:: 8/jul/2012 . 19:37
COLIGAÇÕES DE DR. ARNALDO LARGAM COM 70 CANDIDATOS A VEREADOR
ITAPETINGA: Visando fortalecer a sua candidatura a prefeito, o candidato Arnaldo Teixeira (PR) priorizou a realização de coligações com diversos partidos e dá a largada na sua campanha eleitoral com nada menos de 70 candidatos a vereador, distribuídos em três coligações proporcionais: DEM-PSB, PR-PP e PSDC-PV-PTdoB.
Neste domingo, o candidato Arnaldo Teixeira, seu vice Geraldo Trindade e o líder democrata Dr. José Otávio Curvelo se reuniram com todos os candidatos a vereador das coligações que os apoiam, visando a integração dessas forças políticas e também passar informações e recomendações para o início da campanha. A reunião aconteceu no espaço Bells Beat, na Av. Isai Amorim, e contou com a presença maciça dos candidatos, seus familiares e colaboradores da candidatura de Dr. Arnaldo Teixeira.
Os vereadores Naara Duarte, Chiquinho e Fabiano Bahia marcaram presença e circularam ao lado de novas lideranças políticas que disputam uma vaga no legislativo, como os socialistas Gilvan Fiscal, Nem do Taxi e Jorge Pantera, Matheus Queiroz, Vera Moura, Black Power, professora Neide, dentre outros que candidatos a vereador.
CONFIRA MAIS FOTOS DO ENCONTRO: Continue reading “COLIGAÇÕES DE DR. ARNALDO LARGAM COM 70 CANDIDATOS A VEREADOR” »
SEM COLIGAÇÕES PROPORCIONAIS
A perda do prazo para registro dos seus candidatos pode trazer consequência inimagináveis para os partidos coligados com o PT de Zé Carlos. A explicação é simples: com a perda do prazo, os partidos da base do prefeito também deixaram de registrar as coligações, no prazo estipulado em lei. Para o registro das candidatos, a própria lei estabelece que pode ser feito, individualmente, até 48 horas depois do prazo legal, mas não estende o prazo para registrar as coligações. Assim, os partidos que iriam compor as coligações, terão que disputar as eleições proporcionais (vereadores), por partidos e sem coligações, o que representa o fim da linha para muita gente. Este é o entendimento dos especialistas Ademir Esmerim e Luiz Viana, os ‘papas’ do direito eleitoral na Bahia. Modestamente, também levantei esta hipótese em discussão com o chefe do Cartório Eleitoral em Itapetinga. A justiça vai ter que decidir mais essa ‘pendenga’.
PERDA DO PRAZO PARA REGISTRO PODE DERRUBAR COLIGAÇÕES
Para o especialista Ademir Esmerim, coligações podem cair
Deu na coluna Tempo Presente do jornal A Tarde: “Por desleixo, desatenção ou complicação documental, algumas coligações deixaram de fazer registro na Justiça Eleitoral anteontem, último dia do prazo legal. Quatro exemplos: em Barreiras, a prefeita Jusmari Oliveira (PSD), que tem como vice a deputada Kelly Magalhães (PCdoB); em Araçás o prefeito Wellington Coelho (PDT), cujo vice é o pai, José Coelho; em Iaçu, Carlos Almeida (PSDB), candidato da oposição; e em Itamaraju, Davaldísio Lima (PT), que fez uma exótica coligação com o PSDB (o vice, Élan de Lozinho, é tucano), perderam o prazo. Foi o suficiente para os adversários deles festejarem, achando que eles não serão candidatos. Não é bem assim. Consultamos dois especialistas em direito eleitoral, os advogados Ademir Ismerin e Luiz Viana Filho, e os dois são unânimes: ninguém deixa de ser candidato por isso. Em tais situações, os candidatos vão ter de pedir o registro individualmente e disputarão as eleições. Mas eles não têm lá muito o que festejar também, não. Resta a pendenga: com os pedidos individuais, as coligações caem ou não? Quem vai responder é a Justiça, mas há fortes indicativos de que sim”.
O caso do PT de Itapetinga, que também perdeu o prazo para registro dos seus candidatos, não foi citado pela Coluna Tempo Presente, mas se enquadra exatamente nesta questão, com os partidos concorrendo individualmente, caso seja confirmada a queda das coligações. Se isto ocorrer, fica difícil para alguns partidos eleger vereadores, fora outras complicações.
Vamos aguardar para ver o que decidirá a justiça eleitoral.
Da Redação (com informações do A Tarde)
- 1