de crises, postura de diálogo aliada à capacidade de decisão no tempo oportuno, paciência e disponibilidade para ouvir a população e seus legítimos representantes, tolerância quanto à diversidade de estilo das pessoas com quem trabalha, disponibilidade para ter presença contínua no município, hábito de trabalhar com planejamento e em equipe e coragem de dizer não, quando necessário.
Por último, o bom prefeito deve ter as qualidades necessárias para uma vida política sadia e honesta, com transparência nas atividades públicas, separação completa entre os recursos públicos e os interesses da família, dos amigos, de empresas e do partido. Por fim, pede-se a um bom prefeito que seja competente na arrecadação de recursos para dar conta das demandas populares.
O poder municipal é o que está mais próximo do contato direto com a população e o primeiro a ser questionado. Para muitos cidadãos, o prefeito é mais importante do que o presidente da República, pois é quem pode resolver o seu problema imediato. Promessas utópicas ou demagógicas serão cobradas, mais tarde.
A democracia consagra os vencedores nas urnas. Embora seja o ápice do processo, aos olhos dos eleitores, não é esse o único momento importante. Os eleitores não escolhem nem interferem diretamente nos nomes que serão colocados na disputa. O amadurecimento político que tantos desejam pressupõe também a responsabilidade e a inteligência dos partidos na formação e indicação de seus candidatos, sem o que as expectativas populares podem se frustrar. Se isso ocorrer, que não seja, ao menos, por falta de boas opções.
Você conhece algum prefeito com essas características?
Por DAVI FERRAZ
JOGO DO BICHO PODE VIRAR CRIME
Classificado hoje como contravenção penal, uma categoria de delito considerada menos grave que o crime, o jogo do bicho poderá ser “promovido”. Uma das mudanças em análise na Comissão Especial encarregada de tratar de uma ampla reforma do Código Penal atinge em cheio o sistema de apostas mais popular do Brasil.
A tendência é de que a Comissão proponha o fim da Lei de Contravenções Penais e, com isso, a tipificação do jogo do bicho e atividades afins, como a exploração de máquinas caça-níqueis, passaria a ser de crime.
O presidente da Comissão, o ministro Gilson Dipp, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), vê ligação entre o jogo do bicho e outros delitos. Segundo ele, “jogo do bicho e caça-níqueis estão conectados com outros crimes mais graves, como lavagem de dinheiro, corrupção, contrabando e tráfico”.
O Globo
VEREADOR ROMILDO TEIXEIRA ABANDONA CPI DA VIDAL
ITAPETINGA: Na manhã desta segunda-feira, o vereador Romildo Teixeira (PDT) surpreendeu a todos na Câmara Municipal, entregando ao presidente da casa e à presidente da CPI da Vidal, Naara Duarte, seu pedido de afastamento da Comissão Parlamentar de Inquérito, da qual era relator.
No ofício, o vereador alegou apenas “motivos pessoais” para se afastar da comissão, mas nos bastidores comenta-se que a ‘rabichola’ do vereador se deve aos pareceres do INSS e da Receita Federal, imputando ao prefeito e seus auxiliares uma série de irregularidades, o que impossibilitaria ao relator da CPI ‘aliviar’ a situação do prefeito Zé Carlos, do qual é ferrenho defensor.
Nos corredores, entretanto, o próprio vereador Romildo revelou a alguns interlocutores que estava ‘abandonando o barco’ porque o prefeito havia lhe negado a nomeação para um importante cargo, de uma forte ‘cabo eleitoral’, esposa de um dos financiadores da sua campanha.
Em se tratando de Romildo Teixeira, tudo é possível, até mesmo uma manobra para dificultar os trabalhos da CPI. Sabedor disto, o presidente da Câmara, vereador João de Deus (PMDB), expediu ofício ao PDT para indicar, no prazo de 48 horas, o seu substituto, sob pena de ter que nomear um representante de outra agremiação partidária.
Por DAVI FERRAZ
VICE-PREFEITO DE IBICUÍ APOIA PRÉ-CANDIDATURA DE MARCOS GALVÃO
Vice rompe com o prefeito e apoia Marcos Galvão
IBICUÍ: Em um encontro casual, onde a conversa girou em torno da sucessão municipal, o vice-prefeito de Ibicuí, Edson Andrade (PT), declarou publicamente que apoiará o pré-candidato Marcos Galvão (PT), para a prefeitura de Ibicuí. O vice já vinha participando das reuniões e encontros pró Galvão, mas só definiu o seu apoio à candidatura do jovem petista na última sexta-feira.
Políticos do Sul da Bahia
- 1