:: 18/fev/2013 . 20:06
THE ECONOMIST CHAMA POLÍTICOS BRASILEIROS DE “ZUMBIS”
Folha
SÃO PAULO – A revista britânica The Economist classificou os políticos brasileiros, citando como exemplo o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB), de “zumbis”. O artigo publicado no último sábado, 16, analisou a manutenção do poder político de figuras públicas envolvidas em casos de corrupção, em alguns casos já até condenadas. “Apesar de sérias alegações de corrupção, a velha guarda continua voltando”, escreveu o semanário no subtítulo do artigo.
A análise relembra a última eleição de Renan à presidência do Senado em 2007, quando foi obrigado a renunciar por ter sido acusado de ter despesas pessoais pagas por um lobista de construtora. O texto enfatiza também o fato de a presidente Dilma Rousseff ter aceitado a candidatura de Renan depois de ter sido rígida na punição de ministros enredados em episódios de corrupção. Continue reading “THE ECONOMIST CHAMA POLÍTICOS BRASILEIROS DE “ZUMBIS”” »
CARTEIRAS ESCOLARES SÃO DESCARTADAS PELA PREFEITURA E LARGADAS AO TEMPO
Foto G1 Cidade
Cadeiras escolares foram largadas a céu aberto na Secretaria de Transportes
ITAPETINGA: Cerca de 4 (quatro) mil cadeiras escolares quebradas, superlotam o pátio da Secretaria de Transportes de Itapetinga. Descartadas pela Secretaria Municipal de Educação, a enorme quantidade de carteiras forma um cenário assustador, mostrando o descaso para com o patrimônio público, já que grande parte delas poderia ser reformada, para reposição futura nas escolas do município.
Segundo informações, mais da metade dessas cadeiras ainda tem possibilidade de reforma, sendo que uma boa parte delas ainda está em condições de uso, podendo até ser doadas para outras instituições ou famílias carentes. Isto, sem contar que essa montanha de sucata exposta ao sol e à chuva, pode causar danos ao meio ambiente e à saúde publica.
Segundo a lei, os bens móveis que integram o patrimônio público têm que ser catalogados e só podem ser descartados mediante baixa no inventário municipal, através de procedimento próprio, por Comissão Patrimonial instituída para essa finalidade. Descartar bem público sem o devido processo legal, é crime de improbidade administrativa. Será que alguém na prefeitura sabe o que é isto?
Da Redação (com informações do G1 Cidade)
CONTINUA O “CAI-CAI” NA PREFEITURA
Sai Renan Gusmão, entra Pedro Fonseca (ao fundo)
ITAPETINGA: Com os salários do primeiro escalão nas alturas (8 mil reais por mês), a briga para nos bastidores da prefeitura é intensa, um querendo puxar o tapete do outro. A última vítima desse jogo de ambições foi o coordenador da Comutran, Renan Gusmão, que perdeu a vaga para o servidor municipal, Pedro Fonseca, antigo aspirante ao cargo, que responderá interinamente pelo órgão, até que outro coordenador seja nomeado.
Segundo um articulado membro do legislativo municipal, ligado ao grupo do prefeito, os secretários ‘interinos’ só ficam nos cargos até o dia em que houver necessidade de alguma ‘negociação’ política, de interesse da administração. Já tem gente por aí, com água na boca…
Por Davi Ferraz
PREFEITURA ESTÁ ENDIVIDADA
ITAPETINGA: Depois de quatro anos de omissão e pouco caso com as finanças municipais, o prefeito de Itapetinga parece, enfim, ter acordado para as consequências que poderão advir do crescente endividamento da prefeitura. No seu primeiro mandato, a tônica foi “gastar sem dó” para não perder a eleição, o que foi cumprido à risca pelos seus seguidores, que não tiveram pena do erário e muitos deles ainda aproveitaram para fazer o famoso “pé-de-meia”, levando os cofres públicos à banca rota.
Assim, a perdulária administração municipal acumulou uma enorme dívida que pode ultrapassar a casa dos 30 milhões de reais, segundo informações de credores e pessoas ligadas à própria administração. Dentre os maiores credores estão a G5 e Sercom, prestadoras de mão-de-obra e serviços, que não recebem repasses da prefeitura há 4 meses, fazendo com que os mais de 500 servidores terceirizados também não recebam seus vencimentos. A dívida com a G1 e Sercom gira em torno de 5 milhões de reais e não há previsão de quando poderá ser quitada. Continue reading “PREFEITURA ESTÁ ENDIVIDADA” »
LULA CHAMA GABRIELLI PARA UMA CONVERSA DE “PÉ DE ORELHA” SOBRE 2014
José Sérgio Gabrielli deve ser chamado a São Paulo ainda esta semana para uma conversa com o ex-presidente Lula, que Lula quer saber como andam os planos de Gabrielli para disputar o governo do Estado em 2014 e, principalmente, se tem tido o apoio esperado do companheiro Jaques Wagner (PT). (…) Por falar em Gabrielli, o secretário estadual de Planejamento está na mira da oposição por ter contratado sem licitação uma consultoria de São Paulo, ao custo estrondoso de R$ 40 milhões, para fazer o projeto de análise sobre a construção da ponte Salvador-Itaparica. Os deputados querem chamar a consultora para prestar esclarecimentos sobre o valor cobrado na Assembleia.
“RUIM COM COSTA, PIOR SEM ELE”
Rui Costa, o preferido do governador Jaques Wagner
Cresce o número de quadros petistas que passam a migrar para a pré-candidatura de Rui Costa, atual chefe da Casa Civil do governo Jaques Wagner. O movimento tem uma única explicação: a expectativa, para alguns já muito concreta, de que Rui é, de fato, o preferido do governador Jaques Wagner para sucedê-lo em 2014. Em outras palavras, a leitura que se faz em grande parte do PT é: ”Ruim com Costa, pior sem ele.” Política Livre
MORRE O MÉDICO AGREDIDO EM ASSALTO DURANTE CARNAVAL
Agredido durante um assalto no sábado (9) de carnaval, o médico de Juazeiro, Márcio Espínola Ramos, morreu na noite deste domingo (17), em Salvador. Ele sofreu traumatismo craniano e passou por três cirurgias na cabeça devido a chutes e socos recebidos de dois assaltantes no bairro do Rio Vermelho.
O médico estava acompanhado de um amigo e os dois estariam em busca de um táxi depois de deixar um camarote em Ondina. Seu amigo teve um cordão de ouro roubado e ele reagiu ao assalto, de acordo com testemunhas.
Internado no Hospital Geral do Estado (HGE), Márcio foi transferido em seguida para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Santa Izabel. Seu corpo deve ser sepultado ainda nesta segunda (18) em Juazeiro, sua cidade natal. Ele era filho do ex-prefeito do município Rivadázio Espínola. Informações do Correio.
NEPOTISMO BATE O RECORDE EM BANDEIRA
ITAPETINGA: Quem imaginava que o vice-prefeito Alécio Chaves havia batido todos os recordes na nomeação de parentes na prefeitura, errou. Em Bandeira do Colônia, um simples funcionário conseguiu empregar toda a família, de mamando a caducando, em uma creche municipal. Confira a denúncia que recebemos, relatando o nepotismo absurdo no distrito:
“Davi, a creche de Bandeira agora mudou até de nome. Passou a se chamar creche do Gêgê . Ele consegue com o aval do ausente prefeito colocar toda a sua família para trabalhar como contratado, como por exemplo: seus tios como vigia, seu cunhado como vigia, o cunhado do seu cunhado como vigia, a sua esposa como secretaria, sua irmã como professora e mais 2 tias como professoras. Desse jeito não sobra nada para ninguém . E mais, ele como serviços gerais, seu irmão como vigia e sua mãe como professora. Imagine um distrito contratar de uma família 10 pessoas e o resto da população que votou nele esperando um emprego? Confira os nomes: Gêgê, Gilvânia, Gebinho, Dinho, Mara, Dinha, Renê, Cabeção, Antônio, July e a esposa Paulinha. Vamos encaminhar isso ao ministério público.”
Quem vai resolver essa parada aí? O prefeito ou o MP?
Da Redação
- 1