:: 24/jan/2012 . 17:11
GABRIELLI FICOU SEM COMBUSTÍVEL
Se tem uma coisa que hoje parece certa é que José Sérgio Gabrielli, demitido da Petrobras, não passará nem perto da candidatura a governador da Bahia em 2014. Caso tal ideia já tenha pairado pela cabeça do governador Jaques Wagner, certamente se desfez pela fragilidade de Gabrielli, tanto no aspecto político quanto administrativo.
Em artigo publicado hoje no jornal A Tarde, Samuel Celestino lembra uma definição do velho Toninho Malvadeza para políticos da marca de Gabrielli. “É inelegível”, dizia o velho, e não porque existisse qualquer óbice na justiça eleitoral, mas simplesmene porque o sujeito não tinha voto mesmo.
Se politicamente é um zero a esquerda, administrativamente Gabrielli também não é lá essas coisas. Deixa a Petrobras, de certa forma, pela porta dos fundos e sem prestígio. Não saiu porque quis, para dar prioridade a um projeto político, mas sim porque a presidente Dilma Rousseff já o queria fora do cargo há um bom tempo.
A repercussão do anúncio no mercado financeiro, altamente positiva, com impacto nas bolsas, foi uma demonstração de como o investidor via a gestão de Gabrielli na Petrobras. Um sinal claro de que ele não está com essa bola toda para almejar a condição de candidato à sucessão de Jaques Wagner.
De fato, hoje o chefe da Casa Civil, Rui Costa, encontra-se muito mais próximo de Ondina, pelo patrimônio político acumulado no período em que atuou como secretário das Relações Institucionais, eleito em seguida para deputado federal com expressiva votação. Agora, Costa amplia sua aproximação com prefeitos e lideranças regionais, acumulando combustível para 2014.
E combustível é algo que Gabrielli, definitivamente, não tem mais.
ITAPETINGA: PREFEITO PERSEGUE HOSPITAL RAIMUNDO PERAZZO
ITAPETINGA: Na desesperada tentativa de se livrar dos devastadores efeitos políticos que a CPI da Vidal vem causando à administração municipal, o prefeito Zé Carlos vem tentando de tudo para intimidar os seus adversários e sepultar de vez a CPI. O maior exemplo disto é a perseguição decretada pelo prefeito contra o Hospital Pediátrico Raimundo Perazzo, pertencente à família da vereadora Naara Duarte, presidente da Comissão de Inquérito em andamento na Câmara de Vereadores.
A retaliação chegou ao extremo de se cancelar um contrato que vigorava há cerca de três anos, através do qual a Secretaria de Saúde do município repassava ao hospital recursos do SUS para contratação de um médico plantonista, que prestava atendimento nos finais de semana. Com a suspensão do contrato e o atraso nos pagamentos de novembro e dezembro de 2011, o Hospital Raimundo Perazzo ficou impossibilitado de atender a um contingente de cerca de 600 crianças nos finais de semana, por não mais contar com o médico plantonista mantido através do convênio.
Apesar das retaliações, a vereadora Naara Duarte promete continuar com as apurações das irregularidades que envolvem a contratação da Bernardo Vidal, devendo convocar para depor na CPI o prefeito Zé Carlos, seu irmão/secretário Zenóbio Cirqueira e o assessor Israel Miranda, ainda em fevereiro.
Quanto aos atos de perseguição e retaliação contra o hospital, a direção do Raimundo Perazzo promete denunciá-los ao Ministério Público.
Da Redação
ENEM TERÁ DUAS EDIÇÕES EM 2013
A presidente da República, Dilma Rousseff, disse nesta segunda (23) que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) terá duas edições em 2013. O Ministério da Educação iria fazer duas edições do Enem em 2012, mas cancelou, na última sexta-feira (20), a edição que seria realizada em abril.
Dilma e Haddad participaram de evento na tarde de hoje, no Palácio do Planalto, que comemorou a marca de 1 milhão de bolsas concedidas pelo Programa Universidade para Todos (ProUni). “Não estamos apenas distribuindo renda com o ProUni. Com a educação você constrói um modelo de desenvolvimento sustentável para o país. A gente mede uma sociedade pelo grau de oportunidades que ele oferece aos seus jovens”, disse a presidente
- 1