:: 26/fev/2013 . 22:24
CONVERSA PRA BOI DORMIR…
Foto Tribuna de Itapetinga
Sub-secretária do Governo do Estado veio sem nenhuma proposta prática
ITAPETINGA: A reunião programada discutir alternativas para a região de Itapetinga, intitulada de 1° Encontro Territorial do Médio Sudoeste, foi um tremendo fracasso. Com o manifesto desinteresse do governo do Estado em resolver as demandas a região, atingida fortemente pelo fechamento de 18 fábricas da Azaléia, os prefeitos perderam a motivação e não compareceram ao evento, que acabou se transformando em uma reunião chata, sem nenhum resultado prático.
Os três prefeitos que vieram, todos calouros em administração pública, ficaram sentados na platéia escutando a conversa maçante, enquanto os “aspones” da prefeitura formavam a “mesa diretora dos trabalhos”, ao lado de funcionários de 3º e 4º escalões do Governo do Estado, que vieram só para encher linguiça. A única coisa que se pode extrair da reunião, foi a sugestão dos representantes do governo estadual para que os prefeitos organizem discussões sobre a formação de “Consórcios Públicos”, papo furado de quem não sabe mesmo o que se passa na região.
Para variar, Zé Carlos não foi, mas mandou Alécio, Leôncio e o assessor Edson, que demonstraram estar mais por fora do que os representantes do governador, mas posaram direitinho para as fotos. Um verdadeiro jogo de cena e muita “conversa para boi dormir”, como costumam dizer aqui por estas bandas…
Por Davi Ferraz
ESCOLAS SEM MERENDA, DE NOVO…
ITAPETINGA: Um leitor do blog lembra uma antiga reportagem do Políticos do Sul da Bahia, publicada em 2009, falando da falta de merenda escolar na rede municipal de Itapetinga, quando pais de alunos eram convidados a colaborar, doando gêneros alimentícios para as escolas municipais.
De lá para cá, lembra o nosso leitor, a situação só fez piorar, pois o ano letivo já começou e os alunos carentes estão deixando de comparecer às escolas, por falta de merenda escolar. Se naquela época faltava merenda duas ou três vezes na semana, agora falta durante a semana inteira, ou melhor, o mês inteiro.
E ainda tem professor puxa saco dizendo nas reuniões da Secretaria Municipal de Educação, para fazer média com o chefinho, que o maior “inimigo da educação” em Itapetinga sou eu. E quem detona o dinheiro da merenda dando emprego para toda a parentada, é o quê?
Por Davi Ferraz
ITARANTIM: SECRETÁRIO DIONISIO MOTA SE AFASTA POR MOTIVO DE SAÚDE
Ao contrário do que muitos especulam, o secretário Dionisio Mota não pediu demissão do cargo, mas apenas se afastou para realizar exames médicos e tratamento de saúde. O Secretário de Administração procurou a Redação do blog Itarantim Agora para dar esclarecimentos sobre o seu afastamento do município nos últimos dias, dizendo-se “bastante chateado, magoado e triste com algumas especulações e comentários, alguns até maldosos, partindo de pessoas que não têm a menor noção da gravidade do problema que vem enfrentando nos últimos tempos. “Tudo que espero, é um pouco de respeito”, desabafou Dionizio Mota.
DEPUTADO DA OPOSIÇÃO DIZ QUE GABRIELLI ESTÁ QUEBRANDO A BAHIA
Gabrielli sob fogo cruzado: oposição bate e governo puxa o tapete
Vice-líder da oposição na Assembleia Legislativa, o deputado Bruno Reis (PRP) disse hoje (26), em discurso no plenário, que o secretário estadual de Planejamento, José Sérgio Gabrielli, “está quebrando a Bahia, exatamente como fez com a Petrobras, quando foi presidente da estatal”. “Tem empreiteiro que não recebe há oito meses. O mesmo vale para terceirizados de mão de obra. Só quem deve estar recebendo são os aliados políticos do governador e do secretário de Planejamento, aquele mesmo que provocou um rombo na Petrobras”, emendou.
Bruno Reis afirmou que o governo está há sete meses sem repassar recursos para programas como o SAMU e o Programa de Saúde da Família (PSF). “Encontrei fornecedor da área de medicamento que está desde agosto sem receber. E o pior é que o governo está tirando recursos da saúde e da educação para custear despesas correntes”, afirmou o parlamentar, que denunciou ainda gastos excessivos com publicidade e locação de veículos.
UESB PRORROGA MATRÍCULAS
Em virtude das greves que aconteceram nas redes estadual e federal de ensino, a Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) decidiu prorrogar o prazo de matrícula dos aprovados no vestibular da instituição.
Por isso, todos os estudantes que já realizaram a pré-matrícula têm até o dia 18 de março para realizar sua matrícula definitiva.
Para mais informações, procure a Secretaria de Cursos dos campi, no período de 14h30 às 17h30 com os documentos exigidos no Edital 007/13. Qualquer dúvida, acesse a Portaria 0261/13 ou entre em contato com o setor responsável pelo telefone (77) 3424-8654, em Vitória da Conquista; (73) 3528-9654, em Jequié; ou (77) 3424-8661, em Itapetinga. Com informações da Assessoria de Comunicação da Uesb.
DEPUTADO QUER CIRETRAN EM ITORORÓ
O deputado estadual Gilberto Santana (PTN) encaminhou indicação ao Governo da Bahia, na qual sugere que o município de Itororó seja sede de uma Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran). Para o parlamentar, o aumento da frota de veículos na localidade justifica a solicitação.
Santana sustenta ainda que, caso Itororó receba uma Ciretran, o serviço poderá atender a mais seis municípios: Itajú do Colônia, Firmino Alves, Nova Canaã, Ibicuí, Iguaí e Santa Cruz da Vitória.
Atualmente, Itororó está na área de abrangência da 19ª Ciretran, com sede em Itapetinga, a 29 quilômetros de distância.
PREFEITURA x HCR
A queda de braço entre a Secretária Municipal de Saúde, Zoraide Cruz, e a direção do Hospital Cristo Redentor, parece não ter fim. Desde o início deste governo que os desentendimentos vêm se avolumando, chegando ao seu clímax nos últimos dias, com o HCR fechando as portas para os pacientes do SUS. Há acusações de todos os lados, mas a que mais impressiona é a que diz respeito aos altíssimos salários de alguns médicos do HCR, que segundo prepostos da prefeitura, usam o hospital, que deveria ser uma entidade sem fins lucrativos, como verdadeiras clínicas particulares. Por outro lado, a prefeitura vem descumprindo acordos e mais acordos firmados com o HCR, sob a intermediação do MP, demonstrando o claro propósito de levar o hospital para a UTI, até morrer de inanição.
E A UPA24H?
A UPA 24, construída para “desafogar o HCR”, nas palavras do prefeito, segue até hoje sem nenhuma serventia para atender casos de urgência e emergência, por falta de médicos nas especialidades de cirurgia e traumatologia, funcionando como um verdadeiro “postão de saúde”, com mais empregados que pacientes. No meio desse verdadeiro ‘samba de cacete’, quem se deu mal foi a população, que depende do SUS e não sabe mais a quem recorrer.
PASSA O RODO…
Para resolver o impasse, tenho uma solução simples e caceteira: a Santa Casa reúne os seus associados em uma assembléia extraordinária e elege uma nova direção para o HCR, enquanto o prefeito dá uma canetada na sua intransigente secretária Zoraide Cruz, nomeando um gestor mais equilibrado e sensato para a pasta, acabando de vez com essa queda de braço que só tem trazido prejuízo para a comunidade. Existe outra solução?
AUMENTA A CRISE ENTRE DIREÇÃO DO HCR E SECRETÁRIA DE SAÚDE
Fotos Itapetinga Reporter
Direção do HCR nega atendimento e alega que prefeitura deve 80 mil
ITAPETINGA: Embora a direção do HCR tenha anunciado que iria suspender os atendimentos pelo SUS apenas dos pacientes de outras cidades da região, na prática a realidade tem sido bem diferente, como aconteceu, na noite deste domingo (24), quando um rapaz acidentado de moto teve atendimento negado no hospital.
Secretária nega dívida e manda paciente do SUS para a Policin
O motoqueiro Reinivan da Silva Costa, que foi atingido por um carro na Rótula dos Orixás, sofreu vários ferimentos e foi socorrido pelo Samu-192, sendo conduzido para o Hospital Cristo Redentor, cuja equipe médica teria negado atendimento pelo SUS, alegando que a prefeitura está em dívida com o hospital. Familiares e amigos do acidentado se aglomeraram no pátio da unidade hospitalar, gerando um verdadeiro bate boca no local e a Polícia Militar foi acionada para conter os ânimos.
Continue reading “AUMENTA A CRISE ENTRE DIREÇÃO DO HCR E SECRETÁRIA DE SAÚDE” »
EXCLUSIVO: CERCA DE 80 ALVARÁS DE TAXI PODEM SER CASSADOS EM ITAPETINGA
ITAPETINGA: Ganha corpo, no meio dos taxistas que efetivamente exercem a profissão em Itapetinga, um movimento para exigir da prefeitura a cassação de mais de uma centena de alvarás de taxi concedidos pelo prefeito, nos últimos quatro anos, através da autarquia municipal de trânsito, a Comutran.
Esses alvarás, segundo alguns taxistas, foram concedidos graciosamente a pessoas que jamais exerceram a atividade, e muitos deles só serviram apenas para burlar a Receita Federal e conseguir autorização para adquirir os veículos com isenção de IPI, através de um antigo benefício previsto em lei federal, usando-os depois como carros de passeio.
Apesar de não exercerem a atividade na praça, muitos ‘chapas vermelhas’ concorrem deslealmente com os taxistas profissionais, transportando passageiros para Vitória da Conquista, Itabuna e Ilhéus, sob o olhar complacente da Polícia Rodoviária Estadual e da AGERBA, enquanto que os taxistas verdadeiros são obrigados a pegar atalhos, para não serem multados ou terem seus veículos apreendidos, quando pegam algum frete para fora da cidade.
Segundo levantamento realizados pela prefeitura, cerca de 80 desses ‘novos taxistas’ não vêm renovando os seus alvarás, o que poderá resultar na sua cassação, através de ato administrativo do prefeito, que já estuda o assunto, atendendo pedido dos antigos taxistas.
Mesmo se dizendo “amigo e protetor dos taxeiros”, Zé Carlos autorizou uma verdadeira farra de alvarás, com a a “nobre” finalidade de “honrar compromissos de campanha”, criando, assim, uma concorrência desleal contra os seus amigos de tantos anos. Imaginem se fossem seus inimigos ou adversários…
Por Davi Ferraz
- 1