:: 5/nov/2012 . 21:18
PROMOTOR DE VERDADE FAZ ASSIM
Promotor conseguiu o afastamento do prefeito de Jitaúna e secretários
A juíza da comarca de Jitaúna, Juliana Campos, determinou o afastamento cautelar do prefeito do município, Edisio Alves, da secretária municipal de Educação, Lilian de Oliveira, da vereadora Marileide Santana e do diretor de finanças do município, João Matos. A magistrada acatou requerimento do Ministério Público estadual. Oficiais de Justiça também realizaram busca e apreensão de documentos nos dias 30 de outubro, na sede da Prefeitura Municipal de Jitaúna, e dia 31, na sede da Secretaria Municipal de Educação.
A ação civil pública por ato de improbidade administrativa com pedido de antecipação de tutela do promotor Francisco Melo Mascarenhas foi motivada por atraso no pagamento dos salários de servidores municipais que não apoiaram o prefeito Edísio Alves, na última eleição municipal, e ausência de repasse e apropriação indevida dos valores descontados nas folhas dos servidores públicos. De acordo com a ação, também não houve repasse das contribuições sindicais descontadas da remuneração dos servidores.
O promotor afirmou que foi concedida licença prêmio de 90 dias aos professores municipais, com o objetivo de justificar a contratação irregular temporária de professores substitutos em troca de participação efetiva na campanha eleitoral dos candidatos ao cargo de prefeito e vereador indicados pelos acionados. Para ocultar a prática ilícita, os recém-contratados prestaram serviço à Prefeitura Municipal de Jitaúna sem integrar o quadro de pessoal. Com informações do Correio.
MORDOMIAS CORTADAS?
ITAPETINGA: Depois de 4 anos de salários turbinados em até 130%, por conta de uma absurda lei aprovada a toque de caixa em janeiro de 2009, para beneficiar um seleto grupo de secretários e assessores da prefeitura, o prefeito Zé Carlos resolveu, emfim, dar fim – ou dar um tempo – na desenfreada gastança que fazia a alegria de muita gente e gerava ciúmes a outros tantos.
Segundo o Decreto nº 716/2012, publicado no Diário Oficial Eletrônico do Município da última quinta-feira (1), o prefeito resolveu revogar as concessões de todas as gratificações inseridas na folha de pagamento (RTI), “generosamente” concedidas aos servidores de provimento temporário e alguns efetivos designados para funções de confiança.
Como justificativa para o corte das mordomias, o prefeito alega a diminuição das receitas municipais, a possibilidade de aplicação de multas por parte do TCM e até a ameaça de reprovação das suas contas pelo órgão.
Com a medida, os abastados secretários e assessores municipais terão que sobreviver dos seus salários “secos’, até que as coisas voltem à normalidade. Para Zé Carlos fazer uma ‘maldade’ dessa com os seus ‘fiéis escudeiros’, as coisas devem estar indo de mal a pior com as finanças municipais.
Por Davi Ferraz
ENTENDA A ELEIÇÃO AMERICANA
Flórida, Ohio, Pensilvânia e Colorado são alguns dos estados que recebem maior atenção dos candidatos à presidência dos Estados Unidos às vésperas da eleição do próximo mandatário, nesta terça-feira. Nesses estados, a diferença entre o democrata Barack Obama e o republicano Mitt Romney nas pesquisas de intenção de voto é inferior a 5 pontos percentuais, o que configura empate técnico.
Em uma eleição indireta, como a americana, a vitória dentro de cada um dos estados é que importa, e o desempenho nessas unidades da federação pode decidir quem será o futuro presidente. Diferentemente do sistema brasileiro, quando o eleitor americano vota em um candidato ele escolhe, na verdade, um colégio eleitoral dentro de seu estado, composto por delegados, que só então elegerá o presidente.
Em todo o país, o colégio eleitoral reúne 538 delegados, de 50 estados e do distrito de Columbia, onde fica a capital Washington. O censo populacional define a quantos representantes cada estado tem direito – quanto maior a população, maior o número de delegados. Leia mais no G1.
ROSEMBERG VOLTA A SONHAR COM PRESIDÊNCIA DA ASSEMBLEIA
Rosemberg Pinto sonha em entrar, mas Marcelo Nilo não quer sair…
A bancada estadual do PT deve realizar uma reunião ainda esta semana para avaliar o resultado das eleições e discutir a sucessão à presidência da Assembleia Legislativa, a qual o atual presidente, Marcelo Nilo (PDT), deve disputar pela quarta vez. Entre os petistas, o mais interessado no encontro é o deputado estadual Rosemberg Pinto. Ele deve reforçar seu interesse na sucessão de Nilo e pedir ao partido apoio à sua pretensão. O argumento de Pinto, que vem convencendo alguns colegas petistas, é de que se eles não disputarem a eleição agora, podem ter que dar adeus definitivo à presidência nesta década. Afinal, ninguém sabe o que vai acontecer na sucessão do governador Jaques Wagner, em 2014.
Política Livre
SELEÇÃO DE ITAPETINGA ESTÁ FORA DO INTERMUNICIPAL
Foto Itapetinga News
A seleção de Itapetinga está desclassificada para as oitavas de final do Campeonato Intermunicipal de Futebol, depois da derrota para o selecionado de Itabuna, neste domingo (4), no Estádio Primavera.
Nos 90 minutos do tempo regulamentar, Itapetinga e Itabuna não saíram do empate e a partida eliminatória seguiu para a disputa nos pênaltis, onde brilhou a estrela do goleiro do Itabuna, Everton. Ele defendeu três penalidades e garantiu a classificação do time sul-baiano.
Com a desclassificação, a seleção de Itapetinga adia, mais uma vez, o sonho de se tornar tri-campeã do Intermunicipal. Os dois únicos títulos da seleção itapetinguense foram conquistados na década de 90.
Da Redação
- 1