:: 2/maio/2013 . 18:10
ITAPETINGA: MATADOURO MUNICIPAL DE SUÍNOS É UMA CARNIÇA SÓ
O Abatedouro Municipal de Suínos de Itapetinga, localizado nas proximidades da ponte de Zé Dias, se encontra em total abandono e em péssimas condições de uso e higiene. Segundo informações de pessoas que trabalham no local, o matadouro de suínos foi alugado pela prefeitura por cerca de R$ 3,5 mil a R$ 4 mil mensais e entregue aos magarefes e açougueiros, com o município arcando ainda com os custos de um zelador, que sequer frequenta o setor de trabalho, vigilantes e administradores, que por lá nunca aparecem.
Durante a excelente reportagem do G1 Cidade, os profissionais que lá se encontravam não quiseram comentar sobre o assunto, mas alguns acabaram admitindo que se sentem prejudicados com a falta de respeito que a administração vem tendo com a classe e até envergonhados diante da população itapetinguense, que consome a carne dos animais abatidos naquelas condições.
Os animais são abatidos no chão, próximo ao esgoto e praticamente ao ar livre, sem nenhuma higiene ou preocupação com as normas sanitárias, com a presença inevitável de urubus e outros animais. O local onde fica o vigia é desumano, com sanitários destruídos e imundice por todo lado. Os açougueiros e magarefes sofrem há muito tempo com essa situação e reclamam por um local apropriado para o abate, onde haja higiene e condições sanitárias satisfatórias, como merecem os consumidores da carne suína em Itapetinga.
Abram os olhos, tapem o nariz e confiram as fotos: Continue reading “ITAPETINGA: MATADOURO MUNICIPAL DE SUÍNOS É UMA CARNIÇA SÓ” »
ITAPETINGA: SEM MERENDA, CRECHE IRMÃ DULCE PEDE AJUDA AOS PAIS
Creche pede colaboração para suprir falta da merenda escolar
Apesar da Secretaria Municipal de Educação continuar negando, falta merenda nas escolas e creches de Itapetinga. Segundo informações, o problema vem sendo causado pela sequência de erros cometidos por prepostos da secretaria, que não estariam enviando corretamente os dados para o PNAE e FNDE, o que tem atrasado a remessa de verbas pelo Governo Federal.
Há relatos também de uma briga de bastidores entre grupos ligados ao prefeito, que querem ‘abiscoitar’ as licitações na secretaria, ‘na marra’, forçando a barra e atravessando outras empresas concorrentes. Por conta dessa disputa, as licitações não andam e as compras atrasam, prejudicando os alunos da rede municipal, que voltam para casa mais cedo, se não quiserem passar fome.
Enquanto a solução não chega, as diretoras de algumas creches e escolas estão se virando de todo jeito e pedindo ajuda até aos próprios alunos, como acontece com a Cheche Irmã Dulce, na Nova Itapetinga, que precisou recorrer aos pais, através de bilhetes, para que possa fornecer uma simples salada de frutas às crianças, nesta quinta-feira. Se as verbas estivessem sendo aplicadas como manda a lei, não precisariam passar por essa humilhação e se estão pedindo ajuda é porque não existe merenda.
Enquanto isto, os gastos com locações, empregos de parentes e licitações viciadas continuam corroendo os recursos da educação, por omissão e frouxura do prefeito.
Por Davi Ferraz
- 1