:: 28/nov/2013 . 23:52
FARMÁCIA É CONDENADA POR CONTROLAR IDA DE FUNCIONÁRIA AO BANHEIRO
A Farmácia Sant’Ana foi condenada a pagar R$ 20 mil por danos morais a uma de suas funcionárias, que era obrigada a dizer ao seu chefe o que faria no banheiro, podendo ser impedida de usa-lo. A sentença a favor da empregada, que trabalhava nas unidades do Imbuí e Porto Seco Pirajá, foi dada pela 33ª Vara do Trabalho de Salvador.
A juíza Silvia Isabelle Ribeiro Teixeira do Vale destacou que o poder de direção das empresas não é absoluto e não pode ferir os direitos individuais dos trabalhadores. “A trabalhadora sofria assédio moral praticado por gerentes da drogaria, especificamente no que tange à limitação das idas ao banheiro e a consequente invasão da privacidade e intimidade dos obreiros.
O tratamento dispensado à empregada causou-lhe profundo sentimento de dor e frustração”, concluiu. A empresa ainda foi determinada a pagar horas extras, pois a funcionária conseguiu provar que ultrapassava habitualmente a jornada máxima diária permitida por lei.
POTIRAGUÁ: PREFEITURA E APLB FECHAM ACORDO E GREVE É SUSPENSA
A greve dos professores, que foi iniciada nesta quarta-feira, não perdurou por muito tempo, como em tempos passados. Em menos de 12 horas, o prefeito Luiz Soares convocou o secretário de educação e o coordenador, para um acordo, resultando no fim da paralisação, pelos servidores da educação no município.
Vale ressaltar que o prefeito atual não tem nenhuma formação acadêmica, mas desde o princípio das suas campanhas eleitorais, já se discutia sobre a situação da educação de Potiraguá. Razão primordial para o resultado imediato. ‘’Se fosse pelo prefeito essa greve nem se começava. ’’ Diz James Fagundes.
Na tarde desta quinta-feira, a APLB Sindicato mandou divulgar o seguinte comunicado:
Comunicado do Sindicato dos Professores
Atenção senhores pais e alunos da rede municipal de ensino.
A APLB Sindicato dos Professores, comunica aos pais e alunos, que procedente de um acordo entre o sindicato e o prefeito municipal, a greve que iniciou-se nesta quarta-feira foi suspensa e todos os servidores estarão voltando às suas atividade normais. Portanto, todos os alunos deverão comparecer às suas escolas nesta quinta-feira em seus respectivos horários. APLB Sindicato – por uma educação de qualidade e valorização de seus profissionais.
CONFIRA AS REIVINDICAÇÕES ACEITAS PELA PREFEITURA: Continue reading “POTIRAGUÁ: PREFEITURA E APLB FECHAM ACORDO E GREVE É SUSPENSA” »
WAGNER ANUNCIA RUI COSTA COMO NOME DO PT AO GOVERNO DO ESTADO
O secretário da Casa Civil, Rui Costa, deverá ser o nome do PT na sucessão ao governo baiano em 2014. O governador Jaques Wagner anunciou a sua escolha pessoal em entrevista a uma emissora de rádio de Salvador, a Metrópole FM.
“A minha indicação para o diretório estadual do PT é o secretário da Casa Civil. Agora é Rui se colocar e se apresentar”, disse o governador.
O posicionamento de Wagner fez dois dos pré-candidatos petistas se pronunciarem. José Sérgio Gabrielli falou dos riscos do governo no processo eleitoral de 2014, com candidatura de oposição e uma do mesmo espectro político (Lídice da Mata). Já o senador Walter Pinheiro disse que ao PT cabe a escolha. Luiz Caetano, ex-prefeito de Camaçari, já se deu por vencido ao juntar-se a Wagner e Rui Costa.
A decisão deve ser oficializada amanhã, em reunião do diretório do PT, e sacramentada no sábado, 30. O clima interno não é dos melhores, estando sujeito a raios e trovoadas.
ROSEMBERG E LÚCIO PODEM FAZER DOBRADINHA EM ITAMBÉ
Circulam notícias nos bastidores, dando conta de que na eleição de 2014 o deputado estadual Rosemberg Pinto (PT) será apoiado pelo o ex-candidato a prefeito de Itambé, Eduardo Gama (PMDB), que também apoia o peemedebista Lúcio Vieira Lima (PMDB), gerando assim uma estranha dobradinha.
Para não criar problemas com a direção do PT, Rosemberg Pinto declarou que não vai dividir o palanque com Lúcio, e que irá fazer a sua campanha em Itambé, em dias diferentes. O certo é que a dobradinha será inusitada, com Lúcio e Eduardo pedindo votos para Geddel, e Rosemberg pedindo votos para Rui Costa (PT).
Como costuma dizer um velho ‘cacique’ peemedebista, “isto aí é um cruzamento de cavalo do cão com aranha caranguejeira”.
Por Davi Ferraz
ITAPETINGA: SERVIDORES MUNICIPAIS PODEM FICAR SEM RECEBER O 13º
Atolada em dívidas, bloqueios judiciais, inadimplências e outras pendências, a prefeitura de Itapetinga, segunda maior empregadora do município, dificilmente terá condições de honrar os seus compromissos de fim de ano, principalmente o pagamento do 13º salário aos servidores.
A situação da prefeitura, que já não era confortável em termos financeiros, complicou de vez com a ordem de bloqueio de mais de mais de 1 milhão e meio de reais, determinada pela Justiça do Trabalho, para garantir o pagamento dos contratados da G5, empresa terceirizada que vinha brigando com o município, para receber pagamentos em atraso. As contratações de cabos eleitorais, realizadas de forma irresponsável, acabou complicando os seus ‘espertos’ idealizadores.
A primeira parcela do 13º salários, que tradicionalmente era paga em junho, também não foi cumprida integralmente pelo prefeito, numa manobra jurídico/contábil que deixou de fora a maior parte dos servidores. Como o prazo legal para pagamento da 1ª parcela encerra nesta sexta-feira, 29 de novembro, os servidores terão uma prévia das intenções do prefeito, que já confirmou em reunião de emergência com seus auxiliares, a total “impossibilidade” de pagar o décimo terceiro salário de 2013, e talvez grande parte dos salários de dezembro, para detentores de cargos de confiança e outras categorias.
Curiosamente, o prefeito vem realizando contratos superfaturados e desnecessários, com empresas de publicidade, locação de palco, som, toldos e banheiros químicos, sem falar da locação de uma grande quantidade de veículos e compra de cerca de mil pneus, torrando mais de 2 milhões de reais dos parcos recursos municipais.
No somatório, o valor dessas despesas misteriosas daria para colocar em dia toda a folha de pessoal, incluindo o 13º salário.
Vá entender essa gente…
Por Davi Ferraz
- 1