:: 6/fev/2012 . 19:25
SINDICATO ORIENTA FECHAMENTO DE AGÊNCIAS BANCÁRIAS
Bancos em Itapetinga fecharam ao meio-dia desta segunda, exceto o Bradesco
REGIÃO SUDOESTE: Em razão do clima de tensão observado em Conquista e Região, por conta da greve dos Policiais Militares da Bahia, o presidente do Sindicato dos Bancários de Conquista e Região, Delson Coêlho, entrou em contato, nesta segunda-feira (6), com as direções de todos os bancos e solicitou o fechamento das agências bancárias. Até o meio-dia, todas as agências de Vitória da Conquista, Itapetinga e Poções encerraram o atendimento.
A orientação do Sindicato dos Bancários é a de que a população também evite usar o auto-atendimento. “Também estamos solicitando que os gestores tomem providências quanto à segurança dos bancários que permanecem nos locais de trabalho”, defende Delson Coêlho.
Ascom Sindicato Bancários
ITAPETINGA: BAIRROS RECLAMAM OBRAS ABANDONADAS PELO PREFEITO
ITAPETINGA: Cansados de esperar pela ação da administração municipal, que nunca chega, moradores dos bairros Américo Nogueira, Quintas do Morumbi e Recanto da Colina resolveram se manifestar através de uma faixa afixada ao lado da rodovia BA – 263, passagem obrigatória do prefeito Zé Carlos, que também é morador do Recanto da Colina, bairro eternamente abandonado.
A manifestação dos moradores é justa, mas dificilmente será atendida pela administração municipal, que está toda enrolada com as obras da Av. Júlio Rodrigues, que nunca acaba. Na tentativa de concluir a importante via pública, que pode decidir a próxima eleição, o prefeito Zé Carlos abandonou de vez as outras ações do governo e corre, desesperadamente atrás do prejuízo.
Será que vai dar tempo?
Por Davi Ferraz
GREVE DA PM: VITÓRIA DA CONQUISTA ESTÁ SITIADA E A POPULAÇÃO ATERRORIZADA
Centro comercial de Conquista, por volta das 15h desta segunda-feira
VITÓRIA DA CONQUISTA: O final da manhã desta segunda-feira, a população conquistense sofreu nas ruas da cidade, mais precisamente no Centro Comercial onde um enorme corre-corre e vários disparos aconteceram, em vários momentos. A insegurança generalizou diante da boataria e uma onda de arrastões causou corre-corre no centro da cidade.
Na Galeria Joaquim Correia, que fica na Avenida Lauro de Freitas, onde está localizado o terminal do transporte público, saiu à informação que um homem teria sido baleado. A Polícia Civil esteve no local e nada foi constatado. Em um Gol prata que circulava em alta velocidade, homens alertavam à população sobre as ações de ladrões. O comércio fechou as portas por volta das 11h da manhã e não reabriu durante a tarde.
A reportagem do Sudoeste Hoje esteve em Vitória da Conquista durante todo o dia e constatou o comércio funcionando normalmente durante quase toda a manhã. A partir dos boatos sobre supostos ‘arrastões’ e tiroteios, a cidade inteira esvaziou, em plena segunda-feira. Parecia um domingo ou um feriado, com algumas pessoas transitando apressadamente, demonstrando medo e preocupação.
Confira as fotos do Sudoeste Hoje, tiradas no início da tarde desta segunda-feira:
Os efeitos da greve dos policiais militares em Vitória da Conquista (Bahia) são medo, correria e muita tensão. O comércio da cidade sofre com o vandalismos e arrobamentos. Serviços essenciais foram totalmente paralisados. A cidade vive um clima de terror sem precedentes.
LÍDER DOS PMs GREVISTAS DEVE SE CANDIDATAR A VEREADOR
Marco Prisco é filiado ao PSDB de Salvador
O presidente da Associação de Policiais, Bombeiros e seus Familiares da Bahia (Aspra), o ex-soldado Marco Prisco, diz que pretende candidatar-se a vereador. Prisco, que foi expulso da PM por conta da greve de 2001, disse estar insatisfeito com o seu partido, o PSDB. “Sou um ser político, um revolucionário, e tenho o direito de ser candidato, mas o futuro a Deus pertence”, disse. “Troquei o PSOL pelo PSDB por divergências internas do partido, mas não sei se vou continuar filiado. Até o momento, ninguém do PSDB veio aqui apertar minha mão para me dizer ‘bom dia, você está bem?’. Não houve nenhuma declaração pública.”
Além da Notícia
GREVE DA PM: NETO DIZ QUE OPOSIÇÃO NÃO QUER RADICALISMO
O líder do Democratas na Câmara Federal, deputado ACM Neto, pediu hoje (6) “equilíbrio de todos os lados envolvidos” na greve dos policiais militares da Bahia. “A situação está chegando a um nível de tensão muito alto e mais de cem pessoas já foram mortas em Salvador e região metropolitana depois que esse movimento grevista teve início. O momento agora é de calma e tranquilidade. Nenhum dos lados pode radicalizar para que vidas sejam poupadas. A Bahia precisa estar em primeiro lugar”, afirmou ACM Neto.
O deputado pediu que o governo baiano, o Exército e os grevistas atuem com “prudência” e “se esforcem ao extremo para resolver o impasse com diálogo e negociação”. “A população está sendo por demais penalizada e o medo, que já vivia no coração das pessoas por conta do crescimento da violência na cidade e no estado, está impedindo as pessoas de trabalharem, estudarem e se locomoverem”.
ACM Neto afirmou que a oposição “está torcendo para que o diálogo prevaleça e o movimento grevista tenha um fim o quanto antes”. “Como o PT fazia no passado e fez durante a greve da PM em 2001, nós não torcemos para que o pior aconteça. Queremos uma solução imediata para o problema e estamos dispostos a colaborar no que for possível para que a greve termine logo”.
ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA ESTÁ CERCADA PELO EXÉRCITO
Marcelo Nilo pediu ajuda ao comando das Forças Armadas
A Assembleia Legislativa foi cercada no início da manhã desta segunda-feira (6) por cerca de 600 homens do Exército e 40 agentes do Comando Operações Táticas (COT), de acordo com as Forças Armadas. O objetivo deles é cumprir os 11 mandados de prisão contra policiais que ocupam a Casa desde a última terça-feira (31). O prédio foi isolado em uma manobra chamada pelo Exército de operação de isolamento. Os grevistas, que recusaram a proposta feita pelo governo de 6,5% de reajuste retroativo ao mês de janeiro, estão posicionados na rampa de entrada do edifício. Neste domingo, o presidente da AL-BA, deputado Marcelo Nilo, pediu ao general Gonçalves Dias, comandante da 6ª Região Militar, que desocupasse o local caso os policiais não deixassem o prédio até a meia-noite, o que não aconteceu. Informações do Correio.
MOLECAGEM OFICIAL
Na manhã deste sábado, minutos depois em que a comitiva do prefeito saía da sua residência com destino a Palmares, fui procurado em minha residência, que fica próxima à do nosso descansado alcaide, por um sujeito de sotaque português (talvez espanhol), dizendo-se vendedor de tapetes persas e maletas para advogados. O suposto vendedor foi atendido por minha esposa, pelo interfone, visto que em dias tão difíceis é arriscado se abrir a porta para desconhecidos. Como eu não estava em casa naquele momento, o insistente sujeito se retirou, mas prometeu voltar outra hora.
O mais intrigante, entretanto, é que o suposto ‘vendedor’ se apresentou dizendo que havia sido encaminhado à minha residência “pelo Sr. José Moura”, meu ilustre vizinho, e um certo deputado que se encontrava ao seu lado, no momento em que saíam em comitiva para Palmares. Se foi por gozação, não teve nenhuma graça, pois deixou minha esposa e meus filhos aterrorizados, com receio de se tratar de algum marginal se passando por vendedor, para assaltar a minha residência.
Imagino que no momento em que encaminhou os desconhecidos ‘vendedores’ à minha casa, o prefeito e o deputado não estivessem sóbrios, pois nenhuma autoridade, por mais despreparada que seja, de sã consciência, jamais agiria com tamanha irresponsabilidade.
Quando os supostos ‘vendedores’ retornaram, na manhã deste domingo, sugeri pelo interfone que retornassem à casa do prefeito e oferecessem os tapetes persas à endinheirada primeira dama e as malas pretas ao irmão do prefeito e ao ilustre deputado, pois assim teriam melhor serventia.
Gozação política eu até admito, mas molecagem, jamais…
Por DAVI FERRAZ
- 1