:: 23/out/2012 . 23:37
CALOTE EM ITABUNA
O deputado federal Geraldo Simões (PT) é acusado de aplicar calote de até R$ 900 mil em auxiliares de campanha, informa o Blog do Ricky. O parlamentar teria emitido cheques sem fundos de sua conta pessoal para pagamento de compromissos de campanha da esposa, Juçara Feitosa (PT), candidata derrotada à prefeitura de Itabuna. Um canal de TV a cabo e agência de propaganda estariam no rol dos atingidos pelos cheques voadores, além de 28 colaboradores envolvidos na produção dos programas de rádio e televisão da candidata.
DEPUTADA ÂNGELA SOUSA REIVINDICA POLÍTICAS PÚBLICAS PARA IDOSOS
ILHÉUS: A deputada estadual Angela Sousa, do PSD, afirmou hoje que políticas públicas voltadas para os idosos devem ser priorizadas em toda a Bahia. De acordo com a parlamentar, a Bahia e o Brasil avançam em direção a um cenário no qual o declínio das taxas de natalidade associado ao aumento da expectativa média de vida devem promover um considerável aumento na população de idosos, o que requer atenção de legisladores e de governantes responsáveis pela execução de projetos.
A deputada, que conta com o apoio do vice- governador Otto Alencar e de diversos prefeitos e prefeitas eleitas em toda a Bahia, tem sido motivo de referencias elogiosas de empresários, lideranças eclesiásticas, políticos e membros de diversos setores da sociedade em função de sua atuação em favor dos idosos, considerada tão competente quanto exemplar.
Políticos do Sul da Bahia
PESQUISAS ELEITORAS PODEM ESTAR SENDO MANIPULADAS EM CONQUISTA
VITÓRIA DA CONQUISTA: Segundo matéria postada no Blog da Resenha Geral, a reportagem foi informada de que institutos vêm realizando pesquisas em Vitória da Conquista, entrevistando pessoas em auditórios de hotéis da cidade e convidando lideranças, tanto da zona urbana como na zona rural, para serem entrevistadas. Segundo relatos de pessoas que participaram do encontro, existe um flagrante direcionamento na pesquisa, para beneficiar o candidato, Guilherme Menezes, do PT, que tenta a reeleição.
Leitores do Blog da Resenha Geral ligaram para a reportagem do Blog para informar sobre a iniciativa. Uma delas, inclusive, filmou a abordagem, que demonstra a clara intenção de beneficiar o candidato da situação.
O Partido dos Trabalhadores, através da coligação ‘Frente Conquista Popular’, foi multado após apresentar uma pesquisa que mostrou números visivelmente manipulados e desacreditados pelo placar eleitoral no 1° turno. A assessoria jurídica do candidato da oposição, Herzem Gusmão (PMDB), da coligação ‘Conquista quer Mudar’, vem tomando as devidas providências para evitar a divulgação de pesquisas tendenciosas que possam confundir o eleitorado.
Pesquisas internas da Farani, que não foram registradas, apontam o candidato Herzem Gusmão na frente na disputa do 2° turno.
No primeiro turno, a diferença das pesquisas divulgadas pelo PT com a realidade do resultado eleitoral foi gritante. Em uma delas, publicada pela Hoje in Data, mostrava o candidato do PT com 48, 73% e o adversário, Herzem Gusmão (PMDB), com apenas 28,60%. Já no resultado eleitoral o petista obteve 49,12% e o peemedebista 40,24%, sacramentando o segundo turno na cidade.
HOMEM COMPARECE AO PRÓPRIO VELÓRIO E CAUSA MAIOR ALVOROÇO
ALAGOINHAS: O lavador de carros Gilberto Araújo, de 41 anos, foi ao “próprio” velório em Alagoinhas, após sua família ter reconhecido erradamente o corpo de outro homem no Departamento de Polícia Técnica (DPT) como se fosse seu. A semelhança do morto, de identidade ainda desconhecida, com o lavador causou o engano dos parentes de Araújo desde o reconhecimento até o velório. “Foi um susto. As meninas caíram, desmaiaram. Teve gente correndo. A rua encheu de moto, de carro, de tudo”, relatou a vendedora Maria Menezes, ao relatar a reação das pessoas à chegada de Araújo ao velório.
Previsto para o final da manhã de segunda-feira (22), o enterro foi cancelado e o corpo, devolvido à Polícia Técnica. “Vai ser ter tudo desconstituído e agora vai ser mais trabalho para a Justiça, tanto documental, quanto processual. Iremos começar do zero mais uma vez”, afirmou o delegado Glauco Suzart.
Informações do G1.
QUEM SALVARÁ ROMILDO?
ITAPETINGA: De todos os candidatos derrotados na última eleição, o mais inconformado é o vereador Romildo Teixeira (PDT), sem sombra de dúvida. Tendo ficado na 1ª suplência do seu partido, Romildo luta desesperadamente para encontrar um jeito de continuar na vereança, deslocando algum dos três eleitos do seu partido, Valdeir, Zé Roberto e Nídia Oliveira, para alguma secretaria municipal, o que o colocaria de novo na câmara municipal.
Não vai ser fácil a tarefa do pretensioso vereador, que preparou um esquema para se dar bem, subestimando os seus companheiros de partido, a quem julgava meros ‘engrossadores de caldo’, já que se julgava a estrela do grupo, com reeleição ‘garantida’. Mas a estratégia não funcionou, graças à sua imensa rejeição junto ao eleitorado e a quebra do esquema de ‘bocas de urnas’, uma forma disfarçada de compra de votos.
Para complicar ainda mais a situação do ‘nobre edil’, nenhum dos três vereadores eleitos pelo PDT tem preparo para assumir uma secretaria municipal, a não ser que o prefeito Zé Carlos queira continuar desafiando o bom senso e a inteligência da população, nomeando gente sem nenhuma qualificação para cargos importantes na prefeitura. Já bastam os ‘zeros à esquerda’ que compõem o seu atual secretariado, que precisam ser substituídos urgentemente, a bem do serviço público.
Assim, só resta a Romildo Teixeira aceitar alguma assessoria nos gabinetes dos seus correligionários eleitos, chorar nos pés do ‘santo’, ou ficar rogando praga para que alguém ‘parta desta para uma melhor’ e ele acabe assumindo a tão sonhada vereança.
Vai ser uma dura espera…
Por Davi Ferraz
- 1