RUI COSTA É DESCONHECIDO ATÉ POR MILITANTES DO PRÓPRIO PT
Uma pesquisa encomendada pelo PT sobre o seu candidato ao governo, Rui Costa, constatou que ele é tão desconhecido do eleitorado baiano que até o militante petista não sabe quem é ele. O que poderia ter enchido de desânimo o partido, no entanto, o animou. Os petistas acreditam que a vantagem é que, como é pouco conhecido, Rui Costa também tem baixa rejeição. E que o trabalho em torno do seu nome será basicamente o de torná-lo conhecido do eleitorado baiano.
Argumentam, inclusive, que em 2006, quando saiu candidato, o hoje governador Jaques Wagner só era conhecido de 6% da população do Estado. Ainda assim, conseguiria se eleger de forma acachapante contra o carlismo, que comandava a Bahia há décadas. Para resolver o problema do desconhecimento de Rui, os petistas já traçaram um plano: realizar 10 encontros regionais com todos os partidos aliados pelo interior do Estado a fim de discutir os problemas da Bahia e apresentar soluções. “Em seis meses, o problema do desconhecimento de Rui desaparece”, afirma um aliado do candidato.
Dois outros temas têm predominado na pré-campanha de Rui neste momento. Um é a definição do seu coordenador e outro é a do seu marqueteiro. A coluna Raio Laser, na edição de hoje da Tribuna da Bahia, anuncia que, independentemente de quem seja escolhido para fazer a comunicação da campanha de Rui, ele terá o assessoramento do baiano João Santana, marqueteiro da presidente Dilma Rousseff. Um nome que circula com força no PT para assumir o marketing do candidato é o do publicitário Alfredo Tavares, da Tempo Propaganda, uma das agências que atendem ao governo estadual.