:: 13/jan/2013 . 11:49
CÚPULA TUCANA FECHA COM AÉCIO E TIRA PODER DE SERRA
FHC articula candidatura de Aécio para enfrentar PT em 2014
A Tarde
Na construção da candidatura do presidenciável Aécio Neves, o comando do PSDB emplacará o senador mineiro como novo presidente do partido ao mesmo tempo em que deve minimizar o espaço do ex-governador José Serra na nova direção partidária e aumentar a participação do governador Geraldo Alckmin (SP).
Em maio, o PSDB elege a nova Executiva. Hoje, a maior parte da direção está fechada com a candidatura de Aécio à Presidência da República, projeto que tem o apoio do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e do presidente do partido, Sérgio Guerra – em dezembro, os dois lançaram o senador como pré-candidato ao Palácio do Planalto.
O espaço na Executiva é visto como fundamental para o grupo serrista, que voltou a colocar na pauta a discussão sobre prévias para escolher o presidenciável. “Neste ano, o PSDB tem duas tarefas essenciais pela frente: renovar a sua Executiva Nacional, usando os seus melhores quadros e garantindo que todos se sintam representados e organizar sua proposta política”, disse o ex-governador Alberto Goldman em seu blog na semana passada, quando aliados de Serra disseram que ele deixaria o partido por estar isolado. Leia mais.
INCÊNDIO NA CHAPADA ESTÁ CONTROLADO
O incêndio que atingiu a região da Chapada Diamantina já foi controlado e está no processo de rescaldo. “Provavelmente amanhã [domingo], já podemos tirar todo mundo da serra”, informou o brigadista Adroaldo Vasconcelos em entrevista ao G1. Segundo o voluntário, a mundança climática na região ajudou a combater as chamas, que tiveram início na última segunda-feira (7). “Ainda existe muita fumaça, mas não tem labareda.
O tempo deu uma amenizada e uma leve garoa ajudou bastante. O clima mudou de ontem [sábado] de tarde para noite, o que deu uma amenizada no calor”, disse. Desde o início do incêndio, aproximadamente 2 mil hectares foram atingidos pelo fogo entre as Serras de Sobradinho e dos Cristais. “A imagem de satélite mostra 1,2 mil hectares atingidos, essa diferença se dá porque a imagem de satélite não mostra os relevos, ela é plana. Por isso calculamos aproximadamente 2 mil hectares. No meio dessas duas serras temos o Vale do 21, onde tivemos a maior perda da flora e fauna”, informou.
A ação contou com um avião, um helicóptero, 30 homens do Corpo de Bombeiros, 60 agentes do Instituto Socioambiental Chico Mendes (ICMBIO) e mais de 60 brigadistas voluntários. BN
- 1