:: 9/out/2012 . 23:56
MAIORIA DO SUPREMO CONDENA ZÉ DIRCEU POR CORRUPÇÃO ATIVA
BRASILIA: Após o voto de outros três ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) nesta quinta-feira (9/10), o ex-ministro da Casa Civil, José Dirceu, foi condenado pelo crime de corrupção ativa. Cármen Lúcia, Gilmar Mendes e Marco Aurélio Mello aumentaram o placar para seis votos a favor da condenação nesta terça-feira.
Leia mais notícias em Especial Mensalão
Os ministros que o condenaram foram: Joaquim Barbosa, Rosa Weber, Luiz Fux, Cármen Lúcia, Gilmar Mendes e Marco Aurélio Mello. Celso de Mello e o presidente da Corte Carlos Ayres Britto só vão votar na próxima sessão, que será na quarta-feira (10/10). Considerado o “chefe da quadrilha” que armou o esquema do mensalão sobre a compra de votos de parlamentares, Dirceu foi absolvido pelo revisor do processo, Ricardo Lewandowski, e pelo ministro Dias Toffoli.
Além de Dirceu, também estão condenados por corrupção ativa o ex-presidente do Partido dos Trabalhadores, José Genoino, o ex-tesoureiro, Delúbio Soares, o advogado Rogério Tolentino, e todo o núcleo publicitário: Marcos Valério e os sócios, Cristiano Paz e Ramon Hollerbach, além de Simone Vasconcelos.
O último ministro a votar nesta terça-feira, Marco Aurélio Mello, reafirmou a participação de Dirceu no esquema: “José Dirceu realmente teve uma participação acentuada nesse escabroso episódio”. Para ele, o ex-ministro da Casa Civil agiu claramente em conluio com os outros réus petistas José Genoino e Delúbio Soares.
Correio Brasiliense
BAHIA NO HORÁRIO DE VERÃO
O governador Jaques Wagner confirmou que, pelo segundo ano consecutivo, a Bahia está incluída no Horário de Verão. A adoção segue desejo da maioria dos empresários de setores industriais e de comércio, segundo o mandatário baiano.
Dentre os defensores da mudança, está a Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb). Os dirigentes da entidade destacam que o estado responde por 55% das exportações do Nordeste e os países têm como referência o horário oficial (Brasília). A mudança fará com que os baianos adiantem o relógio em uma hora a partir do dia 21 deste mês.
A VONTADE DA MINORIA
Publicado no Facebook
IVAN É O NOVO PREFEITO DE ITAMBÉ
Ivan Fernandes volta à prefeitura de Itambé para mais um mandato
ITAMBÉ: Os itambeenses compareceram as urnas neste domingo e elegeram os novos comandantes do poder executivo municipal. Com 57,32%, num total de 7.731 votos, Ivan Fernandes do PSD foi eleito prefeito de Itambé. Para governar a cidade pelos próximos quatro anos, Ivan terá ao seu lado o atual vereador, Dr. Humbertinho Lopes.
Foram 1.975 votos de frente em relação ao candidato da situação, o vereador Eduardo Gama, que obteve 5.756 votos, o equivalente a 42,68%.
O município de Itambé possui 18.172 eleitores. Compareceram às urnas 14.451 eleitores. Foram registrados 3.721 abstenções, 170 votos em branco e 794 votos nulos.
Após a divulgação oficial dos resultados da eleição, uma multidão saiu às ruas em caminhada para comemorar a vitória dos representantes da Coligação Unidos por Itambé. E a festa ainda não terminou. Nesta segunda já foram realizadas caminhadas e carreatas pela própria população. Itambé Agora
AGORA É A VEZ DE ZÉ DIRCEU
O Supremo Tribunal Federal (STF) retoma o julgamento do mensalão, com a análise da participação do ex-ministro José Dirceu no esquema. O petista poderá ser condenado nesta terça-feira (9) pelo crime de corrupção ativa. Outros dirigentes do partido também são julgados. Os ministros da Corte avaliam se os petistas corromperam integrantes de quatro partidos – PP, PMDB, PTB e o extinto PL (atual PR) – em troca de apoio parlamentar para o governo Lula. Dirceu já foi considerado culpado pelo crime de corrupção ativa por três membros do Supremo: Joaquim Barbosa, Rosa Weber e Luiz Fux. O revisor do processo, Ricardo Lewandowski, se manifestou pela absolvição do antigo chefe da Casa Civil.
A sessão do julgamento prevista para esta segunda (8) foi adiada em função do primeiro turno das eleições, ocorrido no domingo (7). Estão previstos para esta terça os votos dos ministros Dias Toffoli, Cármen Lúcia, Gilmar Mendes, Marco Aurélio Mello e do presidente do STF, Carlos Ayres Britto. O ministro Celso de Mello votará em outra sessão, já que terá um compromisso pessoal em São Paulo. Informações do G1.
- 1