:: 4/fev/2014 . 22:54
MAQUINÁRIO DA NOVA FÁBRICA DE CALÇADOS CHEGA A ITAMBÉ
Nesta segunda-feira (3), a população de Itambé recebeu com muita euforia a notícia mais esperada dos últimos tempos: a chegada dos equipamentos da Barbara Krás, nova fábrica de calçados que será instalada no município, em um dos antigos galpões da Azaléia, fechado no final de 2012.
Em contato com o vice-prefeito Humbertinho Lopes, fomos informados que a nova indústria vai gerar cerca de 450 empregos diretos em Itambé, até o final de 2014, suprindo parte da demanda de empregos do município, um dos mais prejudicados com o fechamento da Vulcabras/Azaléia.
“A chegada desta fábrica é um sinal de esperança para o equilíbrio financeiro do nosso município”, afirmou Humbertinho, que também lamentou o ocorrido com a loja Zeca Confecções, incendiada na madrugada desta última segunda (03). Fotos Itambé Verdade
AO LADO DE BARBOSA, DEPUTADO PETISTA FAZ GESTO EM APOIO AOS MENSALEIROS
Sentado na cerimônia de abertura dos trabalhos no Congresso ao lado do presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Joaquim Barbosa, o vice-presidente da Câmara, André Vargas (PT-PR), manifestou apoio a deputados condenados no julgamento do mensalão fazendo um gesto usado pelo PT como sinal de “resistência – o punho cerrado erguido para o alto.
Em vários momentos da solenidade, Vargas repetiu o gesto e também tirou fotos dele mesmo ao lado de Joaquim Barbosa. Apesar do constrangimento, o ministro do STF permaneceu calado e não respondeu às provocações.
Após o evento, o deputado petista afirmou que o punho cerrado foi uma forma de criticar e “reagir” à condenação de parlamentares do PT no julgamento do mensalão.
“A gente tem se cumprimentado assim, um símbolo de reação aos nossos companheiros que foram injustamente condenados. O ministro está na nossa casa, então ele é um visitante, tem nosso respeito, mas estamos bastante à vontade para cumprimentar do jeito que a gente achar que deve”, justificou Vargas. (G1)
PROFESSOR ABEL REBOUÇAS CONFIRMA CANDIDATURA A DEPUTADO FEDERAL
ITAPETINGA: Em conversa informal com editor do Sudoeste Hoje, neste final de semana, o ex-reitor da UESB e candidato a prefeito em Vitória da Conquista, professor Abel Rebouças, confirmou a sua decisão de sair candidato a Deputado Federal pelo PDT, nas eleições de outubro.
Abel, que chegou a ser cotado para ocupar a Secretaria Estadual da Ciência e Tecnologia, acabou aceitando a sugestão do Diretório Regional do PDT, para se candidatar a uma vaga na Câmara Federal, tendo em vista que o seu partido não dispõe de candidatos ao posto na região Sudoeste, e abrindo mão da Secretaria de Governo, onde só permaneceria até o final deste ano.
Abel, que tem raízes em Itapetinga, deverá contar com um forte apoio em toda micro-região, onde um grupo de empresários e políticos encampará a sua candidatura, a partir de março. É, sem dúvida, uma ótima opção para quem pretende dar um voto de qualidade. Ascom
A LITURGIA DO CARGO PÚBLICO
O termo “liturgia do cargo” foi cunhado para expressar o comportamento que se espera de ocupantes de altos postos, em especial na função pública, e assim como a ética, deveria ser um conceito natural, facilmente perceptível e de entendimento tranqüilo por quem recebe a missão de representar ou conduzir seus pares, os demais cidadãos. Acima de qualquer coisa, é a consciência do significado de se ocupar uma posição de destaque, de representatividade, de mando, de responsabilidade.
Mas assim como não tem a noção do conceito de ética, alguns desses afortunados detentores de posições relevantes na estrutura estatal, também são levados a ter uma visão toda particular do que seja a tal “liturgia do cargo”. Passam a entender esse conceito como as condições materiais que lhes são alcançadas pelo contribuinte (quem paga a conta, ou seja, nós) e colocadas à disposição para “fazerem bonito”.
No caso de Itapetinga, em particular, o termo “liturgia” é totalmente desconhecido por quem governa, e os recursos públicos são indevidamente utilizados, para se “fazer feio”, com desperdícios, exageros e comportamentos éticos incompatíveis com a posição de quem governa.
Pelo menos, foi o que se viu na festa da lagoa, neste fim de semana, onde o chefe do executivo e sua trupe de aproveitadores se exibiram, totalmente embriagados, da forma mais baixa e antiética, para as câmeras atentas dos blogs. Uma vergonha indescritível! Este, infelizmente, é o modo de se portar de quem não respeita a postura e a conduta minimamente exigível no convívio em sociedade. É a falta de classe.
Saíram do local, vaiados pelo público. Aguardemos a próxima surpresa desagradável.
Por Davi Ferraz
JURISTA EDVALDO BRITO ASSUME SECRETARIA NO GOVERNO DO ESTADO
O jurista Edvaldo Brito assumiu nesta segunda-feira (3) a Secretaria Extraordinária para Assuntos Estratégicos. O petebista foi empossado pelo governador Jaques Wagner, no Salão de Atos da Governadoria, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador. O ex-vereador passa também a coordenar o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da Bahia.
O principal objetivo da pasta é articular ações e projetos nas áreas econômicas e sociais. “Essa é uma secretaria feita para se articular, para planejar. É estratégica para qualquer governo e estamos aqui para planejar o estado para o futuro. Dialogar com a sociedade”, declarou Brito. “É uma pasta fundamental para o desenvolvimento econômico e social da Bahia. Fico feliz por ele ter aceitado o convite e juntos vamos projetar a Bahia para o futuro”, afirmou o governador.
Edvaldo Brito é pai do deputado federal Antônio Brito e a sua vaga na Câmara Municipal de Salvador será ocupada pela suplente Vânia Galvão (PT). BN
- 1