:: 21/mar/2013 . 23:14
ITAPETINGA LIDERA QUADRO DE DEMISSÕES EM TODO O ESTADO
Azaléia continua demitindo e é a grande vilã do desemprego na Bahia
A Tarde
O emprego com carteira assinada registrou saldo negativo na Bahia pelo segundo mês seguido. Segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgados nesta quarta-feira (20), foram eliminadas em todo o estado 1.576 vagas celetistas em fevereiro. No mês anterior, foram cortados 628 postos de trabalho.
A maior quantidade de cortes ocorreu no setor da agropecuária (-1.175), segundo levantamento do Ministério do Trabalho. Na sequência, aparecem o comércio (-1.088) e a indústria (-873).
Entre os municípios com os piores resultados, estão Itapetinga (-520), Porto Seguro (-501), Salvador (-473), Mata de São João (-214), Simões Filho (-194) e Teixeira de Freitas (-159).
Por outro lado, as cidades onde mais surgiram postos de trabalho foram Brumado (437), Feira de Santana (390), Camaçari (300), Lauro de Freitas (241) e Vitória da Conquista (148).
BRASIL SEM JEITO…
MINHA CASA, MINHA VIDA: Prédios para desabrigados das chuvas no RJ nem ficaram prontos e já terão de ser demolidos. Graves rachaduras apareceram na obra, orçada em R$ 21,9 milhões. Governo federal havia prometido beneficiar 371 famílias e obras deveriam ser entregues em abril. Não vão mais. Há dois anos, população espera em abrigo provisório. Veja mais em http://migre.me/dMFvv
PRESIDENTE DA CÂMARA QUER RENÚNCIA IMEDIATA DO DEPUTADO FELICIANO
Folha
O presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), voltou nesta quinta-feira (21) a pressionar por uma solução para o impasse criado na presidência da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara. O deputado Marco Feliciano (PSC-SP), alvo da polêmica, nega que haja crise.
Feliciano, eleito no início do mês para o cargo, é acusado por movimentos sociais de ser homofóbico e racista. Eles pedem a renúncia do parlamentar do comando da comissão. Feliciano nega as acusações e diz que apenas defende posições comuns aos evangélicos, como ser contra a união civil homossexual.
“Posso assegurar que esta Casa vai tomar uma decisão a curtíssimo prazo porque a Comissão de Direitos Humanos, pela sua importância, não pode ficar neste impasse”, disse Alves. “Do jeito que está, situação da Comissão de Direitos Humanos e Minorias se tornou insustentável”, disse Alves, que colocou como prazo limite para uma solução a terça-feira da semana que vem.
“Eu espero até no máximo terça-feira nós temos uma decisão. Agora passou a ser também responsabilidade do presidente da Câmara dos Deputados.” Continue reading “PRESIDENTE DA CÂMARA QUER RENÚNCIA IMEDIATA DO DEPUTADO FELICIANO” »
DEPUTADO SANDRO RÉGIS DENUNCIA DISPENSA DE LICITAÇÃO NA BAHIAFARMA
Sandro ironiza o governo exibindo uma caixa de ‘Lorotil’
Ascom
Na sessão desta quarta-feira (20) na Assembleia Legislativa, o 2º vice-presidente da Casa, deputado Sandro Régis, denunciou a publicação de uma dispensa de licitação no valor superior a 10 milhões de reais para os “serviços de adaptação da fabrica de medicamentos da Bahiafarma”. De acordo com o deputado, tal solicitação utilizou como base uma lei que autoriza a dispensa em casos de “transferência de tecnologia de produtos estratégicos para o Sistema Único de Saúde (SUS)”, que inclui apenas medicamentos e equipamentos de saúde.
“Eles brincam com a inteligência do povo baiano. Aqui está a dispensa para terceirização de produção de medicamento hemoderivados por uma empresa que já foi contratada pelo governo federal para construção. Estão tentando burlar a lei para dispensar licitação superior a 10 milhões de reais para construir a Bahiafarma, através de uma empresa de São José dos Campos que, de acordo com o cadastro do CNPJ e conforme pesquisa no Transparência Bahia, nunca prestou serviços ao Estado”, criticou o parlamentar. Continue reading “DEPUTADO SANDRO RÉGIS DENUNCIA DISPENSA DE LICITAÇÃO NA BAHIAFARMA” »
WAGNER PEDE À AZALÉIA PARA NÃO IR EMBORA DE ITAPETINGA
Estréia em 2014: “Os Salvadores do Tesouro Perdido”, não percam!
Confiram esta matéria publicada no blog Políticos do Sul da Bahia:
“Com o objetivo de garantir a manutenção da Azaléia na Bahia, o governador Jaques Wagner reuniu-se na manhã de hoje (20), com o presidente nacional da Vulcabras/Azaléia, Pedro Grendene e o secretário de Planejamento, Sérgio Gabrielli. Convidado, o Líder do PT na Assembléia Legislativa, deputado Rosemberg Pinto (PT), representante do território de identidade médio sudoeste da Bahia também esteve presente na audiência.
A Azaléia é hoje referência no setor calçadista com foco em gestão de marcas líderes e uma das dez maiores indústrias de calçados e artigos esportivos do mundo. Entretanto, vem atravessando uma crise que culminou com o fechamento de postos de trabalho em municípios da região sudoeste.
O governo do Estado tem trabalhado para manter a Azaléia na região e assim, conservar mais de sete mil empregos. Com a manutenção da azaléia em Itapetinga não haverá mais redução de trabalhadores e sim, um crescimento que pode ultrapassar os oito mil empregados.
Na ocasião, o secretário de Planejamento apresentou para o governador o trabalho que vem desempenhando no sentido de atrair empresas para substituir a Azaléia nos locais onde houve fechamento da unidade.”
Só para recordar, a Azaléia tinha cerca de 22 mil empregados antes da onda de demissões iniciada em 2011. Hoje, restam apenas 7 mil. O governo e os seus deputados oportunistas deveriam ter acordado muito mais cedo e agora tentam tirar proveito político em cima da desgraça da região, sem terem feito nada para salvar a economia das cidades que tiveram as fábricas fechadas pela Azaléia.
Sob a batuta deste governo, a região de Itapetinga perdeu 15 mil empregos, em apenas 2 anos. Parabéns para Wagner, Rosemberg, Geraldo Simões, Gabrielli e Pedro Grendene, dono da Vulcabras!
Por Davi Ferraz
- 1