dezembro 2012
D S T Q Q S S
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031  
Acesse o Sudoeste Hoje via Mobile em qualquer lugar!
leitores online


:: 5/dez/2012 . 22:43

COMISSÃO DO TRABALHO DA CÂMARA FEDERAL DISCUTIRÁ DEMISSÕES NA AZALÉIA

Audiência Pública foi solicitada pelo deputado federal Daniel Almeida (PCdoB), a pedido do vereador Gilson de Jesus

 

A Comissão do Trabalho da Câmara Federal aprovou na manhã de hoje (5)  a realização de uma audiência pública, solicitada pelo deputado federal Daniel Almeida (PCdoB), para tratar do fechamento de 11 das 12 unidades da Vulcabrás Azaléia no parque industrial de Itapetinga. O encontro acontecerá no dia 19 de dezembro, às 14h30, no Plenário 12.

Serão convocados para a audiência, representantes do Ministério do Trabalho, Ministério da Indústria e Comércio, Ministério da Fazenda, Secretaria de Indústria e Comércio e Secretaria de Trabalho, ambas do estado da Bahia, representante da Vulcabras Azaleia, dos Sindicato dos Trabalhadores de Calçados da Região de Itapetinga, prefeitos da cidades atingidas pela decisão, e representantes do Fórum de Entidades Não Governamentais de Itapetinga.

Ascom Daniel Almeida

FECHAMENTO DA AZALEIA TEM REPERCUSSÃO NACIONAL

MORRE O ARQUITETO OSCAR NIEMEYER

 

A dez dias do seu aniversário de 105 anos, o arquiteto carioca Oscar Niemeyer morreu na noite desta quarta-feira (5) no Rio de Janeiro. Internado desde o dia 3 de novembro no Hospital Samaritano, em Botafogo, na zona sul carioca, o arquiteto teve uma piora na última terça-feira (4) quando uma infecção respiratória alterou seu estado clínico. Niemeyer se formou em arquitetura e engenharia na Escola Nacional de Belas Artes em 1934 e se tornou uma referência internacional na área. Ao lado de Lúcio Costa, ajudou a dar forma à nova capital e concebeu edifícios como o Palácio da Alvorada e o Congresso Nacional. Ele foi o primeiro brasileiro vencedor do prêmio Pritzker, o Oscar da arquitetura. Niemeyer deixa a mulher, Vera Lúcia, 67, com quem se casou em 2006. Deixa ainda quatro trinetos, 13 bisnetos e quatro netos, filhos de Anna Maria, sua única filha, morta em junho deste ano aos 82, fruto de seu casamento com Anita Baldo, de quem ficou viúvo em 2004. Com informações da Folha.

SAFADEZA EM DOSE DUPLA

Vender o voto já é uma prática que, por si só, gera péssimas consequências para a sociedade. Mas em Ibicoara, na Chapada Diamantina, o comércio ilegal nas últimas eleições pode ter acabado em decepção para quem negociou com o então candidato Arnaldo Pires (PSL), que se elegeu prefeito. Matéria publicada nesta terça-feira, 4, no jornal A Tarde, noticia que Pires é acusado não só pela compra de votos, mas por tê-lo feito com o uso de cédulas falsas e cheques sem fundo. A denúncia é da candidata derrotada, Sandra Regina Gomes Vidall (PCdoB), atual prefeita. O prefeito eleito nega as acusações e as classifica como “choro de perdedor”. Ele diz ainda que foi perseguido pela prefeita durante a campanha e lembra que Sandra Regina teve as contas de seus três primeiros anos de governo rejeitadas pelo TCM. Pimenta

IMPACTO DEVASTADOR

O fechamento de 12 unidades da Vulcabras Azaleia, anunciado na última sexta-feira, terá um impacto devastador na economia dos seis municípios-sede das fábricas. Ao todo, foram quatro mil trabalhadores demitidos. Na pequena Firmino Alves, na microrregião de Itabuna, o fechamento da fábrica deixará desempregada cerca de 80% da mão de obra formal da cidade. Segundo dados do Cadastro Geral de Emprego e Desemprego (Caged), do Ministério do Trabalho, Firmino Alves tem 693 empregos formais, dos quais 570 estão na unidade da Azaleia. Em Itororó, também na região de Itapetinga, o impacto na mercado formal é da ordem de 60%. Dos 2.068 empregos formais, 1.242 estão na indústria calçadista. A situação não é diferente em cidades como Caatiba, Itambé, Macarani, cujas economias estão fortemente calcadas na produção de calçados. Em Itapetinga, cidade-sede da Azaleia na Bahia, o impacto tende a ser menor, já que a matriz continua em funcionamento. A TARDE

ROSEMBERG DÁ O “AR DA GRAÇA” DEPOIS DA COBRANÇA DE SANDRO REGIS

Rosemberg Pinto rebate cobranças de Sandro Régis no caso Azaléia

Depois que a Azaleia fechou 12 fábricas, Rosemberg fala sobre soluções

 

O deputado estadual Rosemberg Pinto (PT) rebateu, em entrevista ao Bahia Notícias, a cobrança feita pelo líder do bloco do PR/PSDB na Assembleia Legislativa, Sandro Régis, que afirmou que o petista deveria intervir na questão do fechamento da Vulcabras/Azaleia. “Eu estava presidindo a seção e respondi no mesmo momento. Estamos tratando do assunto há um ano. No primeiro momento fizemos uma intervenção junto ao governo federal e [a presidente] Dilma [Rousseff] criou um mecanismo para proteger a vinda de produtos da China e o governo do Estado criou uma medida de ampliar o abatimento dos impostos em 99%, a anistia de ICMS. O máximo que o governo pode fazer para evitar prejuízo e não gerar desemprego”, argumentou o parlamentar. Rosemberg explicou que a crise vivida pela empresa foi gerada pela forte presença de produtos importados da China, que custam mais barato. A prática, conhecida como dumping, gera uma concorrência desleal. “A China colocou produtos no Brasil através do Taiwan e Indonésia, o que gerou uma crise lenta. Wagner fez uma reunião com o ministro Guido Mantega para achar uma solução”, lembrou. Continue reading “ROSEMBERG DÁ O “AR DA GRAÇA” DEPOIS DA COBRANÇA DE SANDRO REGIS” »

SANDRO RÉGIS COBRA INTERVENÇÃO DE ROSEMBERG NO FECHAMENTO DA AZALEIA

Sandro Régis cobra intervenção de Rosemberg Pinto no fechamento da Azaleia

 

O líder do bloco do PR e PSDB na Assembleia Legislativa, Sandro Régis, cobrou do deputado Rosemberg Pinto (PT) uma intervenção na questão do fechamento da Vulcabras/Azaleia, que implica na demissão de cerca de 4 mil empregados de municípios baianos. Com matriz na cidade de Itapetinga, reduto eleitoral de Rosemberg, a empresa fechou 12 plantas industriais de 10 filiais localizadas em Caatiba, Firmino Alves, Itambé, Itapetinga, Itororó e Macarani. “Subo aqui nesta tribuna para fazer um apelo ao deputado Rosemberg Pinto. Há um ano trouxe essa discussão e o deputado disse que eu não me preocupasse, porque o governo já tinha resolvido o problema da Azaleia e a fábrica não ia fechar”, lembrou Régis. Continue reading “SANDRO RÉGIS COBRA INTERVENÇÃO DE ROSEMBERG NO FECHAMENTO DA AZALEIA” »

MACARANI: TCM APROVA CONTAS DO PREFEITO CARLINHOS

Enquanto quase todos os municípios da nossa região tiveram suas prestações de contas do ano de 2011 rejeitadas pelo Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM), nas ultimas semanas, o prefeito Antônio Carlos Macedo Araújo, Carlinhos, de Macarani, teve suas contas aprovadas pelo Tribunal na sessão realizada na ultima quinta-feira, 29 de novembro, repetindo-se o que vem ocorrendo desde o ano de 2009, quando Carlinhos assumiu o comando da cidade. As contas de 2011 do Prefeito Carlinhos foram aprovadas, embora com ressalvas, porque, segundo o Tribunal de Contas encontravam-se regulares. O Parecer Prévio pela aprovação das contas ainda deverá ser publicado nas próximas semanas.

As ressalvas, que são comuns no exame das contas dos municípios pelos técnicos dizem respeito a questões de ordem formal, que sempre ocorrem quando se trata de contabilidade. Mesmo com a aprovação das suas contas, por causa das ressalvas feitas, o prefeito Carlinhos terá de pagar uma multa de R$ 9 mil reais, o que não significa condenação à sua gestão, mas um alerta para que as divergências encontradas pelos técnicos entre a forma da prestação das contas e as resoluções do TCM não se repitam. Continue reading “MACARANI: TCM APROVA CONTAS DO PREFEITO CARLINHOS” »


  • 15 de outubro de 2024 | 08:00


  • 10 de outubro de 2024 | 17:32


  • 1 de outubro de 2024 | 10:51


  • 10 de abril de 2024 | 22:24


  • 31 de janeiro de 2024 | 22:20


  • 22 de novembro de 2022 | 22:03


  • 8 de novembro de 2022 | 22:44


  • 8 de novembro de 2022 | 22:31


  • 8 de novembro de 2022 | 22:23


  • 8 de novembro de 2022 | 22:11

  • RSSArquivo de Quentinhas & Boas »


WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia

Cópia não pertimitida!