:: 14/set/2012 . 23:07
ITORORÓ: VEJA A DECISÃO QUE LIBEROU CANDIDATURA DE MARCO BRITO
O ex-prefeito de Itororó, Marco Brito (PMDB), esta apto para tentar retornar ao cargo de prefeito do município do sudoeste baiano. O prefeiturável teve o registro indeferido pela Justiça Eleitoral da 137° Zona, já que duas das três contas suas rejeitadas pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), durante os exercícios 2004, 2006 e 2008, foram acatadas pela Câmara de Vereadores.
A coligação “Unidos por Uma Itororó Livre”, liderada pelo peemedebista, recorreu à segundo instância, que considerou incapaz de julgar mérito, já que a 8ª Vara da Fazenda Pública decretou nulos os julgamentos realizados pelo Legislativo itororense. “Neste contexto, em se tratando de decisões conflitantes de órgãos juridicionais distintos, é de ressaltar que nos moldes do Artigo 9º do Regimento Interno do Tribunal Justiça do Estado Bahia, que eventual conflito de competência entre juízes deve ser dirimido pela Câmara Cível”, escreve o juiz relator do processo Carlos Alberto Dutra Cintra.
Ainda segundo o magistrado, conforme Art. 15 da Constituição Federal, suspende-se os direitos políticos nos casos de condenação criminal transitada em julgado, enquanto durarem o seu efeito. “Condenação desprovida de caráter definitivo em sede de ação civil pública. Afastamento de inegibilidade em ambos os casos. (…) Tendo em vista que o atendimento às exigências contidas na Lei Complementar Nº 64/90, naquilo que toca ao afastamento das inegebilidades, impõe-se acolher a pretensão do candidato e negar provimento ao recurso da coligação”, decidiu à unanimidade a corte eleitoral baiana. Clique aqui e veja o inteiro teor da decisão.
CARAVANA DE DR. ARNALDO SE ENVOLVE EM ACIDENTE
Veículos engavetaram em quebra-molas próximo à Azaléia, na saída para Bandeira
Ascom PR
ITAPETINGA: Os candidatos Arnaldo Texeira e Geraldo Trindade realizaram ontem, durante toda a tarde, um animado corpo a corpo em Bandeira do Colônia, com expressiva participação dos moradores do distrito, junto com o candidato a vereador representante do Bandeira, Antônio do Hospital, e a comitiva que acompanhou os candidatos da majoritária. Entretanto, o bate-papo que deveria acontecer à noite foi suspenso, devido a um acidente envolvendo veículos da caravana que ia ao encontro dos candidatos a prefeito e vice da Coligação Novo Tempo para Itapetinga, em Bandeira do Colônia.
Tão logo souberam do acidente, preocupados, os candidatos Arnaldo Texeira e Geraldo Trindade suspenderam o bate-papo que teriam no distrito logo mais e deslocaram-se para Itapetinga, considerando que poderia haver vítimas necessitando de cuidados. A falta de sinalização de um quebra-molas localizado na pista ao fundo da fábrica da Azaléia foi apontada como sendo a causa do engavetamento de três dos 40 veículos da caravana do 22, que seguiam para Bandeira do Colônia no início da noite.
PETISTA MIRALDO MOTA APOIA CANDIDATURA DE ARNALDO TEIXEIRA
ITAPETINGA: Acabaram, enfim, as especulações. O petista Miraldo Motas, que foi preterido pela Executiva Estadual do PT para disputar as eleições de outubro, manifestou o seu apoio ao candidato do PR, Arnaldo Teixeira, e deve, a partir de agora, integrar à campanha do 22. A decisão de Miraldo Mota foi manifestada no Programa Eleitoral Gratuito que foi ao ar na manhã desta sexta-feira, através das emissoras de rádio, onde o próprio Miraldo esclareceu as razões da sua decisão.
Segundo os coordenadores da campanha de Arnaldo Teixeira, outros políticos de expressão ainda poderão aderir à campanha do 22, não excluindo a possibilidade de alguns deles serem do próprio PT e partidos da base do atual prefeito Zé Carlos. Muitos candidatos a vereador pelo grupo do prefeito vêm manifestando insatisfação com os rumos da campanha petista e já estariam de malas prontas para mudar de lado e apoiar o candidato do PR.
Por Davi Ferraz
GUERRA DE PESQUISAS, SEM PESQUISAS
Se existe alguma pesquisa sobre a sucessão municipal em Itapetinga, é só para consumo interno dos partidos. Como nenhuma delas, foi até agora, registrada na Justiça Eleitoral, oficialmente não existem. Mesmo assim, não falta candidatos, afirmando de pés juntos, que estão ganhando, nas pesquisas que eles mesmos mandaram fazer ou ganharam de presente de algum deputado ou empresario, querendo levar vantagem. Chutam números, índices, colocação dos adversários, etc., etc…
Se depender dessas pesquisas, divulgadas de boca em boca, todos estão ganhando e vamos ter uma eleição empatada entre os três candidatos, pois ninguém quer admitir que está na segunda ou na terceira colocação. Todos se declaram vencedores, em primeiríssimo lugar.
Como uma boa pesquisa, registrada no TRE, é relativamente cara, vamos ter que conviver com o oba, oba dos candidatos e seus cabos eleitorais, pois pesquisa de verdade, encomendada por alguma instituição independente e realizada por instituto fidedigno, não interessa a nenhum dos candidatos. Preferem enganar a si próprios e confundir os eleitores.
Mas isto também faz parte do jogo…
Por Davi Ferraz
- 1