:: 15/nov/2012 . 18:54
ESPECIAL: A MALDIÇÃO DO PETRÓLEO
Macaé, a “capital do petróleo”
Veja
A perspectiva de perda de uma gorda fatia da receita dos royalties antecipa, para municípios próximos da Bacia de Campos e o estado do Rio de Janeiro, a maldição do petróleo. Como os repasses dependem de um recurso natural finito, era sabido que um dia esse dinheiro farto sumiria – e por isso era necessário criar alternativas de receita e evitar a dependência extrema dos royalties e participações especiais. A rigor, esses recursos têm por função compensar danos ambientais, sociais e a sobrecarga de infraestrutura que a pesada indústria do petróleo exerce sobre as cidades. Agora, que a mudança na lei pode redistribuir esses recursos, vêm à tona as distorções, como gordas fatias de dinheiro destinadas a municípios não necessariamente sacrificados pela atividade petroleira. E a constatação é de que em duas décadas os royalties serviram mais aos interesses dos governantes que aos da população, pois não houve a transformação dessa riqueza em desenvolvimento econômico de fato. Continue reading “ESPECIAL: A MALDIÇÃO DO PETRÓLEO” »
RÉUS DO MENSALÃO SE PREPARAM PARA PASSAR O NATAL NA CADEIA
Condenados no julgamento do mensalão já se preparam para passar o Natal na cadeia por acreditarem que o Supremo Tribunal Federal (STF) pode acatar pedido do Ministério Público e determinar a prisão dos condenados, informa a coluna de Mônica Bergamo, da Folha de S. Paulo. No entanto, de acordo com a jornalista, nem todos os ministros da Corte concordam com a prisão imediata dos réus e preferem a definição da pena de todos os envolvidos ao final do julgamento. Ainda segundo a coluna, o ex-ministro José Dirceu tem repreendido parentes e amigos que choram ao telefone com a perspectiva de prisão que se aproxima. O petista garante estar preparado para o pior e afirma que terá uma rotina na cela, com exercícios físicos e estudo.
CONSUMIDOR DENUNCIA COBRANÇA DE TAXA ILEGAL PELO SAAE
ITAPETINGA: Segundo denúncia de um leitor do blog, que pediu para não ser identificado, o SAAE de Itapetinga, depois de aumentar as contas de água em quase 22% e turbinar as taxas de esgoto em quase 43%, estaria tentando aplicar nos pobres e sofridos consumidores de Itapetinga, a famosa cobrança do “SE COLAR, COLOU”, cobrando de uma enorme quantidade de residências uma “Taxa de Religação” no valor de R$ 26,00, embutida em inúmeras constas de água e esgoto. Um detalhe: muitos desses consumidores nunca tiveram o seu fornecimento de água cortado.
Quando os consumidores vão ao SAAE reclamar, os funcionários nem contestam, pois já têm a resposta na ponta da língua: “O SAAE não devolve dinheiro, o(a) senhor(a)receberá um crédito na próxima conta”. Em resumo, o SAAE está tomando dinheiro emprestado junto aos consumidores, por 30 dias ou mais, sem juros e correção, e até com perspectivas de não devolver. Se isto se confirmar, é caso de polícia, pois o rombo já deve estar estratosférico.
Da Redação
AYRES BRITTO SE DESPEDE DO SUPREMO
O ministro Ayres Britto se despediu nesta quinta-feira (14) do Supremo Tribunal Federal (STF). Ele definiu a tarde de hoje como “mágica e definitiva”, já que entrará em outra fase da vida: de aposentado. “Eu sou extremamente feliz, por isso, o tempo passou tão rápido”, disse emocionado. Em seu discurso, o ministro ressaltou a importância de ser um “guardião da Constituição Federal” e agradeceu a todos os advogados que o homenagearam: “Eu hoje estou sem condições de fazer um discurso com começo, meio e fim, porque me sinto possuído, tomado pela emoção”.
- 1