:: 11/jan/2012 . 21:03
AZALÉIA DERRUBA LIMINAR DA JUSTIÇA E VAI DEMITIR FUNCIONÁRIOS
ITAPETINGA: A Vulcabrás/Azaléia conseguiu cassar a liminar concedida pelo TRT, que suspendia as demissões anunciadas pela empresa, no mês passado, depois do fechamento de seis filiais da indústria calçadista na região. A liminar concedida pela juíza plantonista Ana Lúcia Moreira Álvares, atendia pedido formulado pelo Ministério Público do Trabalho em ação civil pública ajuizada no dia 20 dezembro de 2011.
Com a suspensão da liminar, a Azaléia está livre para demitir 1.500 funcionários que não concordarem em ser transferidos para outras filiais da região. A Justiça do Trabalho tinha dado prazo de 10 dias para a empresa estabelecer negociação com o sindicato dos trabalhadores, visando reduzir o impacto social da medida, e estabelecer critérios para os que optarem pela permanência ou pela demissão.
O site Itapetinga Net tentou entrar em contato por telefone com a sede do sindicato e não obteve sucesso. Entretanto, não foi anunciada nenhuma negociação entre sindicalistas e a direção da empresa, como se esperava. Informações do Itapetinganet.
LADRÃO PESCADOR USA ANZOL PARA FISGAR PRODUTOS DE MERCADINHO
Mercadinho vende ‘calabreza’ e ‘mortandela’
JEQUIÉ: Uma nova prática de furto chamou a atenção da cidade de Jequié, no sudoeste baiano, após um estabelecimento comercial ter sido roubado através de um pequeno buraco aberto no teto da estrutura, na madrugada desta quarta-feira (11). Gutembergue Serafim Santos, dono do Mercadinho Alto do Tropical, alega que seu comércio foi arrombado por um ladrão pescador, que removeu duas telhas do local e fisgou com um anzol vários pacotes de leite em pó e copos de água mineral.
Ainda de acordo com Gutembergue, o mercadinho já havia sido assalto duas vezes por um homem que foi encontrado morto dias depois. Já sobre o novo assalto, ainda não há pistas. Para os moradores que reclamam da violência do loteamento, o crime vai virar história de pescador. Informações do blog Notícias de Ipiaú.
CAATIBA: JUSTIÇA IMPEDE AFASTAMENTO DE 305 SERVIDORES
Prefeito Omar não conseguiu anular concurso realizado por seu antecessor
O presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Ari Pargendler, negou pedido de município de Caatiba, que pretendia afastar do cargo 305 servidores concursados há quase dez anos. O concurso público realizado em 2001 deve ser anulado, segundo o município, porque não foram ressaltados pela administração anterior, os limites impostos pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LFR) para gastos com o pessoal.
Verificou-se nos autos que o município dispensou funcionários não estáveis na tentativa de adequar as despesas com pessoal ao limite estabelecido na LRF, mas essa medida não foi suficiente. Ficou determinado que essas despesas fossem sanadas imediatamente, para adequação ao limite determinado. Contra essa decisão, houve recurso ao Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), mas a desembargadora relatora do caso atribuiu efeito suspensivo.
Com a pretensão de que fosse restabelecida a decisão da primeira instância, o município recorreu ao STJ. Pargendler entendeu que a reintegração dos servidores aprovados no concurso, os quais exerciam suas funções havia já quase dez anos, não abalaria a ordem econômica. Com a decisão, os servidores poderão permanecer nos cargos enquanto a ação do município para anular o concurso continua tramitando na Justiça. BN
ITORORÓ: ESTUDANTE TIRA NOTA MÁXIMA EM REDAÇÃO DO ENEM
Luciano tirou nota 1000 em redação
O itororoense Luciano Carvalho se surpreendeu quando foi consultar o resultado de sua prova do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) e constatou que havia alcançado a nota máxima na redação: 1000 pontos. Segundo o estudante, que foi único da cidade a alcançar esse resultado, ele esperava uma “nota boa, mais nem tanto”. Luciano estudou a vida toda em escolas públicas e agora pretende pleitear uma vaga em um curso de Direito, utilizando a nota que alcançou no exame.
A rotina do jovem estudante de 27 anos, como ele diz, é “selva” e o mesmo tem que alternar seu tempo entre os estudos, o trabalho e os treinos de jiu-jítsu, esporte pelo qual é faixa roxa e pretende chegar à preta. O segredo dele (Luciano) é a determinação e o foco na busca pela realização de seus objetivos. “A minha luta é árdua, cheia de sacrifícios e renuncias, mas para vencer sei que tenho que dar duro e lapidar a minha pedra bruta”, disse Luciano.
Assim como milhares de outros jovens do nosso país, Luciano Carvalho é mais um jovem negro, de origem humilde que acredita no poder de transformação que a educação pode proporcionar. A sua mãe, dona Marinalva Oliveira, ficou feliz com a o sucesso do filho e fala que “nunca duvidou da capacidade do moço”.
Ascom PMI
EDIR MACEDO ‘CURA’ GAY COM CHICOTE
O líder da Igreja Universal do Reino de Deus (Iurd), Edir Macedo, causa polêmica em ritual transmitido pela TV Iurd ao expulsar demônios do corpo de um jovem e curá-lo do “homossexualismo”. Durante pouco mais de 14 minutos, o bispo e outros dois religiosos promovem uma espécie de força-tarefa para “libertar” o jovem de prenome Leandro da homossexualidade, apontada como “a razão da infelicidade dele e da família inteira”. Em meio a grunhidos e gritos de “queima, desgraçado!”, o jovem conta que teria sido vítima de um “trabalho do vizinho, feito na encruzilhada na sexta-feira”. No meio do ritual, Macedo pega um chicote, vira para a câmera e convoca gays e lésbicas a também se libertarem. “Você que está nos assistindo, está com um problema semelhante a esse e quer se libertar do homossexualismo, do lesbianismo ou da prostituição, e sabe que isso tem origem no inferno, junte-se a nós. Ponha as suas mãos sobre o seu computador, televisão ou rádio porque agora nós vamos fazer descer fogo”, diz aos berros. No vídeo, o chefe da Iurd também ataca líderes de religiões de matrizes africanas. “Vamos dar o troco, o terreiro vai fechar. Acabou o teu reinado nesse terreiro […] Nós fechamos o terreiro”, comemora. Ao final do “exorcismo”, o líder religioso brinca com Leandro, que aparece sorridente e ofegante. “Agora você está falando grosso”, diz.
- 1