:: jun/2012
CONVENÇÃO DO PMDB CONFIRMA CANDIDATURA DE KÁTIA ESPINHEIRA COM GILSON DE JESUS NA VICE
ITAPETINGA: A tão esperada convenção do PMDB, para confirmação da candidatura de Kátia Espinheira, aconteceu nesta sexta-feira, na câmara de vereadores de Itapetinga, com a participação maciça dos apaixonados ‘gabirabas’. A convenção transcorreu normalmente, durante todo o dia, mas o clímax aconteceu no final da tarde, com os peemedebistas lotando o auditório para ouvir os discursos das lideranças partidárias.
No encerramento da convenção, falou o presidente da Câmara de Vereadores, João de Deus, que ressaltou o seu trabalho à frente do legislativo municipal e a importância da eleição de Kátia Espinheira, uma mulher firme e determinada, amiga da população mais carente dos bairros pobres de Itapetinga. João de Deus também fez referência à liderança de Michel Hagge e reafirmou a força da sua candidata nos bairros periféricos da cidade e o crescimento da sua candidatura junto ao eleitorado do município.
O segundo orador da noite foi o vereador Gilson de Jesus (PCdoB), confirmado como candidato a vice-prefeito na chapa de Kátia Espinheira. Gilson falou sobre a sua trajetória política, relembrando as grandes lutas do passado, quando os antigos peemedebistas, divididos em duas legendas (PMDB 1 e PMDB 2), encerraram a campanha eleitoral de 1982 em um mesmo palanque, embora houvessem divergências ideológicas e programáticas nas candidaturas de Michel e Isai Amorim, mas que nem por isto os ‘homens de bem’ daquela época deixaram de lutar pelo bem comum de Itapetinga. Gilson foi ovacionado pela platéia e encerrou o seu pronunciamento dando um forte abraço em Michel e Kátia.
Em seguida, foi a própria candidata Kátia Espinheira quem usou da palavra, falando forte e emocionada para a atenta platéia que lotou o auditório. No meio do seu discurso, Kátia foi surpreendida com a chegada dos membros da executiva do PSB, vereador Dedé Morais, Gilvan Fiscal e o líder sindical ‘Dogão’, que decidiram apoiar a sua candidatura. Kátia continuou a seu discurso extremamente emocionada e agradeceu o apoio recebido do líder Michel Hagge e todos os ‘gabirabas’, que deverão marchar firmes com a sua candidatura. Com o lema “Agora é Ela”, Kátia ressaltou a importância de uma mulher no comando do governo municipal e concluiu conclamando a todos para marcharem juntos até a vitória do seu partido nas eleições de outubro. Os ‘gabirabas’ se emocionaram ao som dos antigos ‘jingles’ de campanha, principalmente a famosa versão da música ‘Gabiraba’, que levantou a platéia. Kátia foi aplaudidíssima e se emocionou com a manifestação dos seus correligionários.
Finalizando a convenção, o líder ‘gabiraba’ Michel Hagge falou para os convencionais, com a sua voz rouca, mas firme, ressaltando o seu apoio integral à candidatura de Kátia Espinheira, agradecendo à decisão do vereador comunista Gilson de Jesus de coligar-se com o PMDB e integrar a chapa majoritária como candidato a vice-prefeito. Emotivo, Michel tocou a platéia ao falar sobre a sua trajetória política e ao relembrar velhas lideranças, como o ex-prefeito José Vaz Espinheira, a quem qualificou como o grande prefeito e líder político de Itapetinga, em todos os tempos. Michel lembrou que Espinheira foi eleito prefeito por três vezes, todas as três com o seu apoio. Falando sobre as últimas eleições, em que o povo de Itapetinga decidiu acreditar nas promessas de mudança do atual prefeito e seu partido, Michel ressaltou que já sabia da falta de capacidade de trabalho do prefeito Zé Carlos e que nunca se enganou quanto ao fracasso da atual administração. Finalizando, Michel repetiu a seu velho jargão “gabiraba enverga mas não quebra”, arrancando os aplausos dos seus correligionários e admiradores.
A convenção foi encerrada em clima de grande festa, por volta das 18:30h.
CONFIRA MAIS FOTOS DA CONVENÇÃO DO PMDB:
ITORORÓ: CANDIDATURA DE MARCO BRITO SERÁ HOMOLOGADA NA CONVENÇÃO DESTE SÁBADO
Edineu Oliveira (DEM) indicará o vice na chapa de Marco Brito (PMDB)
Em convenção que será realizada neste sábado (30), na cidade de Itororó, o nome do ex-prefeito Marco Brito (PMDB) deverá ser confirmado como candidato a prefeito, para o pleito de outubro. A convenção do PMDB será realizada conjuntamente com o Democratas, que deverá indicar o candidato a vice-prefeito na chapa de Marco Brito, devendo as duas legendas coligarem também na proporcional.
A convenção municipal do PMDB e DEM será realizada na antiga loja da Cedro Pneus, no centro de Itororó, com início a partir das 08h da manhã. Marco Brito e Edineu Oliveira, líderes dos dois partidos, prometem uma grande festa, com a participação maciça dos seus filiados e correligionários.
Da Redação
SUPREMO CASSA LIMINAR E PROFESSORES EXIGIRÃO PAGAMENTO DOS SALÁRIOS CORTADOS POR WAGNER
Após o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, ter cassado a liminar que determinava a ilegalidade da greve dos professores da rede estadual de ensino, o Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia (APLB) exigirá na Justiça a devolução dos salários cortados.
Em entrevista ao Bahia Notícias, a diretora do departamento jurídico, Marilene Betros, contou que ainda nesta sexta-feira (29) a entidade “tomará as medidas cabíveis” para que o governo do Estado pague os salários dos grevistas. “Ele [Lewandowski] considerou que o foro competente para julgar essa matéria é o Tribunal de Justiça e não a 5ª Vara da Fazenda Pública. Por isso determinou que os autos sejam encaminhados para o Tribunal, o que significa não apenas a queda da liminar da ilegalidade do movimento, mas tem implicações no corte de salários e no confisco da contribuição sindical, que estavam amparados nessa decisão”, explicou.
Com a queda da determinação do juiz da 5ª Vara da Fazenda Pública de Salvador, Ricardo D’ Ávila, o processo volta para o TJ-BA que deve receber a documentação do caso já na próxima semana. “Isso posto, julgo parcialmente procedente o pedido formulado nesta reclamação […] apenas para cassar in totum a decisão ora impugnada, proferida, em 13/4/2012, na Ação Civil Pública 0329637-85.2012.8.05.0001, e determinar sua imediata remessa ao Tribunal de Justiça do Estado da Bahia, onde deverá ser originariamente processada e julgada à luz do que contido nas Leis”, diz a decisão do STF.
JUSTIÇA BLOQUEIA BENS DE ZÉ CARLOS, ZENÓBIO CIRQUEIRA, ISRAEL MIRANDA E BERNARDO VIDAL
Prefeito Zé Carlos junto com assessores da Bernardo Vidal, durante audiência pública
ITAPETINGA: Em Ação Popular movida contra o prefeito Municipal José Carlos, seu irmão Zenóbio Cirqueira, o assessor Israel Miranda e a empresa de consultoria Bernardo Vidal e Associados, o juiz titular da Vara da Fazenda Pública de Itapetinga, Dr. Daniel Falcão, acatou pedido de liminar e determinou o bloqueio dos bens do prefeito José Carlos Moura e demais envolvidos nas denúncias de fraude contra a previdência social.
As denúncias tiveram origem na contratação da Bernardo Vidal pela prefeitura municipal de Itapetinga, para ‘recuperar’ supostas contribuições previdenciárias pagas a maior pelo município, o que foi apurado e constatado através de uma CPI na Câmara Municipal, com sérias consequências para o município e o chefe do executivo.
Na esteira das denúncias apuradas na CPI, a Receita Federal já sequestrou cerca de R$ 1 milhão e 300 mil reais do Fundo de Participação do Município (FPM), o TCM imputou várias multas contra o prefeito e determinou a rescisão dos contratos da Vidal e de outro escritório de advocacia, contratados por valores exorbitantes, sem a devida comprovação dos serviços que deveriam ser prestados.
Agora, reconhecendo as irregularidades na contratação dos serviços da Vidal, a Justiça determinou o bloqueio dos bens de Zé Carlos, Zenóbio, Israel Miranda e da própria Vidal, para cobrir os prejuízos causados ao erário público.
Para quem desacreditava na CPI, aí está a resposta.
Por Davi Ferraz
JUSTIÇA FEDERAL INOCENTA O DR. JOSÉ OTÁVIO DE TODAS AS ACUSAÇÕES FEITAS PELA CGU
Processo contra o ex-prefeito foi arquivado pela Justiça Federal
Por Geraldo Trindade
Na quarta-feira dia 26 de junho a Justiça Federal chegou à conclusão que toda a população de Itapetinga já sabia: A TOTAL HONESTIDADE E LISURA DO EX-PREFEITO Dr. JOSÉ OTÁVIO CURVELO. Em 2003 Itapetinga recebeu uma fiscalização de uma equipe da CGU – Controladoria Geral da União, que a partir de um relatório recheado de más intenções e vinculações políticas proferiu uma série de acusações ao ex-prefeito e outros servidores municipais. A partir daí o Ministério Público Federal deu entrada num processo que colocava sob suspeita a conduta íntegra e ilibada do pai de família, político e médico que Itapetinga conhece e admira ha mais de 40 anos.
José Otávio Curvelo sempre foi exemplo vivo de que a política também pode ser sinônimo de retidão e honradez. Nunca comungou com a ideia de que existe em nosso país uma delinquência generalizada, de que o erário público está aí para locupletar administradores corruptos. Este não é o seu legado. Este, definitivamente, não é o exemplo que sempre deu a Itapetinga após dois mandatos consecutivos como prefeito. A leitura fria das acusações imputadas por uma equipe de auditores sabidamente impregnada por motivações políticas escusas, conduzia o leitor a uma ideia negativa da sua conduta. Entretanto, não existe malfeitor temporário, tampouco existe ímprobo extemporâneo. Pessoas de má índole pautam suas vidas seguindo sempre estes ditames. Da mesma forma, cidadãos de bem, como José Otávio Curvelo, podem expor sua vida pregressa de quarenta anos de serviços à análise e averiguação sem nenhum receio dos resultados, pelo contrário, terem nesse levantamento seu mais forte salvo-conduto da honra. Continue reading “JUSTIÇA FEDERAL INOCENTA O DR. JOSÉ OTÁVIO DE TODAS AS ACUSAÇÕES FEITAS PELA CGU” »
ALFREDO CABRAL É CONVIDADO PARA VICE NA CHAPA DE ZÉ CARLOS
Alfredo Cabral deve ser o vice de Zé Carlos
ITAPETINGA: Como já era esperado, o vereador Alfredo Cabral (PSD) acabou sendo convidado formalmente para compor a chapa majoritária do PT, juntamente com o atual prefeito José Carlos Moura. A decisão de convidar o vereador Alfredo Cabral para ser vice de Zé Carlos passou pelas cúpulas do PT e do PSD em Salvador, com a participação do prefeito Zé Carlos, que foi à capital para conversar pessoalmente com Rosemberg Pinto e o vice-governador Otto Alencar, presidente estadual do PSD e líder político do vereador Alfredo.
Em contato com a nossa redação, Alfredo Cabral informou que recebeu o convite do PT, mas que estaria consultando a sua base de apoio para tomar uma decisão, o que deve ocorrer até o meio dia desta sexta-feira, prazo acordado para que o vereador dê a sua resposta, dizendo se aceita ou não o convite.
A tendência, entretanto é de que Alfredo Cabral venha a aceitar o desafio, o que coloca uma pá-de-cal nas pretensões de outros postulantes à candidatura de vice na chapa petista, como o advogado ‘Tiquinho’, afilhado de Romildo Teixeira, e Alécio Chaves (PT), que ficou inelegível por não ter se desincompatibilizado do cargo de secretário de governo, no prazo legal.
A convenção do PT e partidos coligados acontece neste sábado (30), no Ginásio de Esportes de Itapetinga, na Av. Américo Nogueira.
Por Davi Ferraz
GILSON DE JESUS SERÁ O VICE NA CHAPA DE KÁTIA ESPINHEIRA
Vereador Gilson de Jesus (PCdoB)
ITAPETINGA: Depois de muitas idas e vindas, o vereador Gilson de Jesus (PCdoB) acabou finalmente aceitando o convite do PMDB e vai compor chapa com Kátia Espinheira, rumo às eleições de outubro. Com Gilson na vice, Kátia Espinheira finalmente respirou e vai para à convenção municipal desta sexta-feira, com muita confiança.
Gilson de Jesus é um dos quadros mais importantes da política de Itapetinga e deveria partir para o seu 6º mandato como vereador do município. Entretanto, depois de muita negociação, Gilson acabou aceitando o desafio de se candidatar a vice-prefeito ao lado de Kátia Espinheira, agregando força à chapa dos ‘gabirabas’.
Com a escolha de Gilson de Jesus, entretanto, a coligação encabeçada pelo PMDB pode perder um importante aliado, o PSB, que também pleiteava a vice, mas que deve compor agora com outros partidos, provavelmente com a coligação “Unindo Forças com Itapetinga’, formada pelo PV, PSDC e PTdoB, cujo candidato escolhido em convenção é o professor Ramiro Oliveira (PTdoB).
A convenção municipal do PMDB e PCdoB será realizada nesta sexta-feira, a partir das 09h, na Câmara Municipal de Itapetinga.
Por Davi Ferraz
COLIGAÇÃO PR/DEM REALIZA CONVENÇÃO NESTA SEXTA-FEIRA
ITAPETINGA: Com todas as pré-candidaturas definidas, PR e Democratas vão às convenções nesta sexta-feira (29), apenas para homologar os nomes de Arnaldo Teixeira para prefeito e Geraldo Trindade para vice. Para as eleições proporcionais, os dois partidos já definiram previamente que irão coligar-se, lançando uma chapa competitiva de candidatos a vereador, para fazer bonito nas eleições de outubro.
Dentre os nomes que irão concorrer à eleição proporcional, destacam-se a atuante vereadora Naara Duarte (DEM), campeã de votos em 2008, Fabiano Bahia (DEM), Dr. Luiz Eduardo Cruz, dentre outros excelentes nomes do DEM e PR.
A convenção será realizada no Ginásio de Esportes, localizado na Av. Américo Nogueira, previamente requisitado junto à Justiça Eleitoral, com início a partir das 13h, devendo finalizar às 19h, com os pronunciamentos dos candidatos e lideranças que apoiam a coligação encabeçada por Arnaldo Teixeira e Geraldo Trindade.
Da Redação
PMDB – EDITAL DE CONVENÇÃO
PMDB – PARTIDO DO MOVIMENTO DEMOCRÁTICO BRASILEIRO
COMISSÃO PROVISÓRIA MUNICIPAL – ITAPETINGA – BAHIA
EDITAL DE CONVOCAÇÃO DE CONVENÇÃO
O Presidente da Comissão Provisória do PARTIDO DO MOVIMENTO DEMOCRÁTICO BRASILEIRO – PMDB torna público que, em obediência ao disposto no art. 26, do Estatuto Partidário, foi convocada para o dia 29 de junho de 2012, das 09:00 às 17:00 horas, na Câmara de Vereadores a CONVENÇÃO MUNICIPAL para escolha de candidatos às eleições de 07 de outubro de 2012, com a seguinte ordem do dia:
A) Deliberação e autorização para formar coligação(ões) com outros partidos;
B) Escolha dos candidatos a Prefeito e Vice-Prefeito;
C) Escolha dos candidatos para vereador;
D) Deliberação e autorização sobre as coligações para as eleições proporcionais
Cumprindo o disposto no art. 87, parágrafo 2º e seus incisos, ficam convocados para a Convenção Municipal:
a) Membros Da Comissão Provisória Municipal;
b) Parlamentares do Partido com domicílio eleitoral no Município;
c) Delegados eleitos pelas Convenções Municipais ou Zonais;
d) Membros do Diretório Estadual com domicílio no Município.
Itapetinga-Bahia, 15 de junho de 2012
Laécio Alves Sobrinho
Presidente da Comissão Provisória do PMDB
A DESVALORIZAÇÃO DOS PROFESSORES NA BAHIA
Reginaldo de Souza Silva*
Com a legalidade da greve decidida pelo STF, os professores das escolas públicas da Bahia lutam há 78 dias, com salários cortados, contra a intransigência, irredutibilidade e cinismo da ditadura do (des)governo do Partido dos Trabalhadores na Bahia.
Procuram a valorização da categoria através da melhoria das condições de trabalho, garantia de um padrão mínimo de qualidade e salários decentes, ou seja, que o governo baiano cumpra o piso nacional de educação, que é de R$ 1.451 e o acordo feito com a categoria em 2011, sendo necessário um reajuste de 22,22%, pois conforme a legislação o piso é básico, podendo acrescentar a partir dele gratificações e benefícios. Continue reading “A DESVALORIZAÇÃO DOS PROFESSORES NA BAHIA” »
PROFESSOR PEDÓFILO MATA PAI DE ALUNA E É PRESO
CANDIBA: Um professor matou o pai de uma aluna na manhã dessa terça-feira (26) em Candiba. Edmar Gonsalves da Silva, 58 anos, que lecionava matemática teria se envolvido com a adolescente de 16 anos e o pai da garota, o comerciante Adevaldo Pereira da Silva, mais conhecido como Betinho por não aceitar a situação, reclamou o fato com o docente.
Após discussão e luta corporal, o pai da moça teria agredido o professor que estava armado e desferiu quatro tiros, matando na hora o micro-empresário. Edmar ficou ferido e foi levado ao Hospital Regional de Guanambi, mas já recebeu alta e segue preso na sede da 22º Coordenadoria de Policia. O matemático também é acusado de assédio sexual a outas garotas e a polícia começa investigar o caso. Informações do Joaquim José Show.
LISTA DOS FICHAS-SUJAS DO TCM SERÁ DIVULGADA NO DIA 5
O Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) somente divulgará no dia 5 de julho a tão esperada lista dos gestores e agentes públicos “fichas-sujas”. É o que noticia a coluna Tempo Presente da edição desta quarta-feira, 28, do diário A Tarde.
Segundo a coluna assinada pelo jornalista Levi Vasconcelos, o presidente do TCM, Paulo Maracajá, e o corregedor, Raimundo Moreira, marcaram audiência com a presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Sara Brito, para o dia 5, às 14 horas. “A agenda deles tem potencial para causar rebuliço em todos os quadrantes da Bahia: vão entregar a lista dos ex-prefeitos e vereadores que tiveram contas rejeitadas de 2004 cá, os potenciais fichas-sujas”, escreve Levi.
O número não está fechado, mas está beirando os 700, mais do dobro dos 280 encaminhados pelo TCE. Pelo visto pode ser considerada “a lista do fim do mundo”, já que chega no último dia do prazo legal para registro de candidaturas.
Pelo menos um dos atuais políticos com mandato eletivo em Itapetinga, deverá aparecer na lista. Outros dois ou três, estão sem mandato.
NINGUÉM ME AMA, NINGUÉM ME QUER…
Grupo ‘romildista’ acabou ficando isolado e vai às eleições sem perspectivas
ITAPETINGA: Se achando mais esperto do que o rei, o vereador Romildo Teixeira (PDT) bolou um plano político, que para ele e seus adeptos, parecia perfeito: formar um bloco forte de vereadores para barganhar cargos oficiais e outras vantagens do poder, podendo até servir de ‘fiel da balança’ na sucessão municipal.
O bloco parlamentar de Romildo foi formado com a adesão dos vereadores Jaci Bó, Valdeir, Nilton Bicheiro e Zé Roberto, além de um sem número de ex-vereadores aposentados politicamente, mas pendurados nas tetas da prefeitura e da câmara de vereadores. Todos ‘boa gente’, tirando os defeitos, é claro.
Na primeira tarefa, que foi a troca de apoio parlamentar por cargos, gasolina, mensalinhos, locações de veículos e mais uma infinidade de vantagens ilícitas, o ‘Bloco de Romildo’ foi feliz, e ainda é, porque todos estão lá nos seus devidos lugares, desfrutando das benesses que lhes foram concedidas pelo chefe do executivo.
Neste ponto, Zé Carlos foi ‘correto’, pois cumpriu, tintim por tintim, o que foi acertado com Romildo e sua cambada de aproveitadores. Romildo e seus asseclas também cumpriram a sua parte, votando em todos os projetos feitos nas coxas pela assessoria do prefeito, o que garantiu a ‘governabilidade’.
Achando-se prestigiado e na liderança de um grupo parlamentar ‘forte’, o insaciável Romildo engrossou o cangote e passou a vislumbrar voos mais altos, exigindo que o PT aceitasse o seu pupilo ‘Tiquinho’ como vice na chapa encabeçada pelo prefeito. Deu com os burros n’água e saiu chorando pelos cantos. Foi às rádios, ameaçou lançar o seu ‘poca urna’ como candidato a prefeito pelo PDT, mas ninguém lhe deu ouvidos. Bateu de porta em porta, propondo coligação com qualquer um que o aceitasse, inclusive com os candidatos da oposição, mas ninguém topou se misturar com ele e sua cambada de indesejáveis.
Acabou ficando sozinho, na rua da amargura, e vai ter que assistir a banda passar, tocando a sua marcha fúnebre, com já havíamos previsto a cerca de dois anos atrás. Sabedoria demais, dá nisto…
Por Davi Ferraz