:: 11/abr/2012 . 18:00
O PROMOTOR, O SECRETÁRIO, AS ÁRVORES E A MOTO-SERRA
Fotos: Sisinio Neto (Itapetinga na Mídia)
ITAPETINGA: Sob o pretexto de “levar segurança” para as pessoas que fazem cooper no Parque Poliesportivo da Lagoa, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Carlos Leôncio, e o promotor do meio ambiente, José Junseira, comandaram a derrubada de inúmeras árvores no entorno da lagoa, sob os olhares de indignação das pessoas que passavam pelo local e que custavam em acreditar no que viam.
A justificativa apresentada pelo promotor e pelo secretário do meio ambiente são totalmente descabidas e causaram revolta em toda a cidade, inclusive nas pessoas que fazem suas caminhadas na lagoa, que nunca relacionaram a insegurança no local com a existência das árvores.
Foi, sem sombra de dúvida, mais uma atitude infeliz do nosso promotor público e do secretário Leôncio, que têm o dever de preservar as poucas árvores existentes nas nossas ruas, praças e parques, da depredação e destruição. Lamentavelmente, fizeram o contrário.
Por DAVI FERRAZ
PROFESSORES DA REDE ESTADUAL DE ENSINO ENTRAM EM GREVE
Professores saíram em passeata pelas ruas de Salvador
SALVADOR: Professores da rede estadual de ensino da Bahia definiram durante assembleia nesta quarta-feira que entrarão em greve por tempo indeterminado a partir de amanhã. Os docentes alegam que o governo acordou com a categoria um aumento geral de salários de 22,22%, mas agora não quer mais cumprir o acordo. A gestão pública deverá aplicar o aumento somente aos professores de nível médio, que ficaram com os salários abaixo do novo piso nacional, de R$ 1.451,00.
A assembleia aconteceu no ginásio do Salesiano, em Nazaré, e a greve foi aprovada por unanimidade. A promessa é de que a paralisação só chegará ao fim depois que o governo do Estado cumprir a promessa de aumentar o salário dos professores de todos os níveis.
Após a assembleia, os trabalhadores saíram em passeata de Nazaré até a Praça da Piedade e planejam para a tarde a realização do calendário de atividades, que inclui reuniões das zonais na capital e reuniões das regionais no interior; campanhas publicitárias na TV e no rádio e nos ônibus. O comando de greve e diretores do sindicato cuidarão pessoalmente da movimentação da categoria.
Mais cedo, o governador Jaques Wagner concedeu entrevista ao apresentador Raimundo Varela no programa Balanço Geral e disse que não poderá aplicar o aumento, que será efetuado apenas ao nível mais baixo dos docentes. Segundo ele, a Lei de Responsabilidade Fiscal impedirá a gestão pública de cumprir com o desejo dos trabalhadores.
“Infelizmente, os professores desejavam que o aumento fosse estendido a todos, mas isso não será possível. Eu não tenho caixa para isto. Tenho que governar olho no olho. A Bahia tem um dos piores caixas do Brasil. São muitos moradores e uma grande extensão territorial para pouco dinheiro. A população precisa saber. Não estou reclamando. Sou governador com muito orgulho e inclusive fui para a rua pedir voto. Mas estou falando da realidade”, explicou.
Nesta quarta, deve seguir para a Assembleia Legislativa o projeto de lei que garantirá o piso salarial para a profissão no Estado. Se for aprovado, ele dará a 5.210 professores do nível médio a capacidade de aumentar os rendimentos. Segundo o Governo do Estado, 32.584 professores integrantes do magistério estadual já ganham acima do piso.
GERALDO TRINDADE É O PRÉ-CANDIDATO DO DEMOCRATAS
ITAPETINGA: O Diretório Municipal do DEM, reunido na noite de ontem deliberou pela escolha de Geraldo Trindade, ex-secretário municipal de educação e atual presidente da legenda, como pré-candidato a prefeito nas próximas eleições.
Com a recusa do ex-prefeito José Otávio Curvelo em ser o candidato o DEM passou a contar com os nomes de Geraldo Trindade, Naara Duarte e Renan Pereira. A vereadora Naara acabou retirando o seu nome do processo , ficando a escolha restrita aos outros dois pré-candidatos.
Em um processo conduzido com muita leveza e transparencia, o DEM conseguiu chegar à escolha do nome sem dissidências, nem rachas e acima de tudo com o apoio incondicional dos candidatos pelo DEM nas eleições de 2008 José Otávio Curvelo e Renan Pereira.
A expectativa agora recai sobre a escolha do pré-candidato do PMDB, que deverá ocorrer no próximo domingo (15), o que abrirá a possibilidade de união das oposições com vistas ao pleito de outubro.
Da Redação
- 1