Acesse o Sudoeste Hoje via Mobile em qualquer lugar!
leitores online


:: 3/nov/2013 . 18:55

SEM PLANO, ITAPETINGA NÃO TERÁ VERBAS PARA SANEAMENTO A PARTIR DE 2014

Itapetinga tem rede de esgoto sem tratamento e o Rio Catolé está totalmente poluído.

Itapetinga tem rede de esgotos sem tratamento e o Rio Catolé está totalmente poluído.

Apenas 30% das 5.570 prefeituras brasileiras devem concluir em 2013 o Plano Municipal de Saneamento Básico, previsto pela Lei 11.445/2007, que tornou obrigatória a elaboração dos planos, segundo estimativa do Ministério das Cidades e da Associação Brasileira de Agências de Regulação (Abar).

Pelo cenário atual, 70% dos municípios ficarão impedidos de receber recursos federais para aplicar no setor, já que o Decreto 7.217/2010 determinou que, a partir de janeiro de 2014, o acesso a verbas da União ou a financiamentos de instituições financeiras da administração pública federal destinados ao saneamento básico estará condicionado à existência do plano.

Em Itapetinga, a elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico gerou um enorme escândalo, com denúncias comprovadas de que a empresa contratada pela prefeitura, a famosa PLAN, pertencia ao próprio secretário municipal do Meio Ambiente e outros conhecidos empreiteiros ligados a um vereador do PT, através da utilização de ‘laranjas’, o que obrigou o prefeito a rescindir o contrato.

Se o município não tiver um ‘plano B’, vão por água abaixo todas as esperanças de revitalização do Rio Catolé, através do tratamento dos esgotos que o poluem.

Sabedoria demais, dá nisto aí…

Por Davi Ferraz

A GUERRA DA SUCESSÃO

PT

PMDB

BASE

* Samuel Celestino

O início de tudo o que está a ocorrer vincula-se à precipitação, no início do ano, do lançamento de quatro pré-candidatos ao governo baiano, na sucessão de Wagner. Foi um erro político grosseiro. O governo petista baiano se apóia numa base aliada que, diante dos quatro nomes anunciados ficou sem movimento. Percebeu que servia para apoiar, mas não para ser apoiada. A crise que está dentro do PT, envolvendo exatamente os quatro nomes, extrapolou para a base e criou problemas que agora dificultam as ações do partido. Não é uma crise pequena.

Muito antes de o presidente nacional do PSB, o pré-candidato à Presidência, Eduardo Campos, surpreender o espectro político nacional, ao convidar Marina Silva para integrar a sua legenda, já que o Rede de Sustentabilidade não recebeu o registro do Tribunal Superior Eleitoral, a senadora socialista Lídice da Mata anunciou que pretendia se lançar candidata ao governo. Iria lutar para receber o apoio de Wagner. Pouco tempo depois que a sua candidatura estava posta, ainda acalentava a esperança do apoio do governador. Continue reading “A GUERRA DA SUCESSÃO” »

CERCA DE 25 MIL BRASILEIROS ESTUDAM MEDICINA NA BOLÍVIA

Na Universidade Udabol estudam cerca de cinco mil brasileiros

Na Universidade Udabol estudam cerca de cinco mil brasileiros

Cerca de 25 mil alunos estudam na Bolívia em instituições do país vizinho, segundo a Embaixada da Bolívia no Brasil. O contingente equivale a 23% dos estudantes de medicina matriculados no Brasil em 2012 (110.804 alunos), de acordo com censo do Ministério da Educação (MEC).

A maioria deles vem de estados próximos ao país vizinho, como Acre e Mato Grosso, mas, alunos de quase todo o país atravessam a fronteira atraídos, principalmente, por dois motivos: a ausência de vestibular (basta o diploma de ensino médio para fazer a matrícula) e custo considerado baixíssimo das faculdades. Um exemplo é a Universidade de Aquino (Udabol), onde estudam cerca de cinco mil brasileiros.

Lá o estudante que pagar à vista desembolsará cerca de R$ 10.500 por cinco anos. A quantia não cobriria nem três meses de curso na Santa Casa de São Paulo, onde a mensalidade é de R$ 3,9 mil. O problema para esses brasileiros é na volta. Segundo o MEC, apenas 2,1% dos formados na Bolívia passaram, em 2012, no Revalida, exame federal para validar o diploma de medicina estrangeiro.

ÚLTIMO ECLIPSE SOLAR DE 2013 OCORRERÁ NESTE DOMINGO

eclipse solar

Algumas localidades do Brasil assistirão hoje (3) ao último eclipse solar de 2013. “Só que no Brasil, ele não é um eclipse total”, disse ontem (2) à Agência Brasil a astrônoma do Observatório Nacional (ON) Josina Nascimento. Isso significa que os brasileiros assistirão à cobertura apenas parcial pela Lua.

O eclipse solar total será observado somente em uma faixa da África e no Oceano Atlântico. Ele é chamado de eclipse solar híbrido, porque pode ser visto de forma parcial em algumas áreas.

O fenômeno poderá ser acompanhado em todo o Nordeste, na maioria dos estados da Região Norte e em parte do Centro-Oeste e do Sudeste. O eclipse não será observado na Região Sul, informou a pesquisadora do ON.

Da Agência Brasil

 


  • 3 de dezembro de 2024 | 12:32


  • 24 de novembro de 2024 | 08:00


  • 1 de outubro de 2024 | 10:51


  • 10 de abril de 2024 | 22:24


  • 31 de janeiro de 2024 | 22:20


  • 22 de novembro de 2022 | 22:03


  • 8 de novembro de 2022 | 22:44


  • 8 de novembro de 2022 | 22:31


  • 8 de novembro de 2022 | 22:23


  • 8 de novembro de 2022 | 22:11

  • RSSArquivo de Quentinhas & Boas »


WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia

Cópia não pertimitida!