:: 3/set/2013 . 23:25
OI DEIXA USUÁRIOS NA MÃO NAS REGIÕES SUL E SUDOESTE DO ESTADO
O rompimento de cabos de fibra ótica no interior deixou parte do estado sem sinal telefonia fixa, móvel e banda larga da operadora Oi nesta terça-feira (3). De acordo com a assessoria da empresa, a região de Itabuna foi afetada pelo problema.
O rompimento aconteceu em três pontos. Ainda de acordo com informações da assessoria da empresa, um deles foi ocasionado por obras de responsabilidade de terceiros e os outros dois casos ainda estão sendo investigados.
Apesar de dizer que o problema ficou restrito à região de Itabuna, usuários da operadora do sudoeste do estado também reclamaram da falta de sinal da Oi. Vitória da Conquista, Itapetinga e outras cidades do sudoeste também foram atingidas pelo ‘apagão’ da Oi.
Segundo a Oi, equipes técnicas foram deslocadas para restabelecer os serviços afetados, mas ainda não foi indicada uma previsão para que a situação seja normalizada.
Blog Sudoeste Hoje
CÂMARA APROVA FIM DO VOTO SECRETO
Folha
Numa resposta politicamente calculada ao dano de imagem gerado pela manutenção do mandato do deputado federal Natan Donadon, a Câmara aprovou na noite desta terça-feira (3) o fim do voto secreto no Congresso. A proposta estava engavetada há sete anos, depois de ter sido aprovada em primeiro turno em setembro de 2006.
A decisão, que também se aplica a Assembleias Legislativas e Câmaras Municipais, atinge votações de cassações de mandatos e análises de vetos presidenciais, entre outros pontos hoje votados de forma sigilosa.
A votação em plenário contou com folgada maioria após acordo de líderes pela aprovação do texto. Foram 452 votos a favor. Entre eles, o do deputado Pedro Henry (PP-MT), condenado no processo do mensalão e que poderá passar por processo de cassação na Casa. Os demais deputados condenados no escândalo, João Paulo Cunha (PT-SP), José Genoíno (PT-SP) e Valdemar Costa Neto (PR-SP), não votaram. Genoíno está em licença médica.
A proposta, contudo, ainda terá de passar pelo Senado antes de entrar em vigor.
DIA DA PÁTRIA PODE SER DE GUERRA
Presidência da República recebe informes das áreas de segurança que preveem hostilidades entre grupos como o dos Anonymous e o dos Black Blocs contra militantes do PT que saírem às ruas. Dirigente petista Valter Pomar convoca militância para dar resposta “forte e clara” aos protestos organizados por “direitistas em geral”. Planalto monta esquema especial de segurança. Vai adiantar?
CONTRATADOS PELO PST PASSAM APERTO
Servidores contratados pelo Governo do Estado, que trabalham pelo regime do PST (Prestação de Serviço Temporário) em Itapetinga e região, passam o maior aperto e ainda aguardam (sentados, claro) uma definição do governo a respeito do pagamento dos salários atrasados desde abril.
O problema é velho conhecido dos funcionários de colégios estaduais em Itapetinga, Itororó, Potiraguá, Itarantim, Macarani e de outras cidades de todo o interior do Estado, mas o governo finge nada ver. Na Direc 14, onde a maioria dos PSTs da região estão lotados, a única informação que os contratados recebem é a de que devem esperar pacientemente, pois “todos já sabiam que todo ano é a mesma coisa, e quem não tiver paciência, que peça as contas”. Sem outra opção de trabalho, o jeito é esperar mesmo.
A situação do pessoal da limpeza e da merenda escolar, não só em Itapetinga, como de toda região, é de desespero, pois os contratados estão sem receber há 5 meses. Em Itapetinga e outros municípios, algumas escolas estão sem aulas, por conta de alguns funcionários que já paralisaram suas atividades. Em escolas importantes como o Alfredo Dutra, Colégio Modelo e Polivalente, falta pessoal para a limpeza das salas, corredores e dos banheiros, levando alunos e professores a se recusarem de comparecer às escolas da rede estadual.
Em Itapetinga, os contratados do PST já estão se mobilizando para paralisar todas as atividades, o que vai retardar, ainda mais, o já apertado calendário escolar.
Quando um absurdo desses acontece na iniciativa privada, não faltam acusações de que o trabalhador está sendo explorado e mantido em ‘situação análoga à escravidão’. E isto aí, é o que mesmo?
Por Davi Ferraz
VEREADOR “CUBANO” DE ILHÉUS TOMA POSSE NO MAIS MÉDICOS DE CONQUISTA
Na solenidade de posse dos profissionais aprovados na seleção do programa ‘Mais Médicos’, em Vitória da Conquista, um fato chamou à atenção de todos e acabou repercutindo na imprensa regional: um vereador de Ilhéus, que cumpriu mandatos na Assembleia Legislativa da Bahia e Câmara Federal, Roland Lavigne do Nascimento (PPS), figurava entre os três médicos que tomaram posse, para trabalhar nas regiões mais carentes e inóspitas do município, na manhã dessa segunda-feira (2).
Questionado sobre como iria conciliar a dura jornada de 40 horas semanais na zona rural de Conquista, com o mandato de vereador em Ilhéus, distante a 300 km do seu novo trabalho, Roland Lavigne teria respondido no velho e bom espanhol cubano: “jo non quiero nem sabier”.
Por Davi Ferraz
- 1