:: 28/jul/2013 . 13:07
ROUBALHEIRA NO ATACADO E NO VAREJO
A saúde pública em Itapetinga está totalmente comprometida, e não vem de hoje, com denúncias e mais denúncias de crimes de corrupção, peculato e concussão, praticados por servidores que ocupam cargos de destaque na Secretaria Municipal de Saúde. No olho do furacão, estão a própria secretária de saúde, o coordenador do SAMU 192 e outros ocupantes de cargos na secretaria, que vêm sendo constantemente apontados como chefes de um esquema de uso indevido de diárias e outras mazelas indecorosas, no uso dos recursos públicos.
Com a sujeira escancarada, devido aos sinais de enriquecimento ilícito externados pelos próprios envolvidos, o alerta parece ter sido acionado e a casa pode começar a cair para os famosos malfeitores, que saíram do nada, para esbanjar vida de bacana, às custas dos erário.
Se o prefeito Zé Carlos tivesse um pouco de discernimento e não estivesse também envolvido com gente da pior espécie dentro do seu próprio gabinete, passaria o rodo nessa gentalha desonesta e perigosa, a bem do serviço público. Como não tem topete nem coragem para isto, vai empurrar a sujeira para debaixo do tapete, como tem feito até agora.
A corrupção no município é generalizada, no atacado e no varejo, e o nosso glorioso Ministério Público continua hibernando. Uma hora ele vai ter que acordar…
Por Davi Ferraz
GOVERNO WAGNER DESCARTA POSSIBILIDADE DE NOVO FRIGORÍFICO EM ITORORÓ
Secretário Eduardo Sales ao lado de Alber Rezende, sócio do frigorífico
Com a reabertura do Frigorífico Regional Sudoeste, em Itapetinga, o Governo do Estado descarta qualquer possibilidade de construir um novo matadouro frigorífico em Itororó, apesar das reivindicações do poder público e da população local, desde que o antigo Matadouro Municipal foi fechado.
A ‘pá-de-cal’ foi colocada pelo próprio secretário estadual da agricultura, Eduardo Salles, na solenidade de reabertura do Frigorífico Sudoeste, que atenderá a demanda de 13 municípios da micro-região. Em entrevista coletiva à imprensa, Salles revelou que “a estratégia encontrada pelo governo estadual, através da Seagri/Adab, e representantes da região de Itororó para resgatar a fama da carne do sol, conhecida Brasil afora por sua qualidade, foi buscar a reabertura do frigorífico, dando condições de abate legal para toda região, uma vez que não há viabilidade econômica de abrir frigoríficos a cada 35 km de distância entre municípios”.
Na tarde desta sexta-feira (26), o próprio governador Jaques Wagner visitou o novo frigorífico em Itapetinga, acompanhado pelos deputados que formam a sua base de sustentação política na região, e ratificou a posição adotada pelo secretário da agricultura. Para Wagner, a questão está liquidada e não se fala mais no assunto.
Em Itororó, entretanto, a esperança da população ainda é a desapropriação e conclusão do frigorífico que foi iniciado e abandonado pelo mesmo grupo privado que adquiriu o Frigorífico Sudoeste. Há quem alegue que empréstimos do BNDES foram concedidos aos empresários, que abandonaram o empreendimento em Itororó, para investir em Itapetinga.
A celeuma é grande e promete desdobramentos…
Por Davi Ferraz
- 1