ITAPETINGA É DESTAQUE NO MAPA DA DENGUE NA BAHIA
Apesar da Secretaria Municipal de Saúde guardar a sete chaves os números de casos de dengue registrados no município, a SESAB acabou divulgando o que a prefeitura não queria admitir: Itapetinga está entre as cidades da Bahia com maior número de casos da doença, com 283 casos registrados, só nos meses de janeiro e fevereiro de 2013.
As cidades de Jequié e Guanambi, no Sudoeste baiano, além de Teixeira de Freitas, no Extremo Sul, estão vivendo um surto de dengue. As informações são da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) e se referem aos casos registrados nos 57 primeiros dias do ano.
É caracterizado surto quando o número de ocorrências supera a média histórica dos últimos dez anos. Em Jequié, por exemplo, apenas na semana passada foram 74 casos notificados — mais que o dobro da média histórica (35,2) registrada no município no mesmo período.
Apesar do crescimento nestas cidades, a coordenadora do Comitê Estadual de Dengue, Maria Aparecida Figueiredo, diz que ocorreu uma redução de 16,7% na quantidade de casos registrados de janeiro até ontem no estado — de 10.759 em 2012 para 8.956 este ano.
Os números contradizem levantamento divulgado segunda-feira pelo Ministério da Saúde que apontou um crescimento de 12% dos casos de dengue na Bahia, em relação aos mesmos meses do ano passado. A coordenação estadual diz apurar se houve erro no repasse dos dados para o governo federal — que é feito pela própria Sesab.
Maria Aparecida alerta para a possibilidade dos números serem maiores, já que muitos casos não são investigados e tratados como dengue. “Há uma confusão grande entre as viroses da época com a contaminação pelo Aedes aegypti”.