:: 15/nov/2013 . 18:04
STF MANDA PRENDER ZÉ DIRCEU, GENOINO, DELÚBIO, MARCOS VALÉRIO E MAIS OITO
O Supremo Tribunal Federal (STF) mandou prender nesta sexta-feira, 15, pelo menos 12 condenados no processo do mensalão. São eles, o ex-ministro José Dirceu, o deputado José Genoino, o ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares, Marcos Valério, Bispo Rodrigues, Kátia Rabello, Cristiano Paz, Ramon Hollerbach, Simone Vasconcelos, Romeu Queiroz, Jacinto Lamas e Henrique Pizzolato.
Os mandados de prisão expedidos foram encaminhados para a Polícia Federal na tarde desta sexta-feira, por ordem do presidente do STF, Joaquim Barbosa. A PF pode cumprir os mandados a qualquer momento. A Constituição impede apenas que as prisões sejam feitas à noite.
Genoino se apresentou espontaneamente, acompanhado de seu advogado, à sede da Polícia Federal, em São Paulo, na tarde desta sexta. Ao sair de casa, o deputado licenciado levantou o punho cerrado, como um ato de resistência.
Ao chegar à sede da PF, no bairro da Lapa, Genoino repetiu o gesto e gritou: “Sou inocente. Sou um preso político. Viva o PT!”. Ele foi aplaudido por cerca de 30 simpatizantes que cercaram o carro em que ele chegou, gritando: “Viva Genoino”.
A prisão do es-chefe da Casa Civil, José Dirceu, pode acontecer a qualquer momento.
Estadão
ZÉ NÃO CORTOU A FITA DE INAUGURAÇÃO DAS LOJAS AMERICANAS
ITAPETINGA: Ressabiado das críticas ‘maldosas’ da imprensa, o prefeito Zé Carlos não quis cortar a fita de inauguração das Lojas Americanas, apesar da da insistência da sua famosa equipe de marketing. Zé preferiu uma solenidade fechada na véspera, mas acabou nem comparecendo e a ‘pré-inauguração’ ficou por conta da primeira dama e alguns chegados. Não houve foguetário, para não incomodar os vizinhos bacanas.
Mas na inauguração de verdade, nesta quinta-feira (14), o povão compareceu em massa, atraído pelos baixos preços de alguns itens. Foi um enxame de gente, com direito a empurra-empurra, desmaios, bate-bocas na fila, e muito mais. Mas a loja ficou legal e movimentou um pouco o comércio local, que vive no maior paradeiro.
Na inauguração da Zema, quem sabe o nosso eterno garupeiro não volte a atuar? Sem ele cortando a fita, as inaugurações de obras alheias perdem a graça…
Por Davi Ferraz
DILMA VETA INTEGRALMENTE PROJETO QUE CRIARIA NOVOS MUNICÍPIOS
A presidente Dilma Rousseff vetou integralmente o projeto aprovado pelo Senado Federal em outubro, que permitia a criação de novos municípios no país. A mensagem de veto da presidente foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União na noite desta quarta-feira (13).
O relator do projeto no Senado, senador Valdir Raupp (PMDB-RO), calculava, quando houve a aprovação, que a proposta permitiria dar início a processos de emancipação e transformação em município de pelo menos 188 distritos.
Na mensagem de veto encaminhada ao Congresso, a presidente Dilma Rousseff alegou que a criação dos municípios resultaria em aumento de despesas que, na visão do governo, não seria acompanhado por um crescimento de receitas equivalente.
“A medida permitirá a expansão expressiva do número de municípios no País, resultando em aumento de despesas com a manutenção de sua estrutura administrativa e representativa. Além disso, esse crescimento de despesas não será acompanhado por receitas equivalentes, o que impactará negativamente a sustentabilidade fiscal e a estabilidade macroeconômica. Por fim, haverá maior pulverização na repartição dos recursos do Fundo de Participação dos Municípios – FPM, o que prejudicará principalmente os municípios menores e com maiores dificuldades financeiras”, afirmou a presidente Dilma na mensagem.
VEREADOR ALFREDO CABRAL PARTICIPA DO PROJETO “AÇÃO E CIDADANIA” DO COLÉGIO JOSÉ MARCOS GUSMÃO
O projeto “Ação e Cidadania” está sendo realizado no Centro Educacional e Cultural José Marcos Gusmão, em comemoração aos 20 anos de fundação do Colégio. O vereador Alfredo Cabral de Assis (PSD) foi um dos palestrantes e falou a respeito do art. 21 da Constituição do Estado da Bahia, que proíbe homenagear pessoas vivas com nomes em logradouros e prédios públicos, daí o motivo da substituição do nome do colégio, que era ‘Noralice Gusmão’,que ainda se encontra viva, para ‘José Marcos Gusmão’, já falecido.
Como o Colégio foi construído pelo então prefeito José Marcos Gusmão, nada mais justo do que homenageá-lo, dando à escola a denominação de Centro Educacional e Cultural José Marcos Gusmão, através da Lei Municipal nº 1.139/2011, projeto de iniciativa do vereador Alfredo Cabral de Assis.
Honrado com o convite, o vereador Alfredo Cabral parabenizou a direção do colégio, professores e alunos, pela realização do importante evento, agradecendo a homenagem que lhe foi prestada. Da Ascom
- 1