:: 3/ago/2012 . 22:01
CRIME ECOLÓGICO ÀS MARGENS DO RIO CATOLÉ REVOLTA POPULAÇÃO
ITAPETINGA: Um escandaloso desrespeito ao meio ambiente está sendo praticado pela prefeitura de Itapetinga, na Av. Cesar Borges (Beira Rio), e vem chamando à atenção de todos que por ali passam. Sob o pretexto de construir um retorno para os veículos que trafegam em direção à rua Olímpio Vieira, a prefeitura mandou cortar árvores e invadir a ‘mata ciliar’ às margens do já poluído e assoreado Rio Catolé. Além de cortar árvores e jogar entulho a menos de 30 metros do leito do rio, o que é considerado crime ecológico, a prefeitura também vem aterrando o local e empurrando terra para o rio, que morre a cada dia.
Será que foi feito um estudo do impacto ambiental que deve preceder a esse tipo de intervenção? Quem emitiu a licença ambiental, foi o secretário do meio ambiente Carlos Leôncio? Aposto que ele nem foi lá para dar uma ‘olhadinha’. Onde está a nossa ‘atuante’ Promotoria do Meio Ambiente que não enxerga essas coisas?
Ahh, é melhor deixar prá lá…
Por Davi Ferraz
PROCURADOR DA REPÚBLICA ACUSA ZÉ DIRCEU DE LIDERAR O MENSALÃO
Roberto Gurgel, Procurador-Geral da República, durante julgamento do ‘Mensalão’
No segundo dia de julgamento da Ação Penal 470, o mensalão, o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, fez a acusação dos 38 réus do processo. Ele concentrou a sua denúncia na atuação do ex-ministro da Casa Civil José Dirceu. Gurgel citou trechos dos depoimentos de Roberto Jefferson e Marcos Valério em que foi afirmado que Dirceu tinha um papel de “liderança” no mensalão e que tudo era feito com o conhecimento do petista. Foram mencionadas reuniões, encontros e jantares de Dirceu e Marcos Valério com empresas e bancos para a obtenção de recursos e empréstimos.
IBOPE APONTA VITÓRIA DE ACM NETO NO PRIMEIRO TURNO
Candidatos à prefeitura de Salvador
SALVADOR: A primeira pesquisa sobre a sucessão da prefeitura de Salvador, realizada pelo instituto Ibope, aponta o candidato ACM Neto (DEM) com ampla margem de vantagem sobre os demais adversários e tendência de vitória no primeiro turno da eleição. De acordo com o levantamento estimulado – quando são oferecidos os nomes que concorrem ao pleito –, divulgado nesta sexta-feira (3) em primeira mão pelo Bahia Notícias, o democrata conta com 40% das intenções de voto contra 13% de Nelson Pelegrino (PT) e 8% de Mário Kertész (PMDB). Márcio Marinho (PRB) aparece em quarto, com 6%, seguido de Da Luz (PRTB), com 1%. O prefeiturável Hamilton Assis (PSOL) não pontuou. O Ibope ouviu 602 entrevistados entre os dias 29 de julho e 2 de agosto. A margem de erro é de 4 pontos porcentuais. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BA-00047/2012.
FIM DA GREVE DOS PROFESSORES
Governo e professores chegam a um acordo depois de 115 dias de paralisação
Os professores da rede estadual de ensino decidiram acabar a greve da categoria, que durava 115 dias, em assembleia-geral realizada na manhã sexta-feira (3), no Colégio Central, em Salvador. De acordo com a diretora jurídica do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia (APLB), Marilene Betros, os docentes recusaram a contraproposta do Palácio de Ondina, mas optaram em dar um ponto final à paralisação.
“Suspendemos a greve, mas a mobilização continuará. Nós precisamos que o governo cumpra o compromisso de não punir os professores, de devolução dos salários e das contribuições da APLB”, explicou, em entrevista ao Bahia Notícias. Segundo ela, as reuniões com as zonais da entidade serão mantidas até o fim do mês para manter as negociações com o governo do Estado. Emocionada, Marilene disse considerar que, apesar do corte de salários, do desgaste e das dificuldades, o movimento grevista foi positivo. “A avaliação que nós fazemos é a de que foi uma vitória.
A categoria sai da greve mais fortalecida, mais aguerrida e mais unida, compreendendo que a luta é que faz a vitória. Hoje eu tenho ainda mais orgulho de ser professor. Hoje eu tenho ainda mais orgulho de dirigir esta entidade”, exaltou Marilene, com a voz embargada. Ao longo do período de greve, 57 educadores foram demitidos e a APLB relata que outros sete morreram, não exatamente em função do movimento. Na próxima segunda (13), 100% das 1.408 escolas estaduais retomarão as aulas normalmente.
VIOLÊNCIA CORRE SOLTA NO RESIDENCIAL 12 DE DEZEMBRO
Violência no “Brogodó” virou uma constante e moradores estão aterrorizados
ITAPETINGA: Recebemos a mensagem do leitor assíduo do nosso site, Sr. Fernando Nunes Gusmão, relatando a insegurança no recém inaugurado Residencial 12 de Dezembro, conhecido popularmente como “Brogodó”. Vale lembrar que o apelido foi colocado pelos próprios moradores do 12 de Dezembro, em decorrência dos constantes tiroteios que acontecem no bairro, como ocorria na novela global “Cordel Encantado”. Confira o comentário de Fernando Gusmão:
“Devido ao grande clima de insegurança no bairro Residencial 12 de Dezembro, inclusive no dia de ontem, culminando na morte de um vendedor da Ambev, ocorrências de tráfico de drogas, e outras desordens, sugiro ao … prefeito José Carlos Moura, que construa um posto policial para uso da Polícia Militar naquele bairro, conhecido também como “Brogodó”. Que o prefeito faça pelo menos isso, para dar tranquilidade à minoria de pessoas de bem que residem naquele bairro. Fernando Nunes Gusmão.”
O vendedor da Ambev, segundo informações dos blogs policiais, foi atingido com com um tiro na nuca, mas sobreviveu. Um dos três menores que participaram do assalto a um mercadinho na entrada do 12 de dezembro e que deflagou o tiro contra o vendedor, acabou sendo morto pela PM.
Segundo o blog Itapetinga Agora, uma escola da Clerolândia, onde o menor morto pela PM estudava, “suspendeu as aulas em homenagem ao estudante criminoso”, relata o blog.
Da Redação
- 1