Acesse o Sudoeste Hoje via Mobile em qualquer lugar!
leitores online


:: 21/nov/2013 . 23:57

“CAPTANDO RECURSOS”

Diárias de Zé Carlos

Com a constatação de que o prefeito Zé Carlos “não estava em Itapetinga”, no dia em que pegou a garupa na inauguração da Farmácia Santana, fica uma dúvida no ar. Quem seria aquele sujeito alto e magro, cheio do goró, que estava lá na praça de taxi cortando a fita? Seria por acaso o seu eterno clone Zé Renan ou algum aspone mascarado de prefeito?

O Sudoeste Hoje mandou a foto para ser analisada e periciada por um especialista em Salvador, e a resposta foi taxativa: o sujeito da foto jamais poderia ser o diligente prefeito Zé Carlos, pois naquela data e horário ele se encontrava em uma ‘repartição pública’ no Shopping Barra, na capital do Estado, “captando recursos” (leia-se diárias), para aplicar no município.

Assim, o mistério continua, pois Zé Renan também aparece na foto, de camisa azul e óculos escuros, se escondendo atrás de Geremias e falando baixinho para Zé Carlos: “corte logo a fita e se pique para Salvador, para gastar o resto das diárias…”.

Alguém aí tem alguma pista para desvendarmos este mistério?

Por Davi Ferraz

PREFEITO ZÉ CARLOS RECEBE DIÁRIAS DE VIAGEM DURANTE INAUGURAÇÃO DE FARMÁCIA EM ITAPETINGA

Tecnicamente, Zé Carlos não estava em Itapetinga no dia em que pegou a 'ponga' na inauguração da Farmácia Santana

Tecnicamente, Zé Carlos não estava em Itapetinga no dia em que pegou a ‘ponga’ na inauguração da Farmácia Santana, pois estava ‘tratando de assuntos do interesse do município’ em Salvador, recebendo, inclusive, 3 mil reais de diárias.

O prefeito José Carlos Moura (PT), recebeu 06 diárias no valor total de R$ 3.000,00, no dia 01 de novembro de 2013, para, segundo nota de empenho (Nº2781-3), viajar a Capital do Estado, Salvador, entre os dias 17 à 23 de outubro de 2013,  com a finalidade de “tratar de assuntos do município e captar recursos”. Os valores foram pagos com recursos ordinários do município e pagos através da Secretaria de Governo Municipal.

O detalhe do ato de improbidade administrativa e a farra com o dinheiro público em Itapetinga, é de que na data em que o prefeito petista recebeu uma das diárias, no dia 18 de outubro, o líder do executivo municipal estava no município de Itapetinga, inaugurando a filial de uma rede de farmácias no município, inclusive cortando a fita de inauguração, o que gerou muita controvérsia. O ato ficou marcado com queima de fogos comprados com dinheiro público e direito à convocação de alguns servidores, para acompanhar o prefeito na inauguração.

Sem-título4

Continue reading “PREFEITO ZÉ CARLOS RECEBE DIÁRIAS DE VIAGEM DURANTE INAUGURAÇÃO DE FARMÁCIA EM ITAPETINGA” »

VEREADOR ALFREDO SUGERE QUE CIRCOS E PARQUES NÃO SEJAM INSTALADOS NA LAGOA

GEDSC DIGITAL CAMERA

Atendendo reivindicação da população, o vereador Alfredo Cabral solicitou, na sessão desta quarta-feira (20), que o secretário de Administração do município, Carlos Alberto Santana, presente à sessão, levasse ao prefeito José Carlos Moura a sugestão de estudar a possibilidade de não mais permitir a instalação de parques de diversão e circos, no Parque Poliesportivo da Lagoa, principal cartão postal da cidade.

Segundo o edil, sempre que circos e parques são instalados na lagoa, ocorre a interrupção da prática diária do Cooper, do futebol das escolinhas e outras práticas esportivas.

“Sabemos também que após a instalação, o local fica esburacado, prejudica o gramado, que os funcionários dos circos e parques utilizam a Lagoa para lavagem de roupas e outros objetos, além de jogarem dejetos no interior da Lagoa. Um verdadeiro crime ao meio ambiente”, denunciou o vereador Alfredo Cabral.

O secretário Carlos Alberto se comprometeu em levar a sugestão ao prefeito, mas na manhã desta quinta-feira um parque de diversões já começava a se instalar no local.

Sudoeste Hoje

JUSTIÇA AUTORIZA AÇÃO QUE PEDE FIM DA TELEXFREE E MANTÉM BLOQUEIO

Diretor da Telexfree é recebido por divulgadores no Acre, antes de audiência na Justiça.

Diretor da Telexfree é recebido por divulgadores, no Acre, antes de audiência na Justiça Federal.

A Justiça do Acre autorizou, nesta quinta-feira (21), a continuação do processo que pede a extinção da empresa Telexfree, e determinou a manutenção do bloqueio das atividades da empresa. As decisões foram assinadas pela juíza da 2ª Vara Cível de Rio Branco, Thaís Khalil, que analisou e decidiu manter o bloqueio provisório que impede a empresa de cadastrar novos associados, chamados de divulgadores, e vender pacotes de telefonia VoIP.

A magistrada determinou também a suspensão das liberações parciais dos recursos da Telexfree que serviriam para quitar a aquisição de um hotel a ser construído no Rio de Janeiro. O julgamento do pedido de dissolução da empresa feito pelo Ministério Público do Acre deverá ocorrer a partir de 2014. Até lá, haverá uma fase de auditoria das contas da empresa para a produção de provas, que deverão comprovar o esquema de pirâmide financeira.

PREFEITURA DE ITAPETINGA E CREA NÃO FISCALIZAM OBRAS

Construções sem placa do CREA e dos Engenheiros responsáveis são comuns na cidade. Foto Sudoeste Hoje

Construções sem placa do CREA e dos Engenheiros responsáveis são comuns na cidade. Foto Sudoeste Hoje

De acordo com o Código Municipal de Obras, nenhuma edificação ou reforma de imóvel poderá ser realizada no município, sem que haja a autorização do poder público, através do Alvará de Licença para Construção, expedido pela Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura.

Para tanto, o interessado deverá comparecer à repartição municipal, com o projeto da obra e a ART expedida pelo Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (CREA), para solicitar a autorização e pagar as taxas, estando sujeito à fiscalização por parte da prefeitura. No final da construção, a obra volta a ser fiscalizada, para que a prefeitura emita o ‘habite-se’, documento imprescindível para que o imóvel possa ser ocupado. É assim que exige a lei, sob pena do poder público ser responsabilizado por qualquer erro na construção, ou acidente que ocorra durante e depois da construção.

Materiais de construção e entulhos são depositados nas calçadas e ruas, impedido o trânsito de pedestres e ocupando locais de estacionamento de veículos, sem nenhuma fiscalização da Secretaria Municipal de Obras. Foto Sudoeste Hoje

Materiais de construção e entulhos são depositados nas calçadas e ruas, impedido o trânsito de pedestres e ocupando locais de estacionamento de veículos, sem nenhuma fiscalização da Secretaria Municipal de Obras. Foto Sudoeste Hoje

Em Itapetinga, entretanto, nada disto é observado e cumprido pelos construtores, que sempre contam com a benevolência irresponsável do poder público, que não está nem aí para as construções feitas a ‘migué’ em todos os bairros, sob o falso pretexto de que a fiscalização e as multas ‘espantam eleitores’. Assim, a cidade vai sendo construída como uma verdadeira favela, com suas construções irregulares, esquisitas e inseguras.

Outro fator que vem sendo desprezado, ao longo dos anos, são os tributos que o município poderia arrecadar com a cobrança dos alvarás de construção e reformas, sem falar das multas, embora o TCM venha advertindo e até rejeitando as contas do gestor municipal, pelo fraco desempenho na arrecadação dos tributos municipais, o que representa crime de renúncia fiscal, segunda a Lei de Responsabilidade Fiscal.

No mesmo caminho, segue o CREA, que também não cumpre as suas obrigações, fiscalizando e exigindo o cumprimento da lei. É comum observar, nas construções em Itapetinga, a ausência das placas obrigatória do CREA e dos Engenheiros responsáveis.

Por Davi Ferraz 

ATENÇÃO COMUTRAN!

GEDSC DIGITAL CAMERA

Na manhã desta quinta-feira, flagramos alguns veículos estacionados na rua Santos Dumont, no centro de Itapetinga, em local proibido. De acordo com a placa de sinalização, é proibido parar e estacionar no local, mas ninguém respeita, mesmo sabendo que o guarda da Comutran costuma ficar ali bem próximo.

GEDSC DIGITAL CAMERA

Ao perceberem a presença da nossa reportagem, alguns motoristas retiraram seus veículos apressadamente, mas outros continuaram estacionados na faixa proibida, sem serem ‘incomodados’ por ninguém da Comutran. É bom ficar sempre de olho, pois o trânsito voltou a ficar bagunçado.

Sudoeste Hoje

RUA POMPÍLIO ESPINHEIRA FOI LIBERADA

Alguém

Alguém nos ouviu na prefeitura e mandou desobstruir a rua Pompílio Espinheira, que até ontem vinha sendo usada ilegalmente por uma loja de eletrodomésticos. Até as mesas dos bares foram retiradas e tudo voltou ao normal, como deve ser. A comunidade agradece. 

FAIXAS DE PEDESTRES APAGADAS

113_8817

ITAPETINGA: Por descuido ou inoperância da Comutran, as faixas de pedestres da cidade estão quase que totalmente apagadas, o que representa um enorme perigo para quem transita pelas ruas mais movimentadas. Nas ruas do centro comercial, onde o movimento de veículos é maior, a falta de sinalização horizontal é gritante, o que dificulta o estacionamento de veículos e até a fiscalização da própria Comutran.

113_8824

Se o coordenador da Comutran não chorar no pé do secretário da Fazenda para liberação da verba destinada à sinalização, a população vai começar a achar que ele está ‘mais apagado que as faixas de pedestres’. Libera a grana aí, Ricardo Dutra, e bota essa turma da Comutran para trabalhar!

Por Davi Ferraz 

ITORORÓ: MARCO BRITO CONSTRÓI NOVA PRAÇA E PONTO DE ÔNIBUS EM ITATI

PRAÇA
O prefeito Marco Brito deu início a mais uma obra com foco na urbanização dos espaços públicos e na melhoria da vida da população de Itati. A construção de uma praça e um ponto de ônibus, com um jardim florido, que ficará na entrada do distrito.
praça 07

O início da construção da praça em Itati é também uma clara demostração de que a administração municipal investe em todos os distritos da cidade. “A inauguração está prevista para ainda esse ano, com uma grande festa para nossa população querida”, comemorou Gilson “Bracinho”, administrador de Itati.

praça 11

A projeção é de que novos projetos que beneficiem os moradores de Itati, sejam realizados durante a gestão do prefeito Marco Brito, a exemplo da recuperação das estradas, da instalação da torre de sinal para celular, além da pavimentação de diversas ruas. Da Ascom

FJS ATENDE GRATUITAMENTE NA CAMPANHA CONTRA CÂNCER DE PRÓSTATA

C

O mutirão de combate ao câncer de próstata da campanha Novembro Azul prossegue em novembro com assistência gratuita disponibilizada pela Fundação José Silveira (FJS), na capital e no interior do estado. Nesta quinta e na sexta-feira (21 e 22 de novembro), haverá coleta de sangue para o exame de PSA, na Santa Casa Hospital de Jequié, e consultas com urologistas no Hospital Cristo Redentor, em Itapetinga. Nos dias 27 e 28, será realizado uma Feira de Saúde na Santa Casa Hospital de Jequié, quando serão realizados exames e consultas médicas, com ênfase na avaliação feita por urologistas. Nos dias 28 e 29, a ação acontece no Hospital Geral Santa Tereza, em Ribeira do Pombal, com atendimento ambulatorial para a população masculina. Continue reading “FJS ATENDE GRATUITAMENTE NA CAMPANHA CONTRA CÂNCER DE PRÓSTATA” »


  • 15 de outubro de 2024 | 08:00


  • 10 de outubro de 2024 | 17:32


  • 1 de outubro de 2024 | 10:51


  • 10 de abril de 2024 | 22:24


  • 31 de janeiro de 2024 | 22:20


  • 22 de novembro de 2022 | 22:03


  • 8 de novembro de 2022 | 22:44


  • 8 de novembro de 2022 | 22:31


  • 8 de novembro de 2022 | 22:23


  • 8 de novembro de 2022 | 22:11

  • RSSArquivo de Quentinhas & Boas »


WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia

Cópia não pertimitida!