novembro 2012
D S T Q Q S S
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
252627282930  
Acesse o Sudoeste Hoje via Mobile em qualquer lugar!
leitores online


:: nov/2012

LIXÃO NOS FUNDOS DA PREFEITURA

Esta foto postada no Facebook mostra o total descaso do prefeito de Itapetinga e sua equipe, em relação à limpeza da cidade e até dos prédios públicos. Na foto pode-se observar a grande quantidades de lixo acumulado nos fundos do prédio da prefeitura, bem ao lado do muro do fórum da cidade, onde, dentre outras tralhas acumuladas, estão vários tambores de produtos químicos, empilhados. É preciso uma limpeza urgente, dentro e fora do paço municipal.

COMUNICADO INTERNO

 

A despeito dos esforços da Empresa na tentativa de preservar sua competitividade, a mesma vem registrando sucessivos e elevados prejuízos financeiros em decorrência do aumento da competição, causado pela excessiva entrada de produtos importados a preços muito baixos, não compatíveis com a estrutura de custos da Vulcabras|Azaléia na Bahia.

Por essa razão, a Empresa está implementando uma complexa estratégia de reestruturação das operações industriais na Bahia. Esse processo implica na desativação das operações industriais das suas filiais neste estado, concentrando suas atividades na matriz em Itapetinga.

A redução de custos operacionais diretos e indiretos é inevitável. Com isso, a Empresa simplificará a complexidade de sua gestão operacional e administrativa assim como os fluxos logísticos, buscando tornar-se viável novamente. Para tanto, a Empresa terá que encerrar as atividades de suas 12 plantas industriais de suas 10 Filiais localizadas nos municípios de Caatiba, Firmino Alves, Itambé, Itapetinga (com exceção da matriz), Itororó e Macarani.

A Vulcabrás│Azaléia, na mais absoluta transparência e boa-fé, se dispõe a negociar previamente com o sindicato da categoria profissional a situação dos empregados afetados e compensações decorrentes, comprometendo-se a respeitar integralmente os seus direitos legais.

No período de transição entre este anúncio e efetivo fechamento das Filiais, a Empresa prestará todas as informações aos seus empregados que sempre deram o melhor de si para manter os negócios da Vulcabrás|Azaléia.

A Vulcabras|Azaléia continuará sendo o maior empregador do setor no Brasil e um dos maiores do estado da Bahia. Esse evento é resultado de um complexo processo de reestruturação pelo qual passa a empresa, com o objetivo de superar as dificuldades atuais e de trazê-la, mais uma vez, aos patamares de crescimento que sempre foram símbolo da empresa. 

Se houver algum questionamento por parte de órgãos da imprensa, por favor, encaminhem o solicitante para nossa assessoria de imprensa.

Cordialmente,

 A diretoria

ITAPETINGA: VULCABRAS – AZALEIA FECHA TODAS AS 12 FILIAIS NA REGIÃO

12 fábricas da Azaleia foram fechadas nesta sexta-feira 

 

Como já fora anunciado em primeira mão pelo Sudoeste Hoje, através de matéria postada em 1º de novembro passado,  a Vulcabras – Azaleia determinou, nesta sexta-feira, o encerramento das atividade nas suas 12 filiais situadas nas cidades de Itororó, Itambé, Macarani, Bandeira do Colônia (Distrito de Itapetinga), Rio do Meio, Firmino Alves, Caatiba e Itaiá (Distrito de Itororó), com a demissão sumária de cerca de 3.500 empregados.

Através de comunicado feito pelos gerentes locais, a Vulcabras/Azaléia informou também que os funcionários trabalharão até o dia 14 de dezembro, quando os interessados em continuar na fábrica poderão optar em trabalhar na matriz, localizada em Itapetinga.

Embora os governantes e diretores da Azaleia continuem negando, o fechamento das 12 filiais na região faz parte de um plano maior da indústria calçadista, que é o encerramento definitivo das sua atividades na Bahia, o que representará um duro golpe para a economia de Itapetinga e região.

Apesar deste desastre econômico para a região, nenhuma autoridade a nível municipal, estadual ou federal se posicionou a respeito do assunto, o que confirma a tese de que Itapetinga está entregue à própria sorte.

Por Davi Ferraz 

ITORORÓ: ADROALDO NÃO CUMPRE TAC E JUIZ MANDA FECHAR MATADOURO

Prefeito Adroaldo prometeu reformas no matadouro, mas não cumpriu

 

Por ordem do Juiz de Direito da Vara Cível de Itororó, Dr. Marley Cunha Medeiros, foi efetuado a interdição do matadouro municipal de Itororó na tarde desta sexta-feira, 30. O fato poderá ser um duro golpe a economia local, já que, o fechamento das filiais da Vulcabras/Azaléia de Bandeira do Colônia e Itororó, aconteceu também na tarde de hoje.

O Ministério Público propôs, na última quarta-feira, 21/11, duas ações civis públicas na Vara Cível da Comarca de Itororó visando à interdição dos matadouros de Itororó, de Firmino Alves e de Itaiá, interior deste Município, depois de esgotado o prazo estabelecido no TAC (Termo de Ajuste de Condutas), que não foram cumpridos pelos prefeitos de Itororó, Adroaldo Almeida,  e Firmino Alves, Padre Agnaldo, através do qual se comprometiam a realizar reformas e adaptações nos matadouros até 31 de outubro de 2012, mas não fizeram.

Continue reading “ITORORÓ: ADROALDO NÃO CUMPRE TAC E JUIZ MANDA FECHAR MATADOURO” »

DILMA VETA PARCIALMENTE LEI DA DIVISÃO DOS ROYALTIES DO PETRÓLEO

 

O governo federal anunciou, em entrevista coletiva, no Palácio do Planalto desta sexta-feira (30), que a presidente Dilma Rousseff vetou parcialmente a lei que altera a divisão dos royalties de petróleo. A mandatária decidiu barrar, como já havia sido especulado, o artigo que mudaria as regras de distribuição desses tributos referentes a campos já explorados para estados não produtores. O anúncio foi feito pelo ministro de Minas e Energia, Edison Lobão. Por outro lado, a medida provisória que deverá ser publicada nesta segunda-feira (3) mudará a participação sob as novas reservas exploradas dos estados produtores, que cairá de 26,5%, para 20% em 2013 e os não produtores, que recebiam 7%, passam a 21% no próximo ano. As fatias aumentam para ambos nos anos seguintes. Segundo anunciou o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, com a MP, todos os royalties de contratos futuros serão destinados para educação, para ser distribuído pela União a estados e municípios. BN

PROTESTOS EM ILHÉUS ATINGEM WAGNER

 

Em visita ao município de Ilhéus, nesta quinta-feira, o governador enfrentou várias manifestações e protestos contra a sua atuação. Em um deles,  de um grupo de educadores gritavam palavras de ordem como “traidor” e exibiam cartazes mostrando insatisfação com a condução da greve dos profissionais do magistério da rede estadual. A categoria parou por 115 dias em meados deste ano. Um dos cartazes dizia “Minha educação não é privada, mas o governo (sic) ta c$ga$ndo nela”. A polícia fez cordão de isolamento, separando manifestantes e comitiva das autoridades. Não houve incidente. Pimenta

ÁGUA SUJA DO SAAE ESTÁ DE VOLTA

Em alguns bairros de Itapetinga, a água do SAAE chega assim às torneiras, para desespero da população. Em um bairro central da cidade, o morador teve o cuidado de registrar o fato, colocando nos garrafões a água normal e a que está caindo em sua casa. Compare e veja a diferença. A população exige providências urgentes!

PERSEGUIÇÃO MALUCA…

Rua Ibicaraí: do lado do “adversário”, pedra, do lado do “correligionário”, asfalto com verba federal

 

ITAPETINGA: Nas recentes obras de asfaltamento, com verba do OGU (Orçamento Geral da União), estava prevista a pavimentação da Avenida Flamengo, no bairro Primavera, e assim foi feito. Entretanto, para atender ao pedido de um correligionário que tem um comercio de carnes na rua Ibicaraí, a prefeitura autorizou uma “esticadinha” no asfalto até a porta do importante eleitor, mas restou um dilema: a proprietária do bar em frente é opositora ferrenha ao prefeito.

Como para tudo tem um “jeitinho”, o prefeito mandou asfaltar só um lado da rua, onde fica o açougue do seu correligionário, deixando o outro lado, onde fica o bar da opositora, na pedra bruta, como demonstra a foto.

O curioso é que a obra está sendo feita com verba federal e a rua Ibicaraí não consta da relação de vias públicas a serem beneficiadas com o projeto. Com a palavra a Caixa Econômica Federal, responsável pela liberação dos recursos e pela fiscalização das obras.

Por Davi Ferraz

MISSIONÁRIA DE ITAPETINGA CONTINUA PRESA NO SENEGAL

 

O senador Magno Malta (PR-ES) disse, nesta quarta-feira, 28, no Senado Federal, em Brasília, que dois missionários brasileiros presos no Senegal devem ser soltos em, no máximo, 10 dias. O pastor mineiro José Dilson, líder do projeto Obadias, e a missionária baiana de Itapetinga Zeneide Moreira Novaes estão presos acusados de acolher e evangelizar crianças que frequentam escolas islâmicas naquele país do continente africano.

Segundo informou o pastor José Sanches, do projeto Fronteiras África, os missionários foram enviados à região de Mbur, no Senegal, pela Agência Presbiteriana de Missões Transculturais (APMT). Ambos permanecem retidos e foram transferidos para a cidade de Thiés, vizinha ao local onde foram detidos, para prestarem novos depoimentos.

O senador Magno Malta visitou os brasileiros presos em companhia dos deputados Paulo Freire e Ronaldo Fonseca. Antes da viagem, os congressistas visitaram a embaixada do Senegal, em Brasília, onde ficaram sabendo que aquele país é laico, embora o Senegal tenha 94% de pessoas de confissão islâmica. “Há quase 400 mil crianças, quase meio milhão de crianças, abandonadas na rua. E lá nós temos um pouco mais de 250 brasileiros, missionários, que deixaram um país que esta com a economia estabilizada”, discursou o senador. Continue reading “MISSIONÁRIA DE ITAPETINGA CONTINUA PRESA NO SENEGAL” »

ITAPETINGA: CONTAS DO PREFEITO ZÉ CARLOS SÃO REJEITADAS PELO TCM

Contas de Zé Carlos  sofre rejeição por não alcançar índice do FUNDEB e extrapolar na despesa com pessoal, dentre outras irregularidades

As contas da Prefeitura de Itapetinga foram rejeitadas, na tarde desta quarta-feira (28/11), pelo Tribunal de Contas dos Municípios, sob a administração de José Carlos Cruz Cerqueira Moura, correspondentes ao exercício financeiro de 2011.

O conselheiro José Alfredo Dias, relator do processo, em função da extensa quantidade de reincidências e erros cometidos pelo prefeito, determinou a formulação de representação junto ao Ministério Público, aplicou multas de R$ 46.800,00, equivalente a 30% dos vencimentos anuais, devido a não redução de despesa total com pessoal, e outra de R$ 10.000,00 pelas demais irregularidades contidas no relatório.

O gestor ainda deverá ressarcir aos cofres municipais, com recursos pessoais, a quantia de R$ 24.056,00, correspondente a não comprovação da veiculação ou publicação de matérias publicitárias pagas, e R$ 14.543,29 pelo pagamento de multas e juros por atraso no pagamento de obrigações.

O Município de Itapetinga, situado no centro sul baiano, apresentou uma receita no montante de R$ 84.904.562,23 e realizou despesas na ordem de R$ 84.808.247,94, justificando dessa forma um superávit orçamentário de execução no importe de R$ 96.314,29.

Das obrigações constitucionais, a gestão não teve o mesmo desempenho positivo, demonstrando investimento insuficiente de R$ 12.559.307,60 no pagamento da remuneração dos profissionais em efetivo exercício do magistério com recursos do FUNDEB, alcançando assim um percentual negativo de 59,28%, pois o mínimo é de 60%.

O mesmo ocorreu em relação a despesa total com pessoal, revelando a reincidência do gestor, vez que em 2009 e 2010 os gastos já haviam extrapolado o limite legal de 54%, e no exercício em análise, atingiu o índice de 63,50% da receita corrente líquida de R$ 79.919.456,31, comprometendo de vez o mérito das contas.

Além das irregularidades mencionadas há ainda a omissão e cobrança do pagamento de multas e ressarcimentos impostos pelo Tribunal, relatório controle interno deficiente e o atraso dos demonstrativos e comprovação da divulgação dos Relatórios Resumidos da Execução Orçamentária, e de Gestão Fiscal.

A relatoria recomenda ao prefeito que devolva à conta específica do FUNDEB os montantes de R$ 406.895,60, R$ 256.601,24 e R$ 101.998,11, respectivamente, referente ao desvio de finalidade na aplicação dos recursos relativos aos exercícios anteriores.

Íntegra do voto do relator das contas da Prefeitura de Itapetinga.

 Fonte: TCM

CONFIRMADO: AZALEIA FECHA 12 FILIAIS ATÉ O FINAL DE DEZEMBRO

Entrevista do advogado do sindicato à Rádio Jornal

 

ITAPETINGA: Como o Sudoeste Hoje já havia antecipado no início deste mês (01.11), a Vulcabras-Azaleia vai mesmo desativar as suas filiais instaladas na micro-região de Itapetinga, até o final deste ano, mantendo aberta apenas a matriz da fábrica em Itapetinga, que poderá ser também desativada até o final de 2013, no mais tardar.

Quando publicamos a matéria neste site, muita gente duvidou e até os locutores oficiais da prefeitura cuidaram de fazer um patético desmentido nas emissoras de rádio, acompanhado de foguetório, afirmando que a nossa matéria não passava de mero “factoide” para  desgastar o prefeito, e que a Azaleia havia garantido que continuaria na região, fazendo mais investimentos.

Hoje, entretanto, foi o próprio representante do Sindicado Verdade, ligado à CUT e ao PT, que foi às emissoras de rádio para confirmar o que já havíamos antecipado há quase um mês, para tristeza geral de Itapetinga e região.

Com a desativação das fábricas localizadas em Itororó , Itambé, Bandeira, Macarani, Rio do Meio, Firmino Alves, Caatiba e Itaiá,  (Itororó, Macarani, Bandeira e Itambé têm duas filiais cada), cerca de 3.200 a 3.500 funcionários (30%) serão demitidos imediatamente, da mesma forma que ocorreu no fechamento das outras filiais no ano passado.

O anúncio oficial do fechamento das filiais deverá ser feito pela direção da fábrica, na próxima sexta-feira (30).

Falta de aviso não foi…

Por Davi Ferraz

 

ITARANTIM: GIDEÃO MATOS É ABSOLVIDO PELO TRIBUNAL DE JUSTIÇA

 

Nesta terça-feira a 1ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça da Bahia absolveu o prefeito do Município de Itarantim, Gideão Matos, acusado em duas ações penais de descumprimento de ordens judiciais.

Gideão Matos pelo menos se livrou desta condenação, mas o prefeito eleito Paulo Fernandes (PSB), promete fazer uma auditoria na prefeitura a partir de janeiro.

ROSEMBERG NA CÁPSULA DO TEMPO

 

Charge do Borega (impagável) ironiza a decisão do PT de fechar com a reeleição de Marcelo Nilo na Assembleia Legislativa, dando um verdadeiro “chega prá lá” no postulante petista Rosemberg Pinto. Publicado no  Bahia Notícia

A AZALEIA NÃO É FLOR QUE SE CHEIRE…

 

Na semana passada, disse aqui sobre a voracidade dos empresários que defendem o excomungado e falido capitalismo como sistema de melhorias no mundo, apesar de todos os dias, nos dá exemplo de que em todo o planeta ele amplia a desigualdade social e dizima sociedades inteiras, deixando como legado para a humanidade um rastro de miséria na história das sociedades. Um leitor incauto perguntou-me se eu vivo em outro planeta, eu digo que sim, de vez em quando passo aqui para saber como estão as coisas, e lá no nosso planeta as coisas são diferentes. O planeta terra vai se acabar em alguns anos por obra e graça do capitalismo criminoso das indústrias e seus algozes que não torna a casa onde moram os “humanoides” um lar mais humano para todos.

Os “humanoides chefes” em busca de mais e mais riquezas exploram a natureza ao ponto de vê-la chorar lágrimas de sangue, fazendo-nos vir, a olhos nus, que a camada de ozônio, com sua asa de mãe protetora que nos agasalha desde a fundação do mundo, e está mais depenada ou mais furada que tábua de pirulito, com certeza pelos mesmos empresários que geram desenvolvimento em regiões pobres como a nossa, mas que não largam mão de poluir o ar que, de extrair da terra o melhor que a terra pode dar sem se preocupar em trabalhá-la de forma sustentável, de modo que ela sempre retorne a ser a terra mãe das próximas gerações, nem de es escravizar os trabalhadores irmãos nossos dessa mesma região. Continue reading “A AZALEIA NÃO É FLOR QUE SE CHEIRE…” »

PREFEITO DE EUNÁPOLIS É CONDENADO A 3 ANOS DE PRISÃO

 

EUNÁPOLIS: A 1ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça da Bahia condenou o prefeito de Eunápolis, Robério Oliveira(PRTB), a três anos e três meses de reclusão, além da perda do mandato e inelegibilidade por cinco anos. O gestor foi acusado de fazer autopromoção em publicidade governamental.

De acordo com o Núcleo de Investigação de Crimes Atribuídos a Prefeitos (CAP), do Ministério Público Estadual, Oliveira cometeu o crime em 2005, quando contratou a empresa Bureau Comunicação e Marketing, pelo valor de R$ 77 mil, para editar e distribuir 20 mil exemplares de uma revista. A pretexto de divulgar ações do governo, a revista fez ligação do nome do prefeito com obras e serviços do município, o que é proibido.

A conduta de Oliveira foi apresentada pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) ao Ministério Público, que denunciou o prefeito ao Tribunal de Justiça. O chefe do executivo de Eunápolis irá recorrer da decisão.


  • 15 de outubro de 2024 | 08:00


  • 10 de outubro de 2024 | 17:32


  • 1 de outubro de 2024 | 10:51


  • 10 de abril de 2024 | 22:24


  • 31 de janeiro de 2024 | 22:20


  • 22 de novembro de 2022 | 22:03


  • 8 de novembro de 2022 | 22:44


  • 8 de novembro de 2022 | 22:31


  • 8 de novembro de 2022 | 22:23


  • 8 de novembro de 2022 | 22:11

  • RSSArquivo de Quentinhas & Boas »


WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia

Cópia não pertimitida!