:: 11/fev/2012 . 19:59
ACABOU A GREVE DA PM NA BAHIA
ACABOU!!!
SALVADOR: Depois de 11 dias de paralisação, o comando de greve do grupo de policiais e bombeiros militares baianos, paralisados desde a noite do último dia 31 de janeiro, retomarão as atividades a partir deste sábado (11). A decisão foi tomada durante assembleia realizada nesta sexta-feira (10)
Além da revogação dos processos administrativos de PMs que participaram da greve e da anulação das prisões dos líderes da greve, o Governo aceitou o pagamento imediato da GAP IV (Gratificação de Atividade de Policial) e o pagamento da GAP V para março de 2013.
Com o acordo firmado, os policiais encerram a campanha salarial referente ao ano de 2012. Os policiais também terão reajuste de 6,5% retroativos à janeiro deste ano. Segundo os órgãos do governo estadual, nos últimos anos, a categoria teve ganho real – isto é, descontando a inflação- de mais de 30%.
Em contrapartida, os militares abriram mão da revogação do decreto de prisão dos policiais e bombeiros envolvidos nas ações grevista. De acordo com a categoria, a via judicial será o caminho direto para tentar negociar a liberação dos PM’s presos. Além disso, os policias militares garantiram que farão o policiamento ostensivo durante os dias de Carnaval.
Na manhã da última quinta-feira (09), policiais ligados a ASPRA (Associação de Policiais e Bombeiros do Estado da Bahia) desocupou o prédio da Assembleia da Assembleia Legislativa do Estado (ALBA), no Centro Administrativo (CAB).
Correio
GREVE DA PM ACABA EM ITABUNA
Greve da PM parou o movimentado comércio de Itabuna
ITABUNA: O esvaziamento da greve da Polícia Militar levou os soldados e sargentos de Itabuna, que ainda mantinham a paralisação, a decidir voltar ao trabalho. A decisão se deu há pouco mais de meia hora, numa assembleia no 15º Batalhão.
Policiais da cidade confirmaram que boa parte do contingente da PM em Itabuna já demonstrava a intenção de acabar com a greve. A prisão do líder Marco Prisco, o fim da mobilização em outras cidades e a convocação do comando-geral da PM para que soldados normalizassem a atividade demoveram a categoria de continuar na resistência. A falta de respostas do comando de greve em Salvador também fez os policiais itabunenses se sentirem isolados.
Há pouco, todas as viaturas que se encontravam retidas no 15º BPM foram liberadas e saíram para as ruas. Pela manhã, os grevistas já tinham autorizado a saída de viaturas com oficiais. Apenas os soldados e sargentos continuavam parados até o final desta tarde.
A informação é de que a greve em Ilhéus também acaba hoje.
Pimenta
FILHO DO ADVOGADO JACKSON GOMES MORRE EM ACIDENTE DE VEÍCULO
Pedro Henric estudou na Cooedita e fazia o curso de Física em Belo Horizonte
ITAPETINGA: Por volta das 7h deste sábado (11), no Km 02 da rodovia Itapetinga – Macarani, o jovem Pedro Henric, filho do casal de advogados Jackson Pereira Gomes e Jorgeane de Oliveira Moreira, perdeu o controle do veículo que dirigia e capotou por diversas vezes em uma ribanceira, sendo arremessado a uma distância de cerca de 150 metros.
O jovem ‘Peu’, que foi socorrido pelo Samu 192 e foi levado imediatamente para o Hospital Samur em Vitória da Conquista, não resistiu aos ferimentos e veio a falecer. Pedro Henric era estudante e completaria 20 anos no próximo dia 28 de fevereiro. O corpo está sendo necropsiado em Vitória da Conquista e deverá ser conduzido para Itapetinga, para sepultamento. O corpo será velado na 1ª Igreja Batista de Itapetinga, na praça Augusto de Carvalho.
Como colega e amigo do Dr. Jackson Gomes, manifesto aqui as minhas sinceras condolências pela inestimável perda.
DAVI FERRAZ
ITAPETINGA: FUNCIONÁRIOS DA VALEDOURADO SEM PLANO DE SAÚDE
ITAPETINGA: Funcionários da Valedourado estão reclamando na imprensa que a empresa deixou de pagar o convênio com a Unimed, deixando os seus empregados e familiares sem direito de utilizar o plano de saúde. Com isto a situação dos cerca de 200 empregados da empresa e seus dependentes ficou difícil, pois não podem recorrer também ao SUS, devido ao cancelamento dos atendimentos pelos hospitais Cristo Redentor e Raimundo Perazzo.
Representantes do sindicato que representa a categoria disseram no programa ‘Na boca do Povo’, na manhã deste sábado, que a direção da empresa havia prometido resolver o problema em reunião com os empregados, mas que ficou só na promessa.
Muitos empregados com problemas graves de saúde tiveram que suspender os seus tratamentos médicos, por não poderem mais contar com o plano da Unimed, embora os valores do convênio estejam sendo descontados nos seus contra-cheque, todos os meses.
O convênio com a Unimed foi firmado ainda no tempo da Leite Glória e esta é a primeira vez que a empresa deixa de efetuar o pagamento. Segundo os sindicalistas, a Valedourado alega “problemas de caixa”. Será…?
Da Redação
“CRISTO SÓ ATENDE EM CASO DE RISCO DE MORTE”, DIZ DR. GILVAN
Prefeito e secretária dizem que nada devem ao Cristo, mas Dr. Gilvan afirma que o município ainda deve o mês de dezembro de 2011 e manda fechar o Pronto Socorro. Quem não está falando a verdade?
ITAPETINGA: Em entrevista concedida neste sábado ao programa ‘Na Boca do Povo’, da Rádio Fascinação, o Diretor Médico do Hospital Cristo Redentor, Dr. Gilvan Matos, ratificou a posição do HCR em suspender todos os atendimentos a pacientes do SUS, em função do atraso no pagamento por parte da Secretaria de Saúde do município, que assumiu, a partir de dezembro de 2011, a gestão plena da saúde no município.
Durante a entrevista o diretor do HCR informou que fechou o Pronto Socorro para consultas e pequenas ocorrências, só atendendo pacientes do SUS em caso de “risco iminente de morte”.
Quanto à suspensão dos repasses por parte do município, Dr. Gilvan informou que recebeu ontem o pagamento referente a janeiro de 2012, mas que o mês de dezembro de 2011 ainda continuava em aberto. Com o repasse feito pela secretaria de saúde do município, o hospital teria pago os salários dos funcionários do hospital e outras despesas de extrema necessidade, mas que ainda tem dificuldade para quitar outras pendências, como por exemplo a conta de telefone do hospital, que se encontra cortado.
O médico ainda exibiu uma correspondência que recebeu da Secretaria Municipal de Saúde, na qual a própria secretária Zoraide Cruz informa que o município de Itapetinga assumiu a ‘gestão plena’ da saúde a partir do mês de dezembro de 2011, ficando, portanto, responsável pelo pagamento de todos os atendimentos do SUS realizados pelo HCR.
No final da entrevista, uma declaração do médico chamou à atenção: Dr. Gilvan apelou para que as pessoas se comportassem, para não haver nenhuma ocorrência criminal (tiros, esfaqueamentos, etc) durante o período em que o atendimento no hospital ficasse suspenso, “pedindo a Deus para ninguém passar mal”.
Resumindo: a saúde pública em Itapetinga continua nas mãos de Deus.
Por DAVI FERRAZ
- 1