:: 17/dez/2012 . 21:40
SURPRESA OU DESCASO?
A velocidade imposta pela Azaleia em seu processo de desmonte em Itapetinga e região é tão grande, que não dá tempo dos nossos dignos representantes políticos respirarem. Quando eles articulam alguma ação, vem a “infeliz” da Azaléia e demite mais uma leva de funcionários, como aconteceu na última sexta-feira, quando 785 operários foram dispensados na porta da fábrica, no exato momento em que o governador mendigava mais duas parcelas do Seguro Desemprego para os 4 mil demitidos na semana passada.
As ações da Azaléia têm “surpreendido” a todos, menos a este blogueiro “irresponsável, linguarudo e terrorista”, que segundo os locutores ‘baba-ovo” da prefeitura “torce contra” a permanência da fábrica em Itapetinga. Se eu, que noticio e denuncio com antecedência as manobras da Azaléia para sair definitivamente da região “torço contra”, imagine os nossos acomodados e incompetente governantes, que fingem não saber de nada e se dizem “surpreendidos” pela “traição” dos diretores da Vulcabras.
Não há e nunca houve “surpresa” por parte dos políticos e governantes em relação às “más intenções” da Vulcabrás|Azaléia, mas sim comodismo, descaso e, em alguns casos, incompetência pura e simples. Afirmo isto com base um um simples argumento: se eu sabia e avisei com antecedência de 30 dias que a fábrica iria fechar as 12 filiais e enxugar a sua matriz em Itapetinga, como acreditar que o governo do estado, a prefeitura, os deputados da região, as entidades de classe e o sindicato dos trabalhadores não sabiam de nada?
É claro que todos sabiam mas, enclausurados nos seus interesses de menor importância, deixaram o barco correr à deriva, esperando por algum “milagre”, como o bobalhão do prefeito de Itapetinga, que colocou carros de som pelas ruas para “agradecer a Deus” pela permanência da fábrica, no exato momento em que a Azaléia demitia 4 mil funcionários nas cidades da região, incluindo cerca de 500 no distrito de Bandeira do Colônia, que pertence ao município que ele governa.
Como se não bastasse tanto descaso e incompetência, um pobre locutor, ‘pau-mal-mandado’ da prefeitura, disse hoje em uma rádio que iria divulgar os nomes dos que torcem contra a permanência da fábrica da Azaléia em Itapetinga, como se houvesse alguém, de sã consciência, querendo o mal para a nossa cidade. Se for assim, sugiro que inclua na lista os nomes dos incompetentes e das ‘aves de rapina’ da prefeitura, sem esquecer dos ‘baba-ovo’ que prestam um enorme desserviço à nossa comunidade.
E se o Governo do Estado não colocar “sebo nas canelas”, a Azaléia vai embora para a Conchinchina, onde poderá fazer “triangulação” nas exportação de calçados baratos para o Brasil, com fazem os espertos chineses, e um abraço.
Como eu já disse anteriormente, TÁ AVISADO!
Por DAVI FERRAZ
SECRETÁRIO JAMES CORREIA DIZ QUE MINISTRO PIMENTEL DEVE EXPLICAÇÕES SOBRE DEMISSÕES NA AZALÉIA
‘Jogo de empurra’ virou briga entre governos estadual e federal
O secretário de Indústria, Comércio e Mineração da Bahia, James Correia, voltou a culpar o governo federal pelo fechamento das 12 unidades da Vulcabras Azaleia na Bahia e, desta vez, foi enfático ao afirmar que o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, necessita “dar explicações sobre o que está acontecendo”.
O secretário baiano diz ainda que Pimentel só tem a cabeça no setor automotivo, em detrimento ao calçadista. “Qualquer espirro em São Bernardo do Campo, todo mundo sai correndo para resolver os problemas”, disparou James em entrevista ao Bahia Notícias.
Ele afirma que há por parte do governo federal a ausência de uma medida antidumping aos países asiáticos, o que faz com que os calçados produzidos no estado tenham custo acima dos importados.
James Correia diz que uma das marcas da companhia, a Olympikus, deixará, inclusive, de patrocinar esportes e clubes como Cruzeiro e Flamengo por conta de maior aporte financeiro no setor por empresas estrangeiras. “Os concorrentes querem liquidar a Azaleia”.
O secretário também rebateu os ataques feitos pela oposição na Assembleia Legislativa e conta que o governo do estado tem se empenhado na resolução do problema causado pelo fechamento das fábricas, que culminou em mais de quatro mil demissões na Bahia.
James destaca o pedido que o governador Jaques Wagner (PT) fez de prorrogação do seguro desemprego para os demitidos da Azaleia.
FETRAV DIVULGA NOTA SOBRE OS 785 DEMITIDOS DA MATRIZ DA AZALÉIA
Matriz da Azaleia demitiu 785 funcionários na última sexta-feira
ITAPETINGA: A Federação dos Trabalhadores nas Indústrias de Beneficiamento de Couro, Fabricação de Calçados e Vestuário do Estado da Bahia (FETRAV) divulgou hoje uma nota pública em solidariedade aos trabalhadores que foram demitidos a Azaléia/Vulcabrás em Itapetinga nos últimos tempos. Somente entre sexta-feira (14) e sábado (15), 785 trabalhadores foram demitidos da matriz, é o que informa o Sindicato dos Trabalhadores de Calçados de Itapetinga e Região Sudoeste. Até o momento cerca de 4 mil pessoas já foram demitidas desde o ano passado. Resenha Geral
ITAPETINGA: OPOSIÇÃO VAI PEDIR CASSAÇÃO DO DIPLOMA DE ZÉ CARLOS
Diploma de Zé Carlos poderá ser cassado pela Justiça Eleitoral
Representantes da oposição em Itapetinga devem ingressar, a qualquer momento, na Justiça Eleitoral, pedindo a cassação do diploma do prefeito reeleito José Carlos Moura (PT), sob a alegação de diversas práticas ilegais durante a campanha eleitoral.
A peça processual eleitoral, segundo fonte fidedigna, ficou a cargo do escritório do renomado jurista Luiz Viana, recentemente eleito presidente da OAB na Bahia, e deve ser protocolada no Cartório Eleitoral da 140ª Zona em Itapetinga, ainda nesta segunda-feira.
O Sudoeste Hoje estará acompanhando toda a movimentação dos partidos de oposição durante o ingresso da ação no fórum local, informando aos nossos leitores, em primeira mão, todo o conteúdo da ação que será proposta.
Por Davi Ferraz
GABRIELLI DEIXOU ROMBO DE 1 BILHÃO DE DÓLARES NA PETROBRAS
Veja
Desde que Sérgio Gabrielli, o buliçoso ex-presidente da Petrobras, deixou a empresa, os esqueletos não param de pular do armário. A presidente Dilma Rousseff o pôs para correr. Ele se alojou na Secretaria de Planejamento da Bahia e é tido como o provável candidato do PT à sucessão de Jaques Wagner. Dilma, é verdade, nunca gostou dele, desde quando era ministra. A questão pessoal importa menos. Depois de ler o que segue, é preciso responder outra coisa: o que ela pretende fazer com as lambanças perpetradas na Petrobras na gestão Gabrielli? Uma delas, apenas uma, abriu um rombo na empresa que passa de um bilhão de dólares. Leia mais na Veja.
JUSTIÇA IMPEDE CALOTE DO PREFEITO NOS TRABALHADORES DA CARNE-DE-SOL
Milton Marinho
Era a última luz que havia no fim do túnel (A justiça), do lado da sociedade, tomou posição firme para que o problema do Matadouro Municipal fosse resolvido (Via acordo, há seis meses com a presença do Ministério Público e Governo), de nada havia adiantado até aquele momento. O governo do PT, do prefeito Adroaldo escorregava que nem quiabo para dar mais um calote no município. Porém desta vez ele deu com os “burros n’água”. Pois o “freguês” em questão era nada mais, nada menos que o Ministério Público que em defesa de toda a nossa sociedade, decretou o fechamento do Matadouro Municipal na última sexta-feira do mês de novembro, dia 30.
Na última terça-feira aconteceu um protesto radical dos trabalhadores do ramo da Carne-de-Sol, e enfim, a luz do fim do túnel, que parecia que o prefeito Adroaldo iria conseguir apagar, não conseguiu. A justiça que o vigiava de perto foi rápida em aplicar a lei em favor da sociedade, intimando o governo a iniciar imediatamente as melhorias do Matadouro, permitindo assim, que os magarefes e comerciantes de carne retornassem a sua rotina de trabalho. Continue reading “JUSTIÇA IMPEDE CALOTE DO PREFEITO NOS TRABALHADORES DA CARNE-DE-SOL” »
SUPREMO CASSA DEPUTADOS CONDENADOS NO JULGAMENTO DO MENSALÃO
STF cassa mandatos de João Paulo Cunha (PT-SP), Valdemar da Costa Neto (PR-SP) e Pedro Henry (PP-MT)
Com o voto do ministro Celso de Mello, o Supremo Tribunal Federal (STF) determinou nesta segunda-feira (17) que os 25 condenados no julgamento do mensalão perderam os direitos políticos e, por consequência, perderão o mandato parlamentar os três deputados federais condenados no processo: João Paulo Cunha (PT-SP), Pedro Henry (PP-MT) e Valdemar da Costa Neto (PR-SP). A decisão em relação à perda dos direitos políticos foi unânime. No caso da perda de mandato, o resultado foi 5 a 4 – quatro ministros entenderam que, apesar da perda dos direitos políticos, caberia à Câmara deliberar sobre a cassação do mandato. Os demais – que venceram a votação – entenderam que a decisão do Supremo é definitiva e não precisará passar por deliberação da Câmara. “Ficam suspensos os direitos políticos de todos os réus condenados, e por votação majoritária ficam os réus condenados impedidos do exercício do mandato parlamentar”, declarou o presidente do Supremo, Joaquim Barbosa, ao proclamar o resultado. Leia mais no G1.
ITORORÓ: VEREADOR SERGIPE PODE SER O PRESIDENTE DA CÂMARA DE VEREADORES
Depois de muita festa, após a liberação de Marco Brito para a sua diplomação, marcada para esta quarta-feira, paralelamente, outra corrida se estabelece, agora na raia Legislativa, entre os vereadores que pleiteiam a presidência da Câmara de Vereadores.
Por um lado, o (PT), ainda zonzo das pancadas da derrota, ensaia para fazer doutor Gustavo o sucessor da vereadora Marli atual presidenta. Doutor Gustavo, deseja isso e está lutando para atingir seu objetivo. Pela forma que age, postula herdar o trono despedaçado que o prefeito Adroaldo deixou dentro da legenda. Tem a cabeça feita pelo líder que a Itororó (partidária), não o quer mais, nem para ser liderado. Adroaldo tá com o ”burro na sombra” deve ser assessor de Geraldo Simões e fazer política regional, deve querer enganar agora mais pessoas que a quantidade que enganou em Itororó.
O nome mais forte para suceder o PT na Câmara é o do vereador Sergipe. A velha direita de Edneu tomando conta do legislativo, num combinado com Marco Brito, “macaco velho”, evidente não pode brincar com o atual aliado e antigo adversário. Para isso Marco vai ter que desmantelar as peças do tabuleiro do PT, que já mantém contato para consumar o apoio ao candidato Sergipe.
Milton Marinho
ENCRUZILHADA: ALCIDES FERRAZ E RITINHA SERÃO DIPLOMADOS NESTA TERÇA
O prefeito eleito de Encruzilhada, Alcides Ferraz (PT), a sua vice Rita de Cássia (PCdoB) os onze vereadores eleitos nessas eleições municipais de outubro, serão diplomados em cerimônia que será realizada do Fórum Sinfrônio Martins, nesta terça-feira (18). A diplomação que oficializa o resultado das eleições será conduzida pela juíza da 152ª. Zona Eleitoral, Mirna Fraga. Os diplomados tomarão posse no próximo dia 1º. de janeiro em horário e local a ser divulgado pela Câmara de Vereadores. Blog do Anderson
MACARANI: REFORMA DO HOSPITAL SÃO PEDRO SEGUE EM RITMO ACELERADO
O setor de saúde de Macarani ganhará um novo impulso com a reforma e ampliação do Hospital Municipal São Pedro, que já está em fase bem adiantada, depois de ter liberada a verba de R$ 500 mil reais, através do Ministério da Saúde.
O pleito é de 2010 e faz parte de uma emenda parlamentar que possibilitará também o aparelhamento da Unidade Hospital. Para isso, a prefeitura recebeu, inicialmente, R$ 200 mil reais para a compra de aparelhos, não sendo usado em sua totalidade pela falta de infraestrutura do Hospital, construído sem as observâncias preconizadas pelo MS. Um exemplo disso é a sala de radiologia onde o isolamento é inadequado ao uso do equipamento. Continue reading “MACARANI: REFORMA DO HOSPITAL SÃO PEDRO SEGUE EM RITMO ACELERADO” »
- 1