:: 25/jun/2012 . 22:21
QUE ZORRA É ESTA?
Uma faixa publicitária da Prefeitura de Itapetinga vem chamando à atenção e causando indignação aos moradores da rua Otávio Rolim e adjacentes, no centro de Itapetinga, e merece uma explicação por parte do prefeito Zé Carlos e assessores. A faixa faz alusão a uma suposta reforma na escadaria que liga a praça da Igreja católica à rua Otávio Rolim, mas chama à atenção por um único e fundamental detalhe: a escadaria continua totalmente depredada, sem nenhum sinal de reforma. Estão querendo nos fazer de bestas? Quanto foi gasto na ‘obra’?
A PROPAGANDA ENGANOSA
A OBRA NÃO REALIZADA
QUEM SERÁ O VICE DE ZÉ CARLOS?
Escolha do candidato a vice fica de novo para a última hora
ITAPETINGA: A apenas cinco dias do prazo final para realização das convenções partidárias, uma dúvida ainda persiste nas hostes petistas em Itapetinga: quem será o candidato a vice-prefeito na chapa oficial do prefeito Zé Carlos? Embora vários nomes se apresentem para compor a chapa, há dificuldades na escolha, em virtude dos interesses que há por trás de cada um dos postulantes.
Um dos nomes mais cogitados e de maior peso político-eleitoral ainda é o do vereador Alfredo Cabral (PSD), que sequer foi ‘consultado’ pela cúpula petista, segundo ele próprio. Alfredo não diz que sim, nem que não, mas a tendência é não aceitar o desafio, caso seja convidado, por não ter havido nenhuma discussão sobre as condições em que o seu nome iria compor a chapa. Há dificuldades de relacionamento e de ponto de vista administrativo entre Alfredo e os manda-chuvas da prefeitura, Zenóbio Cirqueira e Israel Miranda. Com Zé Carlos, parece que ele mantém um bom relacionamento, mas há dúvidas se ele aceita ou não o desafio.
Outro nome que chegou a ser cogitado, tempos atrás, é o do ex-secretário da educação Alécio Chaves, que se afastou do cargo em abril, mas retornou ao governo para ocupar a função de Secretário de Governo, onde ainda permanece, o que o torna inelegível. Há documento legal, com data de 12 de junho, em que Alécio confirma estar no exercício do cargo de secretário no gabinete do prefeito, impedindo, assim a sua candidatura. Mesmo que não houvesse nenhum impedimento legal, o nome de Alécio dificilmente emplacaria, por absoluta falta de votos e peso eleitoral. Não somaria nada.
Assim, segundo os analistas e politiqueiros locais, só resta a Zé Carlos unir o ‘inútil ao desagradável’, aceitando o candidato ‘romildista’ Hildérico Nogueira, conhecido pela alcunha de ‘Tiquinho’, que anda babando para ser o escolhido, embora não tenha votos, peso eleitoral, nem mérito para ser o mescolhido. Se isto se consumar, Zé Carlos estará dando um verdadeiro ‘tiro no pé’ e assinando a sua capitulação ao que há de pior na política local: Romildo Teixeira e seus 40 correligionários.
As oposições dão o maior ‘apoio’ para que isto aconteça…
Por Davi Ferraz
GILVAN FISCAL É COTADO PARA VICE DE KÁTIA ESPINHEIRA
ITAPETINGA: As articulações para escolha do candidato a vice-prefeito na coligação encabeçada pela peemedebista Kátia Espinheira (PMDB) estão a todo vapor e podem ter um desfecho a qualquer momento. Com a decisão do PCdoB em coligar-se com o PMDB e PSB, o nome natural para compor a chapa com Kátia sempre foi o do vereador Gilson de Jesus PCdoB, mas o partido decidiu manter a sua candidatura ao legislativo, em virtude do vereador ser o seu principal “puxador de votos”.
Nas conversações com o outro provável aliado, o PSB, surgiu então a opção do nome do ex-PCdoB e PT Jorge Pantera, que também foi colocado em discussão, mas parece que não se chegou a um consenso quanto à viabilidade da sua candidatura a vice, e o martelo ainda não foi batido.
Agora, no bojo das discussões, surge o nome do funcionário público Gilvan Olegário, conhecido por “Gilvan Fiscal”, ex-petista histórico que abandonou a sigla governista por discordar das interferências na Executiva Estadual do PT nas decisões do Diretório Municipal, o que resultou na sua saída do PT para criação do PSB no município.
Segundo fonte ligada ao PSB, o convite a Gilvan já teria sido formulado pela própria Kátia Espinheira, mas por fidelidade e coerência partidária Gilvan preferiu submeter o convite à executiva do PSB, que deverá discutir o assunto em reunião agendada para esta terça-feira. Entretanto, há quem afirme que a decisão sobre o nome de Gilson de Jesus ainda não está fechada e que poderá haver um revertério, caso o comunista venha a aceitar a candidatura.
De uma forma ou de outra, as decisões sobre coligações têm que ser tomadas até o próximo dia 30 de junho, data limite fixada pela lei eleitoral.
Por Davi Ferraz
HERZEM E TICOLÔ FORMAM CHAPA DA OPOSIÇÃO EM CONQUISTA
PMDB e PSDB fecharam acordo com Claudionor na vice de Herzem
VITÓRIA DA CONQUISTA: As Eleições de 2012 mostram claramente maturidade política nos partidos de oposição em Vitória da Conquista. A meta de reunir forças agrupadas em torno de uma única candidatura vem sendo tentada há muitos anos. “Claudionor Dutra na vice é uma grande honra. Ele realizou a melhor Exposição do Brasil. O nosso projeto de governo, com certeza, será apreciado pelo eleitorado ávido por mudança”, disse Gusmão. A Chapa dependerá da homologada nas Convenções do PMDB e PSDB marcadas para o dia 30 de junho, às 11 horas, na Câmara de Vereadores.
Para a Eleição de 7 de outubro, a composição da Chapa Herzem Gusmão (Prefeito) e Claudionor Dutra (Vice), reunindo o PMDB e o PSDB, era tudo que almejava lideranças políticas do Estado da Bahia para outras cidades. Além do PMDB e do PSDB, os candidatos citados, terão apoio significativo do DEM, PRP e PMN.
Todos esses partidos reunidos, a depender da quantidade de candidatos a prefeito, poderão reunir tempo de mais ou menos 11 minutos no Rádio/TV para a propaganda eleitoral gratuita do TRE. Esse é o tempo ideal defendido por especialistas em propaganda eleitoral.
Resenha Geral
- 1